Recursos audiovisuais e leitura crítica de mundo: uma proposta para o curso técnico em audiovisual

This paper aims to analyze how audiovisual resources can be inserted in the teaching planning of the Audiovisual Technical Course, based on the construction of a proposed script for reflection and use by teachers, in order to favor a process of critical reading of world. Research was done from a qua...

ver descrição completa

Autor principal: Oliveira, Rosemeire Pereira de
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24308
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-24308
recordtype dspace
spelling riut-1-243082021-02-20T06:11:09Z Recursos audiovisuais e leitura crítica de mundo: uma proposta para o curso técnico em audiovisual Audiovisual resources and critical reading of the world: a proposal for the audiovisual technical course Oliveira, Rosemeire Pereira de Oliveira, Oséias Santos de Oliveira, Oséias Santos de Filietaz, Marta Rejane Proença Bacila, Maria Sílvia Leitura - Crítica, interpretação, etc. Tecnologia da informação Comunicação e tecnologia Recursos audiovisuais Reading - Criticism, interpretation, etc Information technology Communication and technology Audio-visual materials CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO This paper aims to analyze how audiovisual resources can be inserted in the teaching planning of the Audiovisual Technical Course, based on the construction of a proposed script for reflection and use by teachers, in order to favor a process of critical reading of world. Research was done from a qualitative approach, centered on a bibliographic and documentary research, making it possible to identify the main suggestions of questions for the making of a script to propose reflections on the insertion of audiovisual resources in the Audiovisual Technical Course. From the analyzes resulted and authors such as: Champangnatte (2010), Parente (2008), Barbero (2010), Silva (2015), and Moran (2002), the script was based on concepts such as: a) the critical reading of the world based on audiovisual resources; b) digital literacy; and c) the teacher’s technological literacy. The script produced can be used by teachers in situations of organizing their lesson plans, or in moments of construction or reelaboration of the school’s Political-Pedagogical Project, a unique opportunity to define more appropriate strategies to make the students’ learning more meaningful. Este trabalho tem como objetivo analisar, a partir da construção de uma proposta de roteiro para reflexão e utilização pelos docentes, como os recursos audiovisuais podem ser inseridos no planejamento de ensino do Curso Técnico em Audiovisual, de modo a favorecer um processo de leitura crítica de mundo. O desenvolvimento da pesquisa se deu a partir de uma abordagem qualitativa, centrada em uma pesquisa bibliográfica e documental, quando a partir desta, foi possível a identificação das principais sugestões de questões para a realização de um roteiro, onde pode-se propor reflexões sobre a inserção dos recursos do audiovisual no Curso Técnico em Audiovisual. A partir das análises, pautadas em autores como: Champangnatte (2010), Parente (2008), Barbero (2010), Silva (2015), Moran (2002), concretizou-se o roteiro que se embasou em conceitos sobre: a) a leitura crítica de mundo pautada em recursos audiovisuais; b) a alfabetização digital; e c) sobre a alfabetização tecnológica do docente. O roteiro produzido pode ser utilizado por professores em situações de organização de seus planejamentos de aula, ou em momentos de construção ou reelaboração do Projeto Político-Pedagógico da escola, oportunidade singular para a definição de estratégias mais adequadas para tornar a aprendizagem dos discentes mais significativas. 2021-02-20T00:17:15Z 2021-02-20T00:17:15Z 2020-09-17 specializationThesis OLIVEIRA, Rosemeire Pereira de. Recursos audiovisuais e leitura crítica de mundo: uma proposta para o curso técnico em audiovisual. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologia, Comunicação e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24308 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Especialização em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Leitura - Crítica, interpretação, etc.
Tecnologia da informação
Comunicação e tecnologia
Recursos audiovisuais
Reading - Criticism, interpretation, etc
Information technology
Communication and technology
Audio-visual materials
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
spellingShingle Leitura - Crítica, interpretação, etc.
Tecnologia da informação
Comunicação e tecnologia
Recursos audiovisuais
Reading - Criticism, interpretation, etc
Information technology
Communication and technology
Audio-visual materials
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Oliveira, Rosemeire Pereira de
Recursos audiovisuais e leitura crítica de mundo: uma proposta para o curso técnico em audiovisual
description This paper aims to analyze how audiovisual resources can be inserted in the teaching planning of the Audiovisual Technical Course, based on the construction of a proposed script for reflection and use by teachers, in order to favor a process of critical reading of world. Research was done from a qualitative approach, centered on a bibliographic and documentary research, making it possible to identify the main suggestions of questions for the making of a script to propose reflections on the insertion of audiovisual resources in the Audiovisual Technical Course. From the analyzes resulted and authors such as: Champangnatte (2010), Parente (2008), Barbero (2010), Silva (2015), and Moran (2002), the script was based on concepts such as: a) the critical reading of the world based on audiovisual resources; b) digital literacy; and c) the teacher’s technological literacy. The script produced can be used by teachers in situations of organizing their lesson plans, or in moments of construction or reelaboration of the school’s Political-Pedagogical Project, a unique opportunity to define more appropriate strategies to make the students’ learning more meaningful.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Oliveira, Rosemeire Pereira de
author_sort Oliveira, Rosemeire Pereira de
title Recursos audiovisuais e leitura crítica de mundo: uma proposta para o curso técnico em audiovisual
title_short Recursos audiovisuais e leitura crítica de mundo: uma proposta para o curso técnico em audiovisual
title_full Recursos audiovisuais e leitura crítica de mundo: uma proposta para o curso técnico em audiovisual
title_fullStr Recursos audiovisuais e leitura crítica de mundo: uma proposta para o curso técnico em audiovisual
title_full_unstemmed Recursos audiovisuais e leitura crítica de mundo: uma proposta para o curso técnico em audiovisual
title_sort recursos audiovisuais e leitura crítica de mundo: uma proposta para o curso técnico em audiovisual
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2021
citation OLIVEIRA, Rosemeire Pereira de. Recursos audiovisuais e leitura crítica de mundo: uma proposta para o curso técnico em audiovisual. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologia, Comunicação e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24308
_version_ 1805306030565883904
score 10,814766