Mediação de um game como instrumento em uma metodologia construtivista para o ensino de astronomia

This work aimed to construct and mediate a game (RPG Style) as a supporting tool for the teaching of Astronomy, using the constructivist perspective of Rogers, in which the player can interact with the possible facts and in this way act in own process of knowledge building The present research was a...

ver descrição completa

Autor principal: Wirmond, Thamyres Karolyne
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23926
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-23926
recordtype dspace
spelling riut-1-239262021-01-21T06:10:12Z Mediação de um game como instrumento em uma metodologia construtivista para o ensino de astronomia Mediation of a game as an instrument in a constructivist methodology for teaching astronomy Wirmond, Thamyres Karolyne Miquelin, Awdry Feisser Bertoni, Danislei Miquelin, Awdry Feisser Bertoni, Danislei Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel Melo, Marcos Gervânio de Azevedo Astronomia - Estudo e ensino Jogos educativos Construtivismo (Educação) Astronomy - Study and teaching Educational games Constructivism (Education) CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS This work aimed to construct and mediate a game (RPG Style) as a supporting tool for the teaching of Astronomy, using the constructivist perspective of Rogers, in which the player can interact with the possible facts and in this way act in own process of knowledge building The present research was applied to the academics of Interdisciplinary Degree in Natural Sciences and Degree in Biological Sciences, of the UTFPR, Campus Ponta Grossa, and later questionnaires were proposed containing discursive and objective questions, in order to verify the feasibility of mediation of the game to its future students in the basic school. According to the analysis of the answers, it can be noted that AstroTibia possesses potentialities for the Teaching of Astronomy. In addition, it was verified that future teachers consider it crucial to articulate between Teaching and Technology, having digital tools that arouse students' interest and curiosity for a real assimilation of the planned content, in order to break with the possible and present traditional school lags. At the end of the questionnaire, the participants made suggestions for improvements to the game, from which they envisage the interest in continuing the study at the postgraduate level, making it possible to accept the ideas proposed to make AstroTibia available to the public. Este trabalho buscou construir e mediar um game (Estilo RPG) como ferramenta de apoio para o ensino de Astronomia, utilizando a perspectiva construtivista de Rogers, em que o jogador poderá interagir com os possíveis fatos e dessa maneira atuar no próprio processo de construção do conhecimento. A presente pesquisa foi aplicada aos acadêmicos de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais e Licenciatura em Ciências Biológicas, da UTFPR, Câmpus Ponta Grossa e posteriormente foram propostos questionários contendo perguntas discursivas e objetivas, afim de verificar a viabilidade de mediação do game aos seus futuros alunos na escola básica. De acordo com a análise das respostas, pode-se notar que o AstroTíbia possui potencialidades para o Ensino de Astronomia. Além disso, verificou-se que os futuros docentes consideram crucial fazer a articulação entre Ensino e Tecnologia, dispondo de ferramentas digitais que despertem o interesse e a curiosidades dos estudantes para uma assimilação real do conteúdo planejado, a fim de romper com as possíveis e presentes defasagens do Ensino Tradicional. No final do questionário, os participantes fizeram sugestões de melhorias ao game, das quais vislumbram o interesse em dar continuidade ao estudo em nível de Pós-Graduação, possibilitando acatar as ideias propostas para disponibilizar o AstroTíbia ao público. 2021-01-20T20:30:10Z 2021-01-20T20:30:10Z 2019-06-14 bachelorThesis WIRMOND, Thamyres Karolyne. Mediação de um game como instrumento em uma metodologia construtivista para o ensino de astronomia. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2019. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23926 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Ponta Grossa Brasil Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Astronomia - Estudo e ensino
Jogos educativos
Construtivismo (Educação)
Astronomy - Study and teaching
Educational games
Constructivism (Education)
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
spellingShingle Astronomia - Estudo e ensino
Jogos educativos
Construtivismo (Educação)
Astronomy - Study and teaching
Educational games
Constructivism (Education)
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Wirmond, Thamyres Karolyne
Mediação de um game como instrumento em uma metodologia construtivista para o ensino de astronomia
description This work aimed to construct and mediate a game (RPG Style) as a supporting tool for the teaching of Astronomy, using the constructivist perspective of Rogers, in which the player can interact with the possible facts and in this way act in own process of knowledge building The present research was applied to the academics of Interdisciplinary Degree in Natural Sciences and Degree in Biological Sciences, of the UTFPR, Campus Ponta Grossa, and later questionnaires were proposed containing discursive and objective questions, in order to verify the feasibility of mediation of the game to its future students in the basic school. According to the analysis of the answers, it can be noted that AstroTibia possesses potentialities for the Teaching of Astronomy. In addition, it was verified that future teachers consider it crucial to articulate between Teaching and Technology, having digital tools that arouse students' interest and curiosity for a real assimilation of the planned content, in order to break with the possible and present traditional school lags. At the end of the questionnaire, the participants made suggestions for improvements to the game, from which they envisage the interest in continuing the study at the postgraduate level, making it possible to accept the ideas proposed to make AstroTibia available to the public.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Wirmond, Thamyres Karolyne
author_sort Wirmond, Thamyres Karolyne
title Mediação de um game como instrumento em uma metodologia construtivista para o ensino de astronomia
title_short Mediação de um game como instrumento em uma metodologia construtivista para o ensino de astronomia
title_full Mediação de um game como instrumento em uma metodologia construtivista para o ensino de astronomia
title_fullStr Mediação de um game como instrumento em uma metodologia construtivista para o ensino de astronomia
title_full_unstemmed Mediação de um game como instrumento em uma metodologia construtivista para o ensino de astronomia
title_sort mediação de um game como instrumento em uma metodologia construtivista para o ensino de astronomia
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2021
citation WIRMOND, Thamyres Karolyne. Mediação de um game como instrumento em uma metodologia construtivista para o ensino de astronomia. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2019.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23926
_version_ 1805315897251856384
score 10,814766