O problema da incerteza na medida no ensino médio: uma proposta para o ensino

This present study approach “the problem of uncertainty in the measure of the high school” and propose a Potentially Meaningful Teaching Unit (PMTU) about the matter. The objective of this pedagogical proposal is to introduce concept related to the uncertainties inherent to the measurement processes...

ver descrição completa

Autor principal: Alves, Marcio José
Formato: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Estadual de Londrina 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2447
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-2447
recordtype dspace
spelling riut-1-24472017-09-20T16:37:49Z O problema da incerteza na medida no ensino médio: uma proposta para o ensino The measurent uncertainty problem in high school: a proposal for teaching Alves, Marcio José Laburú, Carlos Eduardo http://lattes.cnpq.br/7608531416003323 Fujii, Américo Tsuneo Toginho Filho, Dari de Oliveira Camargo Filho, Paulo Sérgio de Física - Estudo e ensino Medição Conceitos Physics - Study and teaching Mensuration Concepts CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA Física This present study approach “the problem of uncertainty in the measure of the high school” and propose a Potentially Meaningful Teaching Unit (PMTU) about the matter. The objective of this pedagogical proposal is to introduce concept related to the uncertainties inherent to the measurement processes, knowledge considered essential for a better understanding of the quantitative experiments. Participants of this study were Physics students from the 1st year of high school at the Adélia Dionísia Barbosa State School, in Londrina, Paraná State. The main findings of this study are: (i) it is possible to introduce concepts related to the uncertainties inherent in the measurement process in basic education; (ii) the PMTU and the experimentation, based on scientific education research, which also includes physics teaching, can contribute to the meaningful learning of the physical concepts and to the motivation of students in high school physics classes. O presente estudo aborda “o problema da incerteza na medida no ensino médio” e propõe uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativo (UEPS) acerca do assunto. O objetivo desta proposta pedagógica é introduzir conceitos relativos às incertezas inerentes ao processo de medição, conhecimento visto como essencial para uma melhor compreensão dos experimentos quantitativos, e por consequência dos conceitos físicos. Participaram desse estudo alunos de Física do 1° ano do ensino médio do Colégio Estadual Professora Adélia Dionísia Barbosa, lotado no município de Londrina, no estado do Paraná. As principais constatações deste trabalho são: (i) é possível introduzir conceitos relativos às incertezas inerentes ao processo de medição, no ensino básico; (ii) as UEPS e a experimentação, alicerçadas por investigações da Educação Científica, que também abarcam o ensino de Física, podem contribuir para a aprendizagem significativa dos conceitos físicos e para a motivação dos alunos nas aulas de física do ensino médio. 2017-09-20T16:37:49Z 2017-09-20T16:37:49Z 2016-04-08 masterThesis ALVES, Marcio José. O Problema da incerteza na medida no ensino médio: uma proposta para o ensino. 2016. 111 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissionalizante em Ensino de Física) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2016. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2447 por http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000210889 openAccess application/pdf Universidade Estadual de Londrina Londrina Brasil Mestrado Nacional Profissionalizante em Ensino de Física UEL
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Física - Estudo e ensino
Medição
Conceitos
Physics - Study and teaching
Mensuration
Concepts
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Física
spellingShingle Física - Estudo e ensino
Medição
Conceitos
Physics - Study and teaching
Mensuration
Concepts
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Física
Alves, Marcio José
O problema da incerteza na medida no ensino médio: uma proposta para o ensino
description This present study approach “the problem of uncertainty in the measure of the high school” and propose a Potentially Meaningful Teaching Unit (PMTU) about the matter. The objective of this pedagogical proposal is to introduce concept related to the uncertainties inherent to the measurement processes, knowledge considered essential for a better understanding of the quantitative experiments. Participants of this study were Physics students from the 1st year of high school at the Adélia Dionísia Barbosa State School, in Londrina, Paraná State. The main findings of this study are: (i) it is possible to introduce concepts related to the uncertainties inherent in the measurement process in basic education; (ii) the PMTU and the experimentation, based on scientific education research, which also includes physics teaching, can contribute to the meaningful learning of the physical concepts and to the motivation of students in high school physics classes.
format Dissertação
author Alves, Marcio José
author_sort Alves, Marcio José
title O problema da incerteza na medida no ensino médio: uma proposta para o ensino
title_short O problema da incerteza na medida no ensino médio: uma proposta para o ensino
title_full O problema da incerteza na medida no ensino médio: uma proposta para o ensino
title_fullStr O problema da incerteza na medida no ensino médio: uma proposta para o ensino
title_full_unstemmed O problema da incerteza na medida no ensino médio: uma proposta para o ensino
title_sort o problema da incerteza na medida no ensino médio: uma proposta para o ensino
publisher Universidade Estadual de Londrina
publishDate 2017
citation ALVES, Marcio José. O Problema da incerteza na medida no ensino médio: uma proposta para o ensino. 2016. 111 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissionalizante em Ensino de Física) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2016.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2447
_version_ 1805323198511710208
score 10,814766