Diagnóstico das abordagens de educação ambiental em uma escola da rede pública de Ponta Grossa/PR

This paper aims to diagnose how environmental education has been approached and worked on in the educacional context in Professora Elzira Correia de Sá School, localized in the city of Ponta Grossa/PR. A quality-quantitative survey was taken with the faculty through an online form. From an amount of...

ver descrição completa

Autor principal: Paulovski, Everton
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23943
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-23943
recordtype dspace
spelling riut-1-239432021-01-23T06:10:08Z Diagnóstico das abordagens de educação ambiental em uma escola da rede pública de Ponta Grossa/PR Diagnosis of environmental education approaches at a public school in Ponta Grossa/PR Paulovski, Everton Antiqueira, Lia Maris Orth Ritter Antiqueira, Lia Maris Orth Ritter Sekine, Elizabete Satsuki Ramos, Nadia Maria Pereira Educação ambiental Ambiente escolar Escolas públicas Abordagem interdisciplinar do conhecimento Environmental education School environment Public schools Interdisciplinary approach to knowledge CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS This paper aims to diagnose how environmental education has been approached and worked on in the educacional context in Professora Elzira Correia de Sá School, localized in the city of Ponta Grossa/PR. A quality-quantitative survey was taken with the faculty through an online form. From an amount of 60 middle and high school teachers, the number of participants on the survey was 13. The results allowed us to know the types of projects that are realized in the school and the teachers’ involvement on it. It was possible to perceive their knowledge on this topic, some knowledge gaps and some contradictions. In spite of teachers know the technical terms about environmental education, and understand its importance, there is still a little participation in improvement of environmental education and interdisciplinarity. Este trabalho buscou diagnosticar como a educação ambiental tem sido abordada e trabalhada no contexto educacional do Colégio Estadual Professora Elzira Correia de Sá, localizado em Ponta Grossa/PR. Foi utilizada metodologia quali quantitativa, por meio da coleta de informações via formulário online disponibilizado ao corpo docente. De um universo de 60 docentes que lecionam no colégio, no ensino fundamental II e médio, foram obtidas 13 participações. Os resultados permitiram conhecer os tipos de projetos realizados no colégio e o envolvimento dos professores nos mesmos. Foi possível perceber suas noções sobre o tema, as lacunas de conhecimento e algumas contradições. Apesar dos professores conhecerem os termos e compreenderem sua importância, ainda há pouca participação em aprimoramento e formação continuada direcionada a EA e interdisciplinaridade. 2021-01-22T19:07:07Z 2021-01-22T19:07:07Z 2020-09-14 bachelorThesis PAULOVSKI, Everton. Diagnóstico das abordagens de educação ambiental em uma escola da rede pública de Ponta Grossa/PR. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2020. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23943 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Ponta Grossa Brasil Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Educação ambiental
Ambiente escolar
Escolas públicas
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Environmental education
School environment
Public schools
Interdisciplinary approach to knowledge
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
spellingShingle Educação ambiental
Ambiente escolar
Escolas públicas
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Environmental education
School environment
Public schools
Interdisciplinary approach to knowledge
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Paulovski, Everton
Diagnóstico das abordagens de educação ambiental em uma escola da rede pública de Ponta Grossa/PR
description This paper aims to diagnose how environmental education has been approached and worked on in the educacional context in Professora Elzira Correia de Sá School, localized in the city of Ponta Grossa/PR. A quality-quantitative survey was taken with the faculty through an online form. From an amount of 60 middle and high school teachers, the number of participants on the survey was 13. The results allowed us to know the types of projects that are realized in the school and the teachers’ involvement on it. It was possible to perceive their knowledge on this topic, some knowledge gaps and some contradictions. In spite of teachers know the technical terms about environmental education, and understand its importance, there is still a little participation in improvement of environmental education and interdisciplinarity.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Paulovski, Everton
author_sort Paulovski, Everton
title Diagnóstico das abordagens de educação ambiental em uma escola da rede pública de Ponta Grossa/PR
title_short Diagnóstico das abordagens de educação ambiental em uma escola da rede pública de Ponta Grossa/PR
title_full Diagnóstico das abordagens de educação ambiental em uma escola da rede pública de Ponta Grossa/PR
title_fullStr Diagnóstico das abordagens de educação ambiental em uma escola da rede pública de Ponta Grossa/PR
title_full_unstemmed Diagnóstico das abordagens de educação ambiental em uma escola da rede pública de Ponta Grossa/PR
title_sort diagnóstico das abordagens de educação ambiental em uma escola da rede pública de ponta grossa/pr
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2021
citation PAULOVSKI, Everton. Diagnóstico das abordagens de educação ambiental em uma escola da rede pública de Ponta Grossa/PR. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2020.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23943
_version_ 1805319187925565440
score 10,814766