Cultura digital frente às demandas das escolas do campo: a robótica educacional como possibilidade para o ensino de matemática

Acompanha: Guia didático metodológico para inserção da Robótica Educacional utilizada como recurso para o Ensino de Matemática nas Escolas Campesinas

Autor principal: Gross, Giane Fernanda Schneider
Formato: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24363
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-24363
recordtype dspace
spelling riut-1-243632021-12-10T22:38:36Z Cultura digital frente às demandas das escolas do campo: a robótica educacional como possibilidade para o ensino de matemática Gross, Giane Fernanda Schneider Kalinke, Marco Aurélio https://orcid.org/0000-0002-5484-1724 http://lattes.cnpq.br/8579058312261603 Grossi, Luciane https://orcid.org/0000-0002-1435-2643 http://lattes.cnpq.br/2216480733872700 Kalinke, Marco Aurélio https://orcid.org/0000-0002-5484-1724 http://lattes.cnpq.br/8579058312261603 Kaick, Tamara Simone Van https://orcid.org/0000-0003-2959-5223 http://lattes.cnpq.br/3098889665319889 Matemática - Ensino e estudo Escolas rurais Robótica - Educação Tecnologia educacional Mathematics - Study and teaching Rural schools Robotics - Education Educational technology CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Ensino Acompanha: Guia didático metodológico para inserção da Robótica Educacional utilizada como recurso para o Ensino de Matemática nas Escolas Campesinas This study aims to investigate relationships between educational robotics and teaching of Mathematics in rural schools, in order to present an integration of the practice that involves educational robotics as a resource for Mathematics teaching in schools in the brazilian countryside. Taking into consideration that the countryside has been growing technologically, which has changed the way its residents work, the School as a place of teaching has as one of its main objectives integrating students’ reality into pedagogical practices. Therefore, by making use of educational robotics as a resource for teaching, the School will be able to provide a different learning environment: a space for simulation, creation, and programming, in which students can relate mathematical contents to agricultural activities when applying these contents to prototype construction. Thus, this study is concerned with answering the following question: what does recent literature say about School practices carried out with the use of educational robotics, within Mathematics teaching in Rural Schools? The research presents an exploratory qualitative methodology, based on the theoretical framework about these three themes: rural education, educational robotics and Mathematics teaching, and based on the exploration of dissertations and theses published in the last ten years that address: a) teaching of Mathematics in rural schools; and b) educational robotics as a resource for teaching of Mathematics. Based on that, we present a categorization of the analyzed studies. The results that were found show possible relations between educational robotics and rural education. In the studies that were analyzed, we verified that practices that contemplate contents involving educational robotics can intensify the teaching of mathematics in rural schools, through teachers’ mediating actions when they involve contextualization with culture, work, and students’ formal and informal knowledge, aiming at an integral formation. As the final product of this research, we developed a methodological didactic guide for the possible insertion of robotics as a practice for teaching of Mathematics in rural schools for high school students, in an attempt to help teachers who wish to explore these possibilities. Com o intuito de apresentar uma integração da prática que envolve a robótica educacional como recurso para o ensino de Matemática junto às escolas do campo, esta pesquisa investiga relações entre a robótica educacional e o ensino de Matemática nas escolas camponesas. Considerando que o setor agrícola vem crescendo tecnologicamente e alterando as formas de trabalho, a escola camponesa, como local de ensino, tem como um dos principais objetivos integrar a realidade do estudante às práticas pedagógicas. Sendo assim, ao oportunizar a utilização da robótica educacional como recurso para o ensino, seus gestores, professores e estudantes poderão proporcionar um diferente ambiente de aprendizagem; um espaço de simulação, criação e programação, em que, ao aplicarem os conteúdos matemáticos em construções de protótipos, os estudantes podem relacioná-los às atividades agrícolas. Para tanto, esta investigação busca responder a seguinte pergunta: o que diz a literatura recente sobre o uso da robótica educacional no ensino de Matemática em escolas do campo? O trabalho apresenta uma metodologia de cunho qualitativo exploratório, a partir de: a) referencial teórico sobre os temas Educação do Campo, robótica educacional e ensino de Matemática, e b) estudos de dissertações e teses publicadas nos últimos dez anos que abordam o ensino de Matemática nas escolas do campo e a robótica educacional como recurso para o ensino de Matemática. Os resultados encontrados evidenciam possíveis relações entre a robótica educacional como recurso para o ensino de Matemática na educação camponesa. Verificamos, nos trabalhos analisados, que a partir da ação mediadora dos professores quando envolvem a contextualização com a cultura, o trabalho e os saberes formais e informais dos estudantes, objetivando uma formação integral, as práticas que contemplam os conteúdos envolvendo a robótica educacional podem intensificar o ensino de Matemática nas escolas do campo. Elaboramos como produto final desta pesquisa, um guia didático metodológico para a possível inserção da robótica como prática para o ensino de Matemática nas escolas campesinas para estudantes do Ensino Médio, na busca por auxiliar professores que desejem explorar estas possibilidades didáticas. 2021-02-22T23:56:13Z 2021-02-22T23:56:13Z 2020-12-01 masterThesis GROSS, Giane Fernanda Schneider. Cultura digital frente às demandas das escolas do campo: a robótica educacional como possibilidade para o ensino de matemática. 2020. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24363 por openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ application/pdf application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Matemática - Ensino e estudo
Escolas rurais
Robótica - Educação
Tecnologia educacional
Mathematics - Study and teaching
Rural schools
Robotics - Education
Educational technology
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Ensino
spellingShingle Matemática - Ensino e estudo
Escolas rurais
Robótica - Educação
Tecnologia educacional
Mathematics - Study and teaching
Rural schools
Robotics - Education
Educational technology
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Ensino
Gross, Giane Fernanda Schneider
Cultura digital frente às demandas das escolas do campo: a robótica educacional como possibilidade para o ensino de matemática
description Acompanha: Guia didático metodológico para inserção da Robótica Educacional utilizada como recurso para o Ensino de Matemática nas Escolas Campesinas
format Dissertação
author Gross, Giane Fernanda Schneider
author_sort Gross, Giane Fernanda Schneider
title Cultura digital frente às demandas das escolas do campo: a robótica educacional como possibilidade para o ensino de matemática
title_short Cultura digital frente às demandas das escolas do campo: a robótica educacional como possibilidade para o ensino de matemática
title_full Cultura digital frente às demandas das escolas do campo: a robótica educacional como possibilidade para o ensino de matemática
title_fullStr Cultura digital frente às demandas das escolas do campo: a robótica educacional como possibilidade para o ensino de matemática
title_full_unstemmed Cultura digital frente às demandas das escolas do campo: a robótica educacional como possibilidade para o ensino de matemática
title_sort cultura digital frente às demandas das escolas do campo: a robótica educacional como possibilidade para o ensino de matemática
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2021
citation GROSS, Giane Fernanda Schneider. Cultura digital frente às demandas das escolas do campo: a robótica educacional como possibilidade para o ensino de matemática. 2020. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24363
_version_ 1805320474515734528
score 10,814766