Fact checking na sala de aula: uma possibilidade de enfrentamento às fake news

El presente trabajo tiene como tema el estudio del fenómeno de las fake news. En él, se estableció como objetivo general presentar la temática fake news, analisar noticias publicadas em vehículos de gran alcance por parte de teóricos de la comunicación, analisar el concepto de posverdad, los princip...

ver descrição completa

Autor principal: Gonçalves, Lidiane Pedroso
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24319
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-24319
recordtype dspace
spelling riut-1-243192021-02-20T06:10:57Z Fact checking na sala de aula: uma possibilidade de enfrentamento às fake news Gonçalves, Lidiane Pedroso Souza, Maurini de Souza, Maurini de Catto, Camilo Murr, Priscila Tobler Notícias falsas Pós-verdade Comunicação e tecnologia Redes sociais on-line Fake news Post-truth Communication and technology Online social networks CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO El presente trabajo tiene como tema el estudio del fenómeno de las fake news. En él, se estableció como objetivo general presentar la temática fake news, analisar noticias publicadas em vehículos de gran alcance por parte de teóricos de la comunicación, analisar el concepto de posverdad, los principales instrumentos tecnológicos utilizados para verificar, el alcance de las fake news y Sugerir formas de lidiar com la desinformación a través de la producción de contenido que ataque directamente el contenido fraudulento, em una actuación em el contexto escolar. Por tanto, la investigación se basa em las teorías emergentes de la comunicación. Como resultado del análisis, los objetivos alcanzados muestran que el fenómeno de las fake news es un desafío de la sociedad moderna, ya que em el ámbito actual existen numerosas formas de propagación y las herramientas de control aún llegan a una audiencia limitada. Como propuesta para este problema, presentamos una propuesta didáctica de secuencia para el chequeo de fake news y una guía inicial para este trabajo. O presente trabalho tem por tema o estudo do fenômeno das fake news. Nele, foi estabelecido como objetivo geral apresentar o tema fake news, analisar notícias publicadas em veículos de grande alcance a partir de teóricos da comunicação, analisar o conceito de pós-verdade, os principais instrumentos tecnológicos utilizados para checagem, o alcance das fake news e sugerir formas de lidar com a desinformação por meio da produção de conteúdos que ataquem diretamente conteúdos fraudulentos, em uma atuação no âmbito escolar. Para tanto, a pesquisa se fundamenta nas teorias emergentes da comunicação. Em decorrência da análise, os objetivos alcançados evidenciam que o fenômeno das fake news é um desafio da sociedade moderna, já que no âmbito atual há inúmeras formas de propagação e as ferramentas de checagem ainda alcançam público limitado. Como proposta para esse problema, apresentamos uma proposta de sequência didática para checagem das fake news e um guia inicial para esse trabalho. 2021-02-20T01:09:29Z 2021-02-20T01:09:29Z 2020-09-17 specializationThesis GONÇALVES, Lidiane Pedroso. Fact checking na sala de aula: uma possibilidade de enfrentamento às fake news. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologia, Comunicação e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24319 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Especialização em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Notícias falsas
Pós-verdade
Comunicação e tecnologia
Redes sociais on-line
Fake news
Post-truth
Communication and technology
Online social networks
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
spellingShingle Notícias falsas
Pós-verdade
Comunicação e tecnologia
Redes sociais on-line
Fake news
Post-truth
Communication and technology
Online social networks
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Gonçalves, Lidiane Pedroso
Fact checking na sala de aula: uma possibilidade de enfrentamento às fake news
description El presente trabajo tiene como tema el estudio del fenómeno de las fake news. En él, se estableció como objetivo general presentar la temática fake news, analisar noticias publicadas em vehículos de gran alcance por parte de teóricos de la comunicación, analisar el concepto de posverdad, los principales instrumentos tecnológicos utilizados para verificar, el alcance de las fake news y Sugerir formas de lidiar com la desinformación a través de la producción de contenido que ataque directamente el contenido fraudulento, em una actuación em el contexto escolar. Por tanto, la investigación se basa em las teorías emergentes de la comunicación. Como resultado del análisis, los objetivos alcanzados muestran que el fenómeno de las fake news es un desafío de la sociedad moderna, ya que em el ámbito actual existen numerosas formas de propagación y las herramientas de control aún llegan a una audiencia limitada. Como propuesta para este problema, presentamos una propuesta didáctica de secuencia para el chequeo de fake news y una guía inicial para este trabajo.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Gonçalves, Lidiane Pedroso
author_sort Gonçalves, Lidiane Pedroso
title Fact checking na sala de aula: uma possibilidade de enfrentamento às fake news
title_short Fact checking na sala de aula: uma possibilidade de enfrentamento às fake news
title_full Fact checking na sala de aula: uma possibilidade de enfrentamento às fake news
title_fullStr Fact checking na sala de aula: uma possibilidade de enfrentamento às fake news
title_full_unstemmed Fact checking na sala de aula: uma possibilidade de enfrentamento às fake news
title_sort fact checking na sala de aula: uma possibilidade de enfrentamento às fake news
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2021
citation GONÇALVES, Lidiane Pedroso. Fact checking na sala de aula: uma possibilidade de enfrentamento às fake news. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologia, Comunicação e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24319
_version_ 1805313601087471616
score 10,814766