Aprendizagem baseada em problemas no ensino em engenharia e a taxionomia da aprendizagem significativa

Acompanha produção técnica: Elaboração de problemas para trabalhar com aprendizagem baseada em problemas

Autor principal: Matos Junior, Moacir Avila de
Formato: Tese
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23940
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-23940
recordtype dspace
spelling riut-1-239402021-01-23T06:10:15Z Aprendizagem baseada em problemas no ensino em engenharia e a taxionomia da aprendizagem significativa Problem-based learning in engineering teaching and the significant learning taxionomy Matos Junior, Moacir Avila de Francisco, Antonio Carlos de https://orcid.org/0000-0003-0401-4445 http://lattes.cnpq.br/6457056051910603 Francisco, Antonio Carlos de https://orcid.org/0000-0003-0401-4445 http://lattes.cnpq.br/6457056051910603 Frasson, Antonio Carlos https://orcid.org/0000-0002-1229-9009 http://lattes.cnpq.br/4888650601323596 Miquelin, Awdry Feisser https://orcid.org/0000-0002-7459-3780 http://lattes.cnpq.br/9516464037261848 Laat, Erivelton Fontana de https://orcid.org/0000-0003-1732-3095 http://lattes.cnpq.br/2648813906616187 Salles Filho, Nei Alberto https://orcid.org/0000-0003-4231-2988 http://lattes.cnpq.br/6408053975339811 Aprendizagem baseada em problemas Estudantes universitários Engenharia - Estudo e ensino Educação humanística Problem-based learning College students Engineering - Study and teaching Education, Humanistic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS Engenharia/Tecnologia/Gestão Acompanha produção técnica: Elaboração de problemas para trabalhar com aprendizagem baseada em problemas The search for humanistic training for academics of engineering courses in their qualifications is one of the proposals of Resolution CNE/CES n. 2 of 24/04/2019, which deals with the National Curricular Guidelines for training in Engineering. This thesis discusses the use of problem-based learning for meaningful learning and humanistic training in Engineering courses. Qualitative research has as its documentary corpus a systematic review (2010 to 2019), organized from a database available from the Brazilian Engineering Education Association (ABENGE), which since 1973 has organized the Brazilian Engineering Education Congress (COBENGE). We opted for the time frame of analysis between 2016 to 2019, a period in which the annals of COBENGE register 2392 articles, of which 293 articles deal with the topic of methodology and teaching and of these, 90 specifically on Problem-Based Learning and we highlight 25 articles with problems organized by engineering professors in practical situations. The analysis of PBL, in the highlighted articles, is carried out under aspects of the taxonomy of significant learning by Fink (2003) and to strengthen the discussions, it exposes the thinking of Illeris (2007) on humanistic learning and contemporary theories of learning by Peter Jarvis (2013) and Robert Kegan (2013) related to adult education and professional education. For the implementation of PBL problems and proposals, the production of a didactic sequence to guide Engineering teachers on “How to develop a problem to develop problem-based learning in the classroom” is effective. A busca por uma formação humanista para os acadêmicos dos cursos de engenharias nas suas habilitações, é uma das propostas da Resolução CNE/CES n. 2 de 24/04/2019 que trata das Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação em Engenharia. Esta tese discute a utilização da Aprendizagem Baseada em Problemas para a aprendizagem significativa e formação humanista em cursos de engenharia. A pesquisa de natureza qualitativa tem como corpus documental uma revisão sistemática (2010 a 2019), organizada a partir de um banco de dados disponível da Associação Brasileira de Ensino em Engenharia (ABENGE), que desde 1973 organiza o Congresso Brasileiro de Ensino em Engenharia (COBENGE). Opta-se pelo recorte temporal de análise entre 2016 a 2019, período em que os anais do COBENGE registram 2392 artigos, dos quais 293 artigos tratam sobre metodologia e ensino e destes, 90 especificamente sobre Aprendizagem Baseada em Problemas e destaca-se 25 artigos com problemas organizados por professores de engenharia em situações de práticas. A análise da ABP, nos artigos destacados, é realizada sob aspectos da taxionomia da aprendizagem significativa de Fink (2003) e para fortalecer as discussões, expõe-se o pensamento de Illeris (2007) sobre aprendizagem humanista e teorias contemporâneas de aprendizagem de Peter Jarvis (2013) e Robert Kegan (2013) relacionadas à educação de adultos e educação profissional. Para implementação de problemas e propostas de ABP, efetiva-se a produção de uma sequência didática para orientar professores de engenharia de “Como elaborar um problema para desenvolver a Aprendizagem Baseada em Problema em sala de aula”. 2021-01-22T18:37:50Z 2021-01-22T18:37:50Z 2020-10-30 doctoralThesis MATOS JUNIOR, Moacir Avila de. Aprendizagem baseada em problemas no ensino em engenharia e a taxionomia da aprendizagem significativa. 2020. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2020. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23940 por openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ application/pdf application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Ponta Grossa Brasil Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Aprendizagem baseada em problemas
Estudantes universitários
Engenharia - Estudo e ensino
Educação humanística
Problem-based learning
College students
Engineering - Study and teaching
Education, Humanistic
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Engenharia/Tecnologia/Gestão
spellingShingle Aprendizagem baseada em problemas
Estudantes universitários
Engenharia - Estudo e ensino
Educação humanística
Problem-based learning
College students
Engineering - Study and teaching
Education, Humanistic
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Engenharia/Tecnologia/Gestão
Matos Junior, Moacir Avila de
Aprendizagem baseada em problemas no ensino em engenharia e a taxionomia da aprendizagem significativa
description Acompanha produção técnica: Elaboração de problemas para trabalhar com aprendizagem baseada em problemas
format Tese
author Matos Junior, Moacir Avila de
author_sort Matos Junior, Moacir Avila de
title Aprendizagem baseada em problemas no ensino em engenharia e a taxionomia da aprendizagem significativa
title_short Aprendizagem baseada em problemas no ensino em engenharia e a taxionomia da aprendizagem significativa
title_full Aprendizagem baseada em problemas no ensino em engenharia e a taxionomia da aprendizagem significativa
title_fullStr Aprendizagem baseada em problemas no ensino em engenharia e a taxionomia da aprendizagem significativa
title_full_unstemmed Aprendizagem baseada em problemas no ensino em engenharia e a taxionomia da aprendizagem significativa
title_sort aprendizagem baseada em problemas no ensino em engenharia e a taxionomia da aprendizagem significativa
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2021
citation MATOS JUNIOR, Moacir Avila de. Aprendizagem baseada em problemas no ensino em engenharia e a taxionomia da aprendizagem significativa. 2020. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2020.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23940
_version_ 1805306017739702272
score 10,814766