O uso da programação Scratch para o desenvolvimento de habilidades em crianças do ensino fundamental

Acompanha: Caderno Pedagógico: O uso da programação Scratch no desenvolvimento de habilidades em crianças do ensino fundamental

Autor principal: Castro, Adriane de
Formato: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2462
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-2462
recordtype dspace
spelling riut-1-24622017-09-23T19:20:27Z O uso da programação Scratch para o desenvolvimento de habilidades em crianças do ensino fundamental The use of Scratch programming for the development of skills in fundamental teaching children Castro, Adriane de Koscianski, André http://lattes.cnpq.br/7693781941703733 Lima, José Valdeni de Santos Junior, Guataçara dos Lima, Siumara Aparecida de Koscianski, André Scratch (Linguagem de programação de computador) Raciocínio em crianças Criatividade Scratch (Computer program language) Reasoning in children Creative ability CNPQ::CIENCIAS HUMANAS Ensino Acompanha: Caderno Pedagógico: O uso da programação Scratch no desenvolvimento de habilidades em crianças do ensino fundamental Teaching programming at school is a worldwide trend. The Scratch programming language was crafted for children, providing a simple graphic interface using Lego-like blocks instead of codes. This work introduced computer programming using Scratch for children in the initial years of elementary education, in a municipal school at Ponta Grossa. Jean Piaget's Constructivism approach was employed with regard to child's development, as well as the constructivist perspective of Seymour Papert given the relationship with computers and learning. The research has applied nature, with a qualitative approach and interpretive character. In order to form an observation baseline it was taken the nine learning skills for the twenty-first century listed by Mitchel Resnick, which are divided into three areas: information and communication skills; critical thinking and problem solving; and self-direction. During one year of project, children had the opportunity to learn the basics of Scratch programming and to engage in activities that involved creativity, logic, and problem solving. It was observed that the use of Scratch created a motivating environment. Positive results were found, in the sense that children could develop skills by interacting with each other and with the computer. O ensino de programação na escola é uma tendência mundial. A linguagem de programação Scratch foi desenvolvida especialmente para crianças, pois usa uma interface gráfica fácil sem códigos, apenas blocos parecidos com lego. Pensando nisso, este trabalho tratou da inserção de programação para crianças dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola municipal da cidade de Ponta Grossa. Esta pesquisa usou a abordagem do Construtivismo de Jean Piaget em busca de compreender o desenvolvimento da criança e também a perspectiva construcionista de Seymour Papert, pela relação com computadores e aprendizado. Desenvolveu-se uma pesquisa aplicada com enfoque qualitativo de cunho interpretativo. Foi utilizada como referência para observação as nove habilidades de aprendizagem para o século XXI elencadas por Mitchel Resnick, divididas em três áreas: habilidades ligadas à informação e comunicação; pensamento crítico e resolução de problemas; e autodirecionamento. Durante um no de projeto, as crianças tiveram a oportunidade de aprender conceitos básicos da programação Scratch e realizar atividades que envolveram criatividade, lógica e solução de problemas. Observou-se que a programação Scratch proporcionou às crianças um ambiente motivador, e resultados positivos no sentido de que elas puderam efetivamente desenvolver habilidades ao interagir por conta própria entre si e com o computador. 2017-09-23T19:20:27Z 2017-09-23T19:20:27Z 2017-05-03 masterThesis CASTRO, Adriane de. O uso da programação Scratch para o desenvolvimento de habilidades em crianças do ensino fundamental. 2017. 124 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2017. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2462 por openAccess application/pdf application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Ponta Grossa Brasil Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Scratch (Linguagem de programação de computador)
Raciocínio em crianças
Criatividade
Scratch (Computer program language)
Reasoning in children
Creative ability
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Ensino
spellingShingle Scratch (Linguagem de programação de computador)
Raciocínio em crianças
Criatividade
Scratch (Computer program language)
Reasoning in children
Creative ability
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Ensino
Castro, Adriane de
O uso da programação Scratch para o desenvolvimento de habilidades em crianças do ensino fundamental
description Acompanha: Caderno Pedagógico: O uso da programação Scratch no desenvolvimento de habilidades em crianças do ensino fundamental
format Dissertação
author Castro, Adriane de
author_sort Castro, Adriane de
title O uso da programação Scratch para o desenvolvimento de habilidades em crianças do ensino fundamental
title_short O uso da programação Scratch para o desenvolvimento de habilidades em crianças do ensino fundamental
title_full O uso da programação Scratch para o desenvolvimento de habilidades em crianças do ensino fundamental
title_fullStr O uso da programação Scratch para o desenvolvimento de habilidades em crianças do ensino fundamental
title_full_unstemmed O uso da programação Scratch para o desenvolvimento de habilidades em crianças do ensino fundamental
title_sort o uso da programação scratch para o desenvolvimento de habilidades em crianças do ensino fundamental
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2017
citation CASTRO, Adriane de. O uso da programação Scratch para o desenvolvimento de habilidades em crianças do ensino fundamental. 2017. 124 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2017.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2462
_version_ 1805309958028263424
score 10,814766