A realização de seminários no curso de biblioteconomia da UEL enquanto prática de ensino/aprendizagem ou de avaliação discente

Pesquisa do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Estadual de Londrina, realizada com o objetivo de identificar significados e conseqüências das práticas avaliativas no curso de biblioteconomia, destacando experiências positivas no entendimento dos alunos. Para o desenvolvimento da...

ver descrição completa

Principais autores: Giannasi, Maria Júlia, Di Chiara, Ivone Guerreiro, Cruz, Vilma Aparecida Gimenes da, Reis, Sandra Gomes de Oliveira
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Londrina 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24848
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-24848
recordtype dspace
spelling riut-1-248482021-04-27T06:12:01Z A realização de seminários no curso de biblioteconomia da UEL enquanto prática de ensino/aprendizagem ou de avaliação discente Giannasi, Maria Júlia Di Chiara, Ivone Guerreiro Cruz, Vilma Aparecida Gimenes da Reis, Sandra Gomes de Oliveira Biblioteconomia Formação profissional Seminários (Estudo) Avaliação educacional Library science Occupational training Seminars Education - Evaluation CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO Pesquisa do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Estadual de Londrina, realizada com o objetivo de identificar significados e conseqüências das práticas avaliativas no curso de biblioteconomia, destacando experiências positivas no entendimento dos alunos. Para o desenvolvimento da pesquisa utilizou-se a metodologia da problematização, a qual segue as seguintes etapas: observação da realidade; identificação dos pontos–chave; teorização; hipóteses de solução e aplicação à realidade. Em teste piloto, constatou-se que o seminário, da forma como é entendido pelos alunos, é a prática de avaliação mais positiva. Apartir desse resultado inicial, aprofundou-se o entendimento que alunos e professores do curso de biblioteconomia têm do seminário como prática pedagógica. Os resultados demonstram limitações no entendimento dessa prática pedagógica que, no âmbito do curso, detectou não haver distinção clara no uso como procedimento didático e como procedimento de avaliação, necessitando intervenções significativas de especialistas da área. 2021-04-26T18:08:39Z 2021-04-26T18:08:39Z 2001 article GIANNASI, Maria Júlia et al. A realização de seminários no curso de biblioteconomia da UEL enquanto prática de ensino/aprendizagem ou de avaliação discente. Perspect. cienc. inf., Belo Horizonte, v. 6, n. 2, p. 235 - 248, jul./dez.2001. Disponível em: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/430. Acesso em: 23 abr. 2021. 1981-5344 http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24848 por Perspectivas em Ciência da Informação http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/430 openAccess http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ application/pdf Londrina Brasil
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Biblioteconomia
Formação profissional
Seminários (Estudo)
Avaliação educacional
Library science
Occupational training
Seminars
Education - Evaluation
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
spellingShingle Biblioteconomia
Formação profissional
Seminários (Estudo)
Avaliação educacional
Library science
Occupational training
Seminars
Education - Evaluation
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Giannasi, Maria Júlia
Di Chiara, Ivone Guerreiro
Cruz, Vilma Aparecida Gimenes da
Reis, Sandra Gomes de Oliveira
A realização de seminários no curso de biblioteconomia da UEL enquanto prática de ensino/aprendizagem ou de avaliação discente
description Pesquisa do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Estadual de Londrina, realizada com o objetivo de identificar significados e conseqüências das práticas avaliativas no curso de biblioteconomia, destacando experiências positivas no entendimento dos alunos. Para o desenvolvimento da pesquisa utilizou-se a metodologia da problematização, a qual segue as seguintes etapas: observação da realidade; identificação dos pontos–chave; teorização; hipóteses de solução e aplicação à realidade. Em teste piloto, constatou-se que o seminário, da forma como é entendido pelos alunos, é a prática de avaliação mais positiva. Apartir desse resultado inicial, aprofundou-se o entendimento que alunos e professores do curso de biblioteconomia têm do seminário como prática pedagógica. Os resultados demonstram limitações no entendimento dessa prática pedagógica que, no âmbito do curso, detectou não haver distinção clara no uso como procedimento didático e como procedimento de avaliação, necessitando intervenções significativas de especialistas da área.
format Artigo
author Giannasi, Maria Júlia
Di Chiara, Ivone Guerreiro
Cruz, Vilma Aparecida Gimenes da
Reis, Sandra Gomes de Oliveira
author_sort Giannasi, Maria Júlia
title A realização de seminários no curso de biblioteconomia da UEL enquanto prática de ensino/aprendizagem ou de avaliação discente
title_short A realização de seminários no curso de biblioteconomia da UEL enquanto prática de ensino/aprendizagem ou de avaliação discente
title_full A realização de seminários no curso de biblioteconomia da UEL enquanto prática de ensino/aprendizagem ou de avaliação discente
title_fullStr A realização de seminários no curso de biblioteconomia da UEL enquanto prática de ensino/aprendizagem ou de avaliação discente
title_full_unstemmed A realização de seminários no curso de biblioteconomia da UEL enquanto prática de ensino/aprendizagem ou de avaliação discente
title_sort realização de seminários no curso de biblioteconomia da uel enquanto prática de ensino/aprendizagem ou de avaliação discente
publisher Londrina
publishDate 2021
citation GIANNASI, Maria Júlia et al. A realização de seminários no curso de biblioteconomia da UEL enquanto prática de ensino/aprendizagem ou de avaliação discente. Perspect. cienc. inf., Belo Horizonte, v. 6, n. 2, p. 235 - 248, jul./dez.2001. Disponível em: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/430. Acesso em: 23 abr. 2021.
1981-5344
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24848
_version_ 1805324452096901120
score 10,814766