Ensino de ecologia no Brasil: uma análise de metodologias pedagógicas nos anos iniciais do ensino fundamental

Ecology is a relatively young science and has several nuances, strands and peculiarities. Coined in the 19th century, it has been used constantly in the 21st century by the media, especially due to the human being's bad actions in the environment. The media makes use of its terms, mainly, with...

ver descrição completa

Autor principal: Silva, Barbarah Conrado de Almeida
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24765
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-24765
recordtype dspace
spelling riut-1-247652021-04-16T06:10:46Z Ensino de ecologia no Brasil: uma análise de metodologias pedagógicas nos anos iniciais do ensino fundamental Ecology teaching in Brazil: an analysis of pedagogical methodologies in the early years of elementary education Silva, Barbarah Conrado de Almeida Ferrari, Fernanda Ferrari, Fernanda Sereia, Diesse Aparecida de Oliveira Estevan, Daniela Aparecida Ecologia Ensino Biologia Ecology Teaching Biology CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Ecology is a relatively young science and has several nuances, strands and peculiarities. Coined in the 19th century, it has been used constantly in the 21st century by the media, especially due to the human being's bad actions in the environment. The media makes use of its terms, mainly, with the objective of alarming, often, a sensationalist content. In addition, with the Internet, the circulation of false news makes the school more engaged in the production and transmission of serious and concrete knowledge to combat ignorance. The journals have numerous publications, but few deal with the teaching of ecology, and even less with the teaching of ecology in basic education. The present work aimed to reduce this scarcity, discussing authors who deal with ecology from different perspectives, its history, its aspects. Through a survey of Brazilian academic production regarding the teaching of Ecology content and exploratory and qualitative analysis, the objective was to evaluate the pedagogical methodologies used for the teaching of ecology in the early years of elementary school. The results obtained show us that participatory, practical and interactive methodologies enrich the transmission of knowledge and are great tools to create reflective thinking and raise the need for much needed change for generations to come. From this, we can conclude that we are moving towards visuality, because over the years of the studies analyzed, we see that the media are improving. A ecologia é uma ciência relativamente jovem e possui diversas nuances, vertentes e peculiaridades. Cunhada no século XIX, ela tem sido usada constantemente no século XXI pela mídia, sobretudo pelas más ações do ser humano no meio ambiente. A mídia faz uso de seus termos, principalmente, com o objetivo de alarmar, muitas vezes, um conteúdo sensacionalista. Além disso, com a internet, a circulação de notícias falsas faz com que a escola seja mais engajada na produção e transmissão de conhecimento sério e concreto para combater a ignorância. Os periódicos contam com numerosas publicações, mas poucas tratam do ensino de ecologia, e menos ainda do ensino de ecologia na educação básica. O presente trabalho almejou diminuir essa escassez, discutindo autores que tratam da ecologia a partir de diversas perspectivas, sua história, suas vertentes. Por meio de um levantamento da produção acadêmica brasileira referente ao ensino de conteúdos de Ecologia e da análise exploratória e qualitativa, objetivou-se avaliar as metodologias pedagógicas utilizadas para o ensino da ecologia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os resultados obtidos nos mostram que as metodologias participativas, práticas e interativas, enriquecem a transmissão de conhecimentos e são ótimas ferramentas para criar o pensamento reflexivo e suscitar a necessidade de mudança tão necessária para as gerações vindouras. A partir disso, podemos concluir que caminhamos para a visualidade, pois ao longo dos anos dos estudos analisados, vemos que as mídias vão se aprimorando. 2021-04-15T17:02:00Z 2021-04-15T17:02:00Z 2020-09-26 specializationThesis SILVA, Barbarah Conrado de Almeida. Ensino de ecologia no Brasil: uma análise de metodologias pedagógicas nos anos iniciais do ensino fundamental. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2020. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24765 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Dois Vizinhos Brasil Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Ecologia
Ensino
Biologia
Ecology
Teaching
Biology
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Ecologia
Ensino
Biologia
Ecology
Teaching
Biology
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Silva, Barbarah Conrado de Almeida
Ensino de ecologia no Brasil: uma análise de metodologias pedagógicas nos anos iniciais do ensino fundamental
description Ecology is a relatively young science and has several nuances, strands and peculiarities. Coined in the 19th century, it has been used constantly in the 21st century by the media, especially due to the human being's bad actions in the environment. The media makes use of its terms, mainly, with the objective of alarming, often, a sensationalist content. In addition, with the Internet, the circulation of false news makes the school more engaged in the production and transmission of serious and concrete knowledge to combat ignorance. The journals have numerous publications, but few deal with the teaching of ecology, and even less with the teaching of ecology in basic education. The present work aimed to reduce this scarcity, discussing authors who deal with ecology from different perspectives, its history, its aspects. Through a survey of Brazilian academic production regarding the teaching of Ecology content and exploratory and qualitative analysis, the objective was to evaluate the pedagogical methodologies used for the teaching of ecology in the early years of elementary school. The results obtained show us that participatory, practical and interactive methodologies enrich the transmission of knowledge and are great tools to create reflective thinking and raise the need for much needed change for generations to come. From this, we can conclude that we are moving towards visuality, because over the years of the studies analyzed, we see that the media are improving.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Silva, Barbarah Conrado de Almeida
author_sort Silva, Barbarah Conrado de Almeida
title Ensino de ecologia no Brasil: uma análise de metodologias pedagógicas nos anos iniciais do ensino fundamental
title_short Ensino de ecologia no Brasil: uma análise de metodologias pedagógicas nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full Ensino de ecologia no Brasil: uma análise de metodologias pedagógicas nos anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr Ensino de ecologia no Brasil: uma análise de metodologias pedagógicas nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Ensino de ecologia no Brasil: uma análise de metodologias pedagógicas nos anos iniciais do ensino fundamental
title_sort ensino de ecologia no brasil: uma análise de metodologias pedagógicas nos anos iniciais do ensino fundamental
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2021
citation SILVA, Barbarah Conrado de Almeida. Ensino de ecologia no Brasil: uma análise de metodologias pedagógicas nos anos iniciais do ensino fundamental. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2020.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24765
_version_ 1805320487188824064
score 10,814766