Diagnóstico das abordagens de educação ambiental em uma escola da rede pública de Ponta Grossa/PR
This paper aims to diagnose how environmental education has been approached and worked on in the educacional context in Professora Elzira Correia de Sá School, localized in the city of Ponta Grossa/PR. A quality-quantitative survey was taken with the faculty through an online form. From an amount of...
Autor principal: | Paulovski, Everton |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23943 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-23943 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-239432021-01-23T06:10:08Z Diagnóstico das abordagens de educação ambiental em uma escola da rede pública de Ponta Grossa/PR Diagnosis of environmental education approaches at a public school in Ponta Grossa/PR Paulovski, Everton Antiqueira, Lia Maris Orth Ritter Antiqueira, Lia Maris Orth Ritter Sekine, Elizabete Satsuki Ramos, Nadia Maria Pereira Educação ambiental Ambiente escolar Escolas públicas Abordagem interdisciplinar do conhecimento Environmental education School environment Public schools Interdisciplinary approach to knowledge CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS This paper aims to diagnose how environmental education has been approached and worked on in the educacional context in Professora Elzira Correia de Sá School, localized in the city of Ponta Grossa/PR. A quality-quantitative survey was taken with the faculty through an online form. From an amount of 60 middle and high school teachers, the number of participants on the survey was 13. The results allowed us to know the types of projects that are realized in the school and the teachers’ involvement on it. It was possible to perceive their knowledge on this topic, some knowledge gaps and some contradictions. In spite of teachers know the technical terms about environmental education, and understand its importance, there is still a little participation in improvement of environmental education and interdisciplinarity. Este trabalho buscou diagnosticar como a educação ambiental tem sido abordada e trabalhada no contexto educacional do Colégio Estadual Professora Elzira Correia de Sá, localizado em Ponta Grossa/PR. Foi utilizada metodologia quali quantitativa, por meio da coleta de informações via formulário online disponibilizado ao corpo docente. De um universo de 60 docentes que lecionam no colégio, no ensino fundamental II e médio, foram obtidas 13 participações. Os resultados permitiram conhecer os tipos de projetos realizados no colégio e o envolvimento dos professores nos mesmos. Foi possível perceber suas noções sobre o tema, as lacunas de conhecimento e algumas contradições. Apesar dos professores conhecerem os termos e compreenderem sua importância, ainda há pouca participação em aprimoramento e formação continuada direcionada a EA e interdisciplinaridade. 2021-01-22T19:07:07Z 2021-01-22T19:07:07Z 2020-09-14 bachelorThesis PAULOVSKI, Everton. Diagnóstico das abordagens de educação ambiental em uma escola da rede pública de Ponta Grossa/PR. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2020. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23943 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Ponta Grossa Brasil Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Educação ambiental Ambiente escolar Escolas públicas Abordagem interdisciplinar do conhecimento Environmental education School environment Public schools Interdisciplinary approach to knowledge CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
spellingShingle |
Educação ambiental Ambiente escolar Escolas públicas Abordagem interdisciplinar do conhecimento Environmental education School environment Public schools Interdisciplinary approach to knowledge CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS Paulovski, Everton Diagnóstico das abordagens de educação ambiental em uma escola da rede pública de Ponta Grossa/PR |
description |
This paper aims to diagnose how environmental education has been approached and worked on in the educacional context in Professora Elzira Correia de Sá School, localized in the city of Ponta Grossa/PR. A quality-quantitative survey was taken with the faculty through an online form. From an amount of 60 middle and high school teachers, the number of participants on the survey was 13. The results allowed us to know the types of projects that are realized in the school and the teachers’ involvement on it. It was possible to perceive their knowledge on this topic, some knowledge gaps and some contradictions. In spite of teachers know the technical terms about environmental education, and understand its importance, there is still a little participation in improvement of environmental education and interdisciplinarity. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
author |
Paulovski, Everton |
author_sort |
Paulovski, Everton |
title |
Diagnóstico das abordagens de educação ambiental em uma escola da rede pública de Ponta Grossa/PR |
title_short |
Diagnóstico das abordagens de educação ambiental em uma escola da rede pública de Ponta Grossa/PR |
title_full |
Diagnóstico das abordagens de educação ambiental em uma escola da rede pública de Ponta Grossa/PR |
title_fullStr |
Diagnóstico das abordagens de educação ambiental em uma escola da rede pública de Ponta Grossa/PR |
title_full_unstemmed |
Diagnóstico das abordagens de educação ambiental em uma escola da rede pública de Ponta Grossa/PR |
title_sort |
diagnóstico das abordagens de educação ambiental em uma escola da rede pública de ponta grossa/pr |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2021 |
citation |
PAULOVSKI, Everton. Diagnóstico das abordagens de educação ambiental em uma escola da rede pública de Ponta Grossa/PR. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2020. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23943 |
_version_ |
1805319187925565440 |
score |
10,814766 |