Curso de formação continuada em serviço: uma ferramenta para reflexão sobre a prática pedagógica na educação inclusiva para deficientes intelectuais

Acompanha produção técnica: Curso de formação continuada em serviço para ensino de números e operações em contexto regular para alunos com deficiência intelectual

Autor principal: Iaros, Joselaine Aparecida Hass
Formato: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24632
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-24632
recordtype dspace
spelling riut-1-246322021-04-06T06:11:56Z Curso de formação continuada em serviço: uma ferramenta para reflexão sobre a prática pedagógica na educação inclusiva para deficientes intelectuais Continuing in-service training course: a tool for reflection on pedagogical practice in inclusive education for the intellectually disabled students Iaros, Joselaine Aparecida Hass Silva, Sani de Carvalho Rutz da https://orcid.org/0000-0002-1548-5739 http://lattes.cnpq.br/5694972079639390 Basniak, Maria Ivete https://orcid.org/0000-0001-5172-981X http://lattes.cnpq.br/2309595955795399 Silva, Sani de Carvalho Rutz da https://orcid.org/0000-0002-1548-5739 http://lattes.cnpq.br/5694972079639390 Mainardes, Jefferson http://orcid.org/0000-0003-0401-8112 http://lattes.cnpq.br/1869253922319886 Ciappina, Jussara Rodrigues https://orcid.org/0000-0002-8147-8668 http://lattes.cnpq.br/8750446667201659 Basniak, Maria Ivete https://orcid.org/0000-0001-5172-981X http://lattes.cnpq.br/2309595955795399 Professores - Formação Reflexão (Filosofia) Educação inclusiva Incapacidade intelectual Matemática - Estudo e ensino Teachers, Training of Reflection (Philosophy) Inclusive education Stupidity Mathematics - Study and teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS Engenharia/Tecnologia/Gestão Acompanha produção técnica: Curso de formação continuada em serviço para ensino de números e operações em contexto regular para alunos com deficiência intelectual This work discusses the reflection on the pedagogical practice as an instrument to construct the inclusive educative for students with intellectual disability. The research theme arose from the need to understand, before the discussions and research on Special Education from an inclusive perspective, which are the difficulties on the pedagogical practices being indeed inclusive. Thereunto, a continuing in-service training course was proposed to enable constructing a tool for reflection on the pedagogical practice. The research had as aim at investigating the contributions of a continuing in-service training course for inclusive pedagogical practice to teach numbers and operations for intellectual disabled students in a context of regular teaching. This applied nature study and qualitative approach used the research-action as methodology, carried out with teachers of Basic Education who worked with regular groups that had intellectual disabled students included in Ponta Grossa - Paraná. As educational product, a continuing in-service training course was developed, in which theoretical principles and the reflection on pedagogical practice were inserted, in a sequential and structured way, as instrument to construct the teaching of Numbers and Operations for intellectual disabled students. The research was based on contributions by Vygotsky on the teaching and learning process for intellectual disabled students. Results indicate that pedagogical practices are not indeed inclusive by difficult of teachers to transform theoretical principles into pedagogical practices. Results also made evident the importance of teachers reflecting on their pedagogical practices. However, it is highlighted that to exercise reflection values, they must be reported in a sequential and structured way to enable consider them for next pedagogical practices. Then, teachers might construct evidences of their work and results, establishing themselves as managers for students’ development, monitoring them in a qualitative way and enabling the improvement of pedagogical practices to meet the needs of everyone. Esta dissertação discute a reflexão sobre a prática pedagógica como instrumento na construção da educação inclusiva para alunos com deficiência intelectual. A temática da pesquisa surgiu da necessidade de compreender, diante das crescentes discussões e pesquisas sobre Educação Especial na perspectiva inclusiva, quais as dificuldades de as práticas pedagógicas serem, de fato, inclusivas. Dessa forma, propôs-se um curso de formação continuada em serviço para poder constituir uma ferramenta para reflexão sobre a prática pedagógica. A pesquisa objetivou investigar as contribuições de um curso de formação continuada em serviço, a prática pedagógica inclusiva para o ensino de números e operações a alunos com deficiência intelectual em um contexto regular de ensino. O estudo de natureza aplicada e abordagem qualitativa utilizou, como ferramenta, a metodologia da pesquisa-ação, e foi realizada com professores da Educação Básica que atuam em turmas regulares que possuem alunos com deficiência intelectual inclusos no município de Ponta Grossa - Paraná. Como produto educacional, um curso de formação continuada em serviço foi desenvolvido, no qual se inseriram os princípios teóricos e a reflexão sobre a prática pedagógica de forma sequenciada e estruturada como instrumento para a construção da educação inclusiva para o ensino de Números e Operações a alunos com deficiência intelectual. A pesquisa fundamentou-se nas contribuições de Vygotsky sobre o processo de ensino e aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual. Os resultados indicam que práticas pedagógicas não são de fato inclusivas pela dificuldade que os professores têm de transformar os princípios teóricos em prática pedagógica. Diante dos resultados, evidenciou-se a importância de os professores refletirem sobre suas práticas pedagógicas. Ressalta-se, porém, as reflexões, para exercerem seu valor, devem ser registradas de forma sequenciada e estruturada, para que possam ser consideradas nas próximas práticas pedagógicas. Desta forma, o professor pode constituir evidências de seu trabalho e seus resultados, estabelecendo-se como gestor do desenvolvimento de seus alunos, acompanhando-os de uma forma qualitativa e podendo aprimorar suas práticas pedagógicas para que atendam a necessidade de todos. 2021-04-05T20:43:49Z 2021-04-05T20:43:49Z 2020-11-20 masterThesis IAROS, Joselaine Aparecida Hass. Curso de formação continuada em serviço: uma ferramenta para reflexão sobre a prática pedagógica na educação inclusiva para deficientes intelectuais. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2020. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24632 por openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ application/pdf application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Ponta Grossa Brasil Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Professores - Formação
Reflexão (Filosofia)
Educação inclusiva
Incapacidade intelectual
Matemática - Estudo e ensino
Teachers, Training of
Reflection (Philosophy)
Inclusive education
Stupidity
Mathematics - Study and teaching
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Engenharia/Tecnologia/Gestão
spellingShingle Professores - Formação
Reflexão (Filosofia)
Educação inclusiva
Incapacidade intelectual
Matemática - Estudo e ensino
Teachers, Training of
Reflection (Philosophy)
Inclusive education
Stupidity
Mathematics - Study and teaching
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Engenharia/Tecnologia/Gestão
Iaros, Joselaine Aparecida Hass
Curso de formação continuada em serviço: uma ferramenta para reflexão sobre a prática pedagógica na educação inclusiva para deficientes intelectuais
description Acompanha produção técnica: Curso de formação continuada em serviço para ensino de números e operações em contexto regular para alunos com deficiência intelectual
format Dissertação
author Iaros, Joselaine Aparecida Hass
author_sort Iaros, Joselaine Aparecida Hass
title Curso de formação continuada em serviço: uma ferramenta para reflexão sobre a prática pedagógica na educação inclusiva para deficientes intelectuais
title_short Curso de formação continuada em serviço: uma ferramenta para reflexão sobre a prática pedagógica na educação inclusiva para deficientes intelectuais
title_full Curso de formação continuada em serviço: uma ferramenta para reflexão sobre a prática pedagógica na educação inclusiva para deficientes intelectuais
title_fullStr Curso de formação continuada em serviço: uma ferramenta para reflexão sobre a prática pedagógica na educação inclusiva para deficientes intelectuais
title_full_unstemmed Curso de formação continuada em serviço: uma ferramenta para reflexão sobre a prática pedagógica na educação inclusiva para deficientes intelectuais
title_sort curso de formação continuada em serviço: uma ferramenta para reflexão sobre a prática pedagógica na educação inclusiva para deficientes intelectuais
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2021
citation IAROS, Joselaine Aparecida Hass. Curso de formação continuada em serviço: uma ferramenta para reflexão sobre a prática pedagógica na educação inclusiva para deficientes intelectuais. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2020.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24632
_version_ 1805305474767126528
score 10,814766