Sentidos subjetivos da escolha por cursos superiores de tecnologia
As transformações tecnológicas e científicas interferem no mercado de trabalho em uma constância de mudanças que alteram as características da própria sociedade e da relação entre educação e trabalho. Atualmente, é importante refletir sobre a questão da escolha profissional que se situa dentro de um...
Autor principal: | Cordova, Renata Pereira de |
---|---|
Formato: | Dissertação |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24681 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-24681 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-246812021-04-08T06:11:03Z Sentidos subjetivos da escolha por cursos superiores de tecnologia Subjective senses of the choice for higher technology courses Cordova, Renata Pereira de Dias, Maria Sara de Lima https://orcid.org/0000-0001-7296-6400 http://lattes.cnpq.br/4807954398668607 Kominek, Andrea Maila Voss http://lattes.cnpq.br/0756516385105893 Soares, Dulce Helena Penna http://lattes.cnpq.br/0390877386572540 Dias, Maria Sara de Lima https://orcid.org/0000-0001-7296-6400 http://lattes.cnpq.br/4807954398668607 Faria, Rafaela Roman de http://lattes.cnpq.br/6452173877591030 Tecnólogos Ensino profissional Interesse profissional Subjetividade Orientação educacional no ensino profissional Ensino superior Technologists Professional education Vocational interests Subjectivity Personnel service in vocational education Education, Higher CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Sociais e Humanidades As transformações tecnológicas e científicas interferem no mercado de trabalho em uma constância de mudanças que alteram as características da própria sociedade e da relação entre educação e trabalho. Atualmente, é importante refletir sobre a questão da escolha profissional que se situa dentro de um mercado de trabalho permeado pela instabilidade e volatilidade. Nesse cenário de competitividade e mudanças constantes, os estudantes precisam decidir constantemente o seu direcionamento de carreira. O objetivo desta pesquisa foi analisar os sentidos subjetivos atribuídos por estudantes para a escolha por Cursos Superiores de Tecnologia. Opção de formação também conhecida como Tecnólogo, que no período de 2008 a 2018 aumentou em 102,9%, de 354.713 para 719.569, o número de ingressantes, que se apresenta como uma possibilidade de aceleração no processo de formação, de acesso mais fácil para as classes menos privilegiadas e supostamente facilitador do desenvolvimento de competências específicas para atender às exigências do mercado de trabalho. A duração do processo formativo é em torno de dois anos e o foco de formação está na profissionalização. Desenvolveu-se uma discussão teórica sobre a questão da escolha profissional com base no enfoque da Psicologia Histórico-Cultural, tendo como principal direcionador o pensamento de Vigotsky (1991a, 1991b, 1992, 1995, 1999, 2000, 2001) assim como na Teoria da Subjetividade de González Rey (2003, 2005, 2010, 2012). A metodologia segue os preceitos da Epistemologia Qualitativa de González Rey e a análise do material produzido foi realizada por meio da apreensão da configuração dos sentidos subjetivos relacionados à escolha profissional. Foi realizado levantamento bibliográfico, entrevistas semiestruturadas e aplicação do instrumento frases incompletas em quatro estudantes dos Cursos de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Processos Gerenciais e Logística de uma instituição de ensino superior privada, localizada em Pinhais-PR. Destaque-se a necessidade de adaptações nos procedimentos da pesquisa, sendo que as entrevistas semiestruturadas foram realizadas de forma virtual, devido às condições de isolamento social impostas pela pandemia do coronavírus. Como resultados se observou que: a configuração dos sentidos subjetivos das escolhas profissionais foram permeados por aspectos educacionais, familiares, econômicos e ideológicos; Nota-se a predominância da ideologia neoliberal nos processos decisórios, onde o sujeito é direcionado à se adaptar às necessidades de qualificação do próprio mercado de trabalho, demonstrando menor consciência de suas reais (im)possibilidades. A proposta é repensar o processo educacional desses jovens, com investimento em estratégias de formação integral, assim como a implementação de práticas de orientação e planejamento de carreira centradas em vivências que favoreçam o pensar crítico e articulação de escolhas mais conscientes. As transformações tecnológicas e científicas interferem no mercado de trabalho em uma constância de mudanças que alteram as características da própria sociedade e da relação entre educação e trabalho. Atualmente, é importante refletir sobre a questão da escolha profissional que se situa dentro de um mercado de trabalho permeado pela instabilidade e volatilidade. Nesse cenário de competitividade e mudanças constantes, os estudantes precisam decidir constantemente o seu direcionamento de carreira. O objetivo desta pesquisa foi analisar os sentidos subjetivos atribuídos por estudantes para a escolha por Cursos Superiores de Tecnologia. Opção de formação também conhecida como Tecnólogo, que no período de 2008 a 2018 aumentou em 102,9%, de 354.713 para 719.569, o número de ingressantes, que se apresenta como uma possibilidade de aceleração no processo de formação, de acesso mais fácil para as classes menos privilegiadas e supostamente facilitador do desenvolvimento de competências específicas para atender às exigências do mercado de trabalho. A duração do processo formativo é em torno de dois anos e o foco de formação está na profissionalização. Desenvolveu-se uma discussão teórica sobre a questão da escolha profissional com base no enfoque da Psicologia Histórico-Cultural, tendo como principal direcionador o pensamento de Vigotsky (1991a, 1991b, 1992, 1995, 1999, 2000, 2001) assim como na Teoria da Subjetividade de González Rey (2003, 2005, 2010, 2012). A metodologia segue os preceitos da Epistemologia Qualitativa de González Rey e a análise do material produzido foi realizada por meio da apreensão da configuração dos sentidos subjetivos relacionados à escolha profissional. Foi realizado levantamento bibliográfico, entrevistas semiestruturadas e aplicação do instrumento frases incompletas em quatro estudantes dos Cursos de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Processos Gerenciais e Logística de uma instituição de ensino superior privada, localizada em Pinhais-PR. Destaque-se a necessidade de adaptações nos procedimentos da pesquisa, sendo que as entrevistas semiestruturadas foram realizadas de forma virtual, devido às condições de isolamento social impostas pela pandemia do coronavírus. Como resultados se observou que: a configuração dos sentidos subjetivos das escolhas profissionais foram permeados por aspectos educacionais, familiares, econômicos e ideológicos; Nota-se a predominância da ideologia neoliberal nos processos decisórios, onde o sujeito é direcionado à se adaptar às necessidades de qualificação do próprio mercado de trabalho, demonstrando menor consciência de suas reais (im)possibilidades. A proposta é repensar o processo educacional desses jovens, com investimento em estratégias de formação integral, assim como a implementação de práticas de orientação e planejamento de carreira centradas em vivências que favoreçam o pensar crítico e articulação de escolhas mais conscientes. 2021-04-07T19:12:40Z 2021-04-07T19:12:40Z 2021-02-23 masterThesis CORDOVA, Renata Pereira de. Sentidos subjetivos da escolha por cursos superiores de tecnologia. 2021. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24681 por openAccess Attribution 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Tecnólogos Ensino profissional Interesse profissional Subjetividade Orientação educacional no ensino profissional Ensino superior Technologists Professional education Vocational interests Subjectivity Personnel service in vocational education Education, Higher CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Sociais e Humanidades |
spellingShingle |
Tecnólogos Ensino profissional Interesse profissional Subjetividade Orientação educacional no ensino profissional Ensino superior Technologists Professional education Vocational interests Subjectivity Personnel service in vocational education Education, Higher CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Sociais e Humanidades Cordova, Renata Pereira de Sentidos subjetivos da escolha por cursos superiores de tecnologia |
description |
As transformações tecnológicas e científicas interferem no mercado de trabalho em uma constância de mudanças que alteram as características da própria sociedade e da relação entre educação e trabalho. Atualmente, é importante refletir sobre a questão da escolha profissional que se situa dentro de um mercado de trabalho permeado pela instabilidade e volatilidade. Nesse cenário de competitividade e mudanças constantes, os estudantes precisam decidir constantemente o seu direcionamento de carreira. O objetivo desta pesquisa foi analisar os sentidos subjetivos atribuídos por estudantes para a escolha por Cursos Superiores de Tecnologia. Opção de formação também conhecida como Tecnólogo, que no período de 2008 a 2018 aumentou em 102,9%, de 354.713 para 719.569, o número de ingressantes, que se apresenta como uma possibilidade de aceleração no processo de formação, de acesso mais fácil para as classes menos privilegiadas e supostamente facilitador do desenvolvimento de competências específicas para atender às exigências do mercado de trabalho. A duração do processo formativo é em torno de dois anos e o foco de formação está na profissionalização. Desenvolveu-se uma discussão teórica sobre a questão da escolha profissional com base no enfoque da Psicologia Histórico-Cultural, tendo como principal direcionador o pensamento de Vigotsky (1991a, 1991b, 1992, 1995, 1999, 2000, 2001) assim como na Teoria da Subjetividade de González Rey (2003, 2005, 2010, 2012). A metodologia segue os preceitos da Epistemologia Qualitativa de González Rey e a análise do material produzido foi realizada por meio da apreensão da configuração dos sentidos subjetivos relacionados à escolha profissional. Foi realizado levantamento bibliográfico, entrevistas semiestruturadas e aplicação do instrumento frases incompletas em quatro estudantes dos Cursos de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Processos Gerenciais e Logística de uma instituição de ensino superior privada, localizada em Pinhais-PR. Destaque-se a necessidade de adaptações nos procedimentos da pesquisa, sendo que as entrevistas semiestruturadas foram realizadas de forma virtual, devido às condições de isolamento social impostas pela pandemia do coronavírus. Como resultados se observou que: a configuração dos sentidos subjetivos das escolhas profissionais foram permeados por aspectos educacionais, familiares, econômicos e ideológicos; Nota-se a predominância da ideologia neoliberal nos processos decisórios, onde o sujeito é direcionado à se adaptar às necessidades de qualificação do próprio mercado de trabalho, demonstrando menor consciência de suas reais (im)possibilidades. A proposta é repensar o processo educacional desses jovens, com investimento em estratégias de formação integral, assim como a implementação de práticas de orientação e planejamento de carreira centradas em vivências que favoreçam o pensar crítico e articulação de escolhas mais conscientes. |
format |
Dissertação |
author |
Cordova, Renata Pereira de |
author_sort |
Cordova, Renata Pereira de |
title |
Sentidos subjetivos da escolha por cursos superiores de tecnologia |
title_short |
Sentidos subjetivos da escolha por cursos superiores de tecnologia |
title_full |
Sentidos subjetivos da escolha por cursos superiores de tecnologia |
title_fullStr |
Sentidos subjetivos da escolha por cursos superiores de tecnologia |
title_full_unstemmed |
Sentidos subjetivos da escolha por cursos superiores de tecnologia |
title_sort |
sentidos subjetivos da escolha por cursos superiores de tecnologia |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2021 |
citation |
CORDOVA, Renata Pereira de. Sentidos subjetivos da escolha por cursos superiores de tecnologia. 2021. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24681 |
_version_ |
1805320483764174848 |
score |
10,814766 |