Textos visuais e paratextos: potencialidades narrativas do livro ilustrado

The picturebook is a space of constant questions about it’s definition, it’s audience and it’s characteristics. Inserted at first in children’s literature, the contemporary picturebook has been breaking down barriers regarding the relationship between verbal text and visual text, adding to the debat...

ver descrição completa

Autor principal: Lemos, Ivana
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24270
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-24270
recordtype dspace
spelling riut-1-242702021-02-18T06:10:31Z Textos visuais e paratextos: potencialidades narrativas do livro ilustrado Visual and paratext texts: narrative potentials of the picturebook Lemos, Ivana Silva, José Aguiar Oliveira da Silva, José Aguiar Oliveira da Landal, Simone Daros, Carolina Literatura infantojuvenil Livros ilustrados Paratexto Arte narrativa Children's literature Illustrated books Paratext Narrative art CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::TEORIA DA COMUNICACAO The picturebook is a space of constant questions about it’s definition, it’s audience and it’s characteristics. Inserted at first in children’s literature, the contemporary picturebook has been breaking down barriers regarding the relationship between verbal text and visual text, adding to the debate the presence and reading of the paratext and the relationship of all these elements on narrative. This research presents a brief introduction to children’s literature, a brief history of the picturebook, different authors’ definitions of the picturebook, a brief reflection on the reading of images, and also presents the concept adopted for paratext, relating all these elements to reading today, aiming to analyze illustrated books, understanding the narrative potentiality of all these types of texts in the contemporary book. O livro ilustrado é espaço de constantes indagações acerca de sua definição, seu público e suas características. Inserido a princípio na literatura infantil, o livro ilustrado na contemporaneidade vem rompendo barreiras no que diz respeito a relação entre texto verbal e texto visual, acrescentando ainda no debate a presença e a leitura dos paratextos e a relação de todos esses elementos na narrativa. Esta pesquisa apresenta uma breve introdução sobre literatura infantil, um sucinto histórico sobre o livro ilustrado, definições de diferentes autores sobre o livro ilustrado, uma breve reflexão sobre a leitura de imagens, apresentando também o conceito adotado para paratextos, relacionando todos esses elementos com a leitura na atualidade, com o objetivo de analisar livros ilustrados, compreendendo a potencialidade narrativa de todos estes tipos de textos no livro contemporâneo. 2021-02-17T15:32:31Z 2021-02-17T15:32:31Z 2020-02-16 specializationThesis LEMOS, Ivana. Textos visuais e paratextos: potencialidades narrativas do livro ilustrado. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Narrativas Visuais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24270 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Especialização em Narrativas Visuais UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Literatura infantojuvenil
Livros ilustrados
Paratexto
Arte narrativa
Children's literature
Illustrated books
Paratext
Narrative art
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::TEORIA DA COMUNICACAO
spellingShingle Literatura infantojuvenil
Livros ilustrados
Paratexto
Arte narrativa
Children's literature
Illustrated books
Paratext
Narrative art
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::TEORIA DA COMUNICACAO
Lemos, Ivana
Textos visuais e paratextos: potencialidades narrativas do livro ilustrado
description The picturebook is a space of constant questions about it’s definition, it’s audience and it’s characteristics. Inserted at first in children’s literature, the contemporary picturebook has been breaking down barriers regarding the relationship between verbal text and visual text, adding to the debate the presence and reading of the paratext and the relationship of all these elements on narrative. This research presents a brief introduction to children’s literature, a brief history of the picturebook, different authors’ definitions of the picturebook, a brief reflection on the reading of images, and also presents the concept adopted for paratext, relating all these elements to reading today, aiming to analyze illustrated books, understanding the narrative potentiality of all these types of texts in the contemporary book.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Lemos, Ivana
author_sort Lemos, Ivana
title Textos visuais e paratextos: potencialidades narrativas do livro ilustrado
title_short Textos visuais e paratextos: potencialidades narrativas do livro ilustrado
title_full Textos visuais e paratextos: potencialidades narrativas do livro ilustrado
title_fullStr Textos visuais e paratextos: potencialidades narrativas do livro ilustrado
title_full_unstemmed Textos visuais e paratextos: potencialidades narrativas do livro ilustrado
title_sort textos visuais e paratextos: potencialidades narrativas do livro ilustrado
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2021
citation LEMOS, Ivana. Textos visuais e paratextos: potencialidades narrativas do livro ilustrado. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Narrativas Visuais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24270
_version_ 1805297825694613504
score 10,814766