Sentidos subjetivos da escolha por cursos superiores de tecnologia

As transformações tecnológicas e científicas interferem no mercado de trabalho em uma constância de mudanças que alteram as características da própria sociedade e da relação entre educação e trabalho. Atualmente, é importante refletir sobre a questão da escolha profissional que se situa dentro de um...

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Autor principal: Cordova, Renata Pereira de
Formato: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24681
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Resumo: As transformações tecnológicas e científicas interferem no mercado de trabalho em uma constância de mudanças que alteram as características da própria sociedade e da relação entre educação e trabalho. Atualmente, é importante refletir sobre a questão da escolha profissional que se situa dentro de um mercado de trabalho permeado pela instabilidade e volatilidade. Nesse cenário de competitividade e mudanças constantes, os estudantes precisam decidir constantemente o seu direcionamento de carreira. O objetivo desta pesquisa foi analisar os sentidos subjetivos atribuídos por estudantes para a escolha por Cursos Superiores de Tecnologia. Opção de formação também conhecida como Tecnólogo, que no período de 2008 a 2018 aumentou em 102,9%, de 354.713 para 719.569, o número de ingressantes, que se apresenta como uma possibilidade de aceleração no processo de formação, de acesso mais fácil para as classes menos privilegiadas e supostamente facilitador do desenvolvimento de competências específicas para atender às exigências do mercado de trabalho. A duração do processo formativo é em torno de dois anos e o foco de formação está na profissionalização. Desenvolveu-se uma discussão teórica sobre a questão da escolha profissional com base no enfoque da Psicologia Histórico-Cultural, tendo como principal direcionador o pensamento de Vigotsky (1991a, 1991b, 1992, 1995, 1999, 2000, 2001) assim como na Teoria da Subjetividade de González Rey (2003, 2005, 2010, 2012). A metodologia segue os preceitos da Epistemologia Qualitativa de González Rey e a análise do material produzido foi realizada por meio da apreensão da configuração dos sentidos subjetivos relacionados à escolha profissional. Foi realizado levantamento bibliográfico, entrevistas semiestruturadas e aplicação do instrumento frases incompletas em quatro estudantes dos Cursos de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Processos Gerenciais e Logística de uma instituição de ensino superior privada, localizada em Pinhais-PR. Destaque-se a necessidade de adaptações nos procedimentos da pesquisa, sendo que as entrevistas semiestruturadas foram realizadas de forma virtual, devido às condições de isolamento social impostas pela pandemia do coronavírus. Como resultados se observou que: a configuração dos sentidos subjetivos das escolhas profissionais foram permeados por aspectos educacionais, familiares, econômicos e ideológicos; Nota-se a predominância da ideologia neoliberal nos processos decisórios, onde o sujeito é direcionado à se adaptar às necessidades de qualificação do próprio mercado de trabalho, demonstrando menor consciência de suas reais (im)possibilidades. A proposta é repensar o processo educacional desses jovens, com investimento em estratégias de formação integral, assim como a implementação de práticas de orientação e planejamento de carreira centradas em vivências que favoreçam o pensar crítico e articulação de escolhas mais conscientes.