O Portal do Professor disponibilizado pelo Ministério da Educação: possibilidades e limitações para o desenvolvimento de recursos educacionais abertos

The use of techonologies in teaching is a subject that brought debates in the last years. This work has the objective to analyse the potential and limitations of the brazilian Ministry of Education’s (MEC) Portal do Professor (Teacher’s Portal), as a space for Open Educational Resources. This Portal...

ver descrição completa

Autor principal: Valente, Jéssica Andressa Zucco
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24325
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-24325
recordtype dspace
spelling riut-1-243252021-02-20T06:10:14Z O Portal do Professor disponibilizado pelo Ministério da Educação: possibilidades e limitações para o desenvolvimento de recursos educacionais abertos The brazillian Ministry of Education’s Teacher’s Portal: possibilities and limitations for open educational resources’ development Valente, Jéssica Andressa Zucco Filietaz, Marta Rejane Proença Filietaz, Marta Rejane Proença Oliveira, Oséias Santos de Andrade, Zinara Marcet de Portais da Web Brasil. Ministério da Educação e Cultura Comunicação e tecnologia Tecnologia de informação Tecnologia educacional Web portals Communication and technology Information technology Educational technology CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO The use of techonologies in teaching is a subject that brought debates in the last years. This work has the objective to analyse the potential and limitations of the brazilian Ministry of Education’s (MEC) Portal do Professor (Teacher’s Portal), as a space for Open Educational Resources. This Portal was created with the aim to promote the use of Technologies of Information and Communication in the teachinglearning processes, and the Open Educational Resources can aid to that goal. A didactic material can be considered an Open Educational Resource if it is freely available for use and share, but also allow adaptations for different implementations, by the use of free licenses, in such a way that they also help the propagation of different pedagogical practices. In this way, the Portal was analysed according to the life-cycle of an Open Educational Resource: find, use, adapt, create, and share. Questions related to the Portal’s usability were considered, as this is a factor that influences the utilization of an online space. As a result, potential was observed, because the Portal do Professor favors the actions of find, use and share. However, some limitations for the development of an Open Educational Resource’s life-cycle were found, specially in the case related to the creation and adaptation, since there are no options for viable tools for this end. Thus, greater discussions are needed, aiming at the elaboration of strategies to overcome the limitations found. O uso de tecnologias no ensino é um assunto que vem sendo debatido nos últimos anos. Este trabalho tem por objetivo analisar as potencialidades e limitações do Portal do Professor disponibilizado pelo Ministério da Educação (MEC) enquanto espaço para Recursos Educacionais Abertos. Este Portal surgiu com a finalidade de fomentar o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nos processos de ensino-aprendizagem, e os recursos educacionais abertos podem contribuir para isso. Um material didático pode ser considerado um recurso educacional aberto se estiver disponível gratuitamente para uso e compartilhamento, mas também permitir adaptações para diferentes realidades por meio de licenças livres, de modo que eles colaboram com a divulgação de diferentes práticas pedagógicas. Assim, o Portal do Professor foi analisado de acordo com as ações que envolvem o ciclo de vida de um Recurso Educacional Aberto, que são: encontrar, usar, adaptar, criar e compartilhar. Questões relacionadas à usabilidade do portal foram consideradas, uma vez que este é um fator que influencia no aproveitamento de um espaço online. Como resultado, observou-se potencialidades, pois o Portal do Professor (MEC) favorece as ações de encontrar, usar e compartilhar. No entanto, algumas limitações para o desenvolvimento do ciclo de vida de um Recurso Educacional Aberto foram percebidas, principalmente com relação às ações de criar e adaptar, uma vez que não há opções de ferramentas viáveis para este fim. Desse modo, maiores discussões são necessárias, visando a elaboração de estratégias para superar as limitações encontradas. 2021-02-20T01:40:55Z 2021-02-20T01:40:55Z 2020-09-16 specializationThesis VALENTE, Jéssica. O Portal do Professor disponibilizado pelo Ministério da Educação: possibilidades e limitações para o desenvolvimento de recursos educacionais abertos. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologia, Comunicação e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24325 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Especialização em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Portais da Web
Brasil. Ministério da Educação e Cultura
Comunicação e tecnologia
Tecnologia de informação
Tecnologia educacional
Web portals
Communication and technology
Information technology
Educational technology
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
spellingShingle Portais da Web
Brasil. Ministério da Educação e Cultura
Comunicação e tecnologia
Tecnologia de informação
Tecnologia educacional
Web portals
Communication and technology
Information technology
Educational technology
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Valente, Jéssica Andressa Zucco
O Portal do Professor disponibilizado pelo Ministério da Educação: possibilidades e limitações para o desenvolvimento de recursos educacionais abertos
description The use of techonologies in teaching is a subject that brought debates in the last years. This work has the objective to analyse the potential and limitations of the brazilian Ministry of Education’s (MEC) Portal do Professor (Teacher’s Portal), as a space for Open Educational Resources. This Portal was created with the aim to promote the use of Technologies of Information and Communication in the teachinglearning processes, and the Open Educational Resources can aid to that goal. A didactic material can be considered an Open Educational Resource if it is freely available for use and share, but also allow adaptations for different implementations, by the use of free licenses, in such a way that they also help the propagation of different pedagogical practices. In this way, the Portal was analysed according to the life-cycle of an Open Educational Resource: find, use, adapt, create, and share. Questions related to the Portal’s usability were considered, as this is a factor that influences the utilization of an online space. As a result, potential was observed, because the Portal do Professor favors the actions of find, use and share. However, some limitations for the development of an Open Educational Resource’s life-cycle were found, specially in the case related to the creation and adaptation, since there are no options for viable tools for this end. Thus, greater discussions are needed, aiming at the elaboration of strategies to overcome the limitations found.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Valente, Jéssica Andressa Zucco
author_sort Valente, Jéssica Andressa Zucco
title O Portal do Professor disponibilizado pelo Ministério da Educação: possibilidades e limitações para o desenvolvimento de recursos educacionais abertos
title_short O Portal do Professor disponibilizado pelo Ministério da Educação: possibilidades e limitações para o desenvolvimento de recursos educacionais abertos
title_full O Portal do Professor disponibilizado pelo Ministério da Educação: possibilidades e limitações para o desenvolvimento de recursos educacionais abertos
title_fullStr O Portal do Professor disponibilizado pelo Ministério da Educação: possibilidades e limitações para o desenvolvimento de recursos educacionais abertos
title_full_unstemmed O Portal do Professor disponibilizado pelo Ministério da Educação: possibilidades e limitações para o desenvolvimento de recursos educacionais abertos
title_sort o portal do professor disponibilizado pelo ministério da educação: possibilidades e limitações para o desenvolvimento de recursos educacionais abertos
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2021
citation VALENTE, Jéssica. O Portal do Professor disponibilizado pelo Ministério da Educação: possibilidades e limitações para o desenvolvimento de recursos educacionais abertos. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologia, Comunicação e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24325
_version_ 1805317961160851456
score 10,814766