A realização de seminários no curso de biblioteconomia da UEL enquanto prática de ensino/aprendizagem ou de avaliação discente
Pesquisa do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Estadual de Londrina, realizada com o objetivo de identificar significados e conseqüências das práticas avaliativas no curso de biblioteconomia, destacando experiências positivas no entendimento dos alunos. Para o desenvolvimento da...
Principais autores: | Giannasi, Maria Júlia, Di Chiara, Ivone Guerreiro, Cruz, Vilma Aparecida Gimenes da, Reis, Sandra Gomes de Oliveira |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Londrina
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24848 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-24848 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-248482021-04-27T06:12:01Z A realização de seminários no curso de biblioteconomia da UEL enquanto prática de ensino/aprendizagem ou de avaliação discente Giannasi, Maria Júlia Di Chiara, Ivone Guerreiro Cruz, Vilma Aparecida Gimenes da Reis, Sandra Gomes de Oliveira Biblioteconomia Formação profissional Seminários (Estudo) Avaliação educacional Library science Occupational training Seminars Education - Evaluation CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO Pesquisa do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Estadual de Londrina, realizada com o objetivo de identificar significados e conseqüências das práticas avaliativas no curso de biblioteconomia, destacando experiências positivas no entendimento dos alunos. Para o desenvolvimento da pesquisa utilizou-se a metodologia da problematização, a qual segue as seguintes etapas: observação da realidade; identificação dos pontos–chave; teorização; hipóteses de solução e aplicação à realidade. Em teste piloto, constatou-se que o seminário, da forma como é entendido pelos alunos, é a prática de avaliação mais positiva. Apartir desse resultado inicial, aprofundou-se o entendimento que alunos e professores do curso de biblioteconomia têm do seminário como prática pedagógica. Os resultados demonstram limitações no entendimento dessa prática pedagógica que, no âmbito do curso, detectou não haver distinção clara no uso como procedimento didático e como procedimento de avaliação, necessitando intervenções significativas de especialistas da área. 2021-04-26T18:08:39Z 2021-04-26T18:08:39Z 2001 article GIANNASI, Maria Júlia et al. A realização de seminários no curso de biblioteconomia da UEL enquanto prática de ensino/aprendizagem ou de avaliação discente. Perspect. cienc. inf., Belo Horizonte, v. 6, n. 2, p. 235 - 248, jul./dez.2001. Disponível em: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/430. Acesso em: 23 abr. 2021. 1981-5344 http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24848 por Perspectivas em Ciência da Informação http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/430 openAccess http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ application/pdf Londrina Brasil |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Biblioteconomia Formação profissional Seminários (Estudo) Avaliação educacional Library science Occupational training Seminars Education - Evaluation CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO |
spellingShingle |
Biblioteconomia Formação profissional Seminários (Estudo) Avaliação educacional Library science Occupational training Seminars Education - Evaluation CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO Giannasi, Maria Júlia Di Chiara, Ivone Guerreiro Cruz, Vilma Aparecida Gimenes da Reis, Sandra Gomes de Oliveira A realização de seminários no curso de biblioteconomia da UEL enquanto prática de ensino/aprendizagem ou de avaliação discente |
description |
Pesquisa do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Estadual de Londrina, realizada com o objetivo de identificar significados e conseqüências das práticas avaliativas no curso de biblioteconomia, destacando experiências positivas no entendimento dos alunos. Para o desenvolvimento da pesquisa utilizou-se a metodologia da problematização, a qual segue as seguintes etapas: observação da realidade; identificação dos pontos–chave; teorização; hipóteses de solução e aplicação à realidade. Em teste piloto,
constatou-se que o seminário, da forma como é entendido pelos alunos, é a prática de avaliação mais positiva. Apartir desse resultado inicial, aprofundou-se o entendimento que alunos e professores do curso de biblioteconomia têm do seminário como prática pedagógica. Os resultados demonstram limitações no entendimento dessa prática pedagógica que, no âmbito do curso, detectou não haver distinção clara no uso como procedimento didático e como procedimento de avaliação, necessitando intervenções significativas de especialistas da área. |
format |
Artigo |
author |
Giannasi, Maria Júlia Di Chiara, Ivone Guerreiro Cruz, Vilma Aparecida Gimenes da Reis, Sandra Gomes de Oliveira |
author_sort |
Giannasi, Maria Júlia |
title |
A realização de seminários no curso de biblioteconomia da UEL enquanto prática de ensino/aprendizagem ou de avaliação discente |
title_short |
A realização de seminários no curso de biblioteconomia da UEL enquanto prática de ensino/aprendizagem ou de avaliação discente |
title_full |
A realização de seminários no curso de biblioteconomia da UEL enquanto prática de ensino/aprendizagem ou de avaliação discente |
title_fullStr |
A realização de seminários no curso de biblioteconomia da UEL enquanto prática de ensino/aprendizagem ou de avaliação discente |
title_full_unstemmed |
A realização de seminários no curso de biblioteconomia da UEL enquanto prática de ensino/aprendizagem ou de avaliação discente |
title_sort |
realização de seminários no curso de biblioteconomia da uel enquanto prática de ensino/aprendizagem ou de avaliação discente |
publisher |
Londrina |
publishDate |
2021 |
citation |
GIANNASI, Maria Júlia et al. A realização de seminários no curso de biblioteconomia da UEL enquanto prática de ensino/aprendizagem ou de avaliação discente. Perspect. cienc. inf., Belo Horizonte, v. 6, n. 2, p. 235 - 248, jul./dez.2001. Disponível em: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/430. Acesso em: 23 abr. 2021. 1981-5344 |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24848 |
_version_ |
1805324452096901120 |
score |
10,814766 |