Aprendizagem significativa em uma abordagem no ensino de circuitos elétricos no ensino médio
This study proposes an educational product, which arose from how to stimulate student participation in physics classes, through practical/experimental activities. The main objective was appropriation, by the students, of the basic concepts of electrical circuits, related to electrostatics. We sought...
Autor principal: | Silva, Jonnathan da |
---|---|
Formato: | Dissertação |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25077 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-25077 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-250772021-06-01T06:11:20Z Aprendizagem significativa em uma abordagem no ensino de circuitos elétricos no ensino médio Significant learning in an approach to teaching electrical circuits in high school Silva, Jonnathan da Longen, Fabio Rogerio https://orcid.org/0000-0002-3968-6199 http://lattes.cnpq.br/2776557906978341 Souza, Abraao Jesse Capistrano de https://orcid.org/0000-0003-4364-0166 http://lattes.cnpq.br/2839327656144178 Longen, Fabio Rogerio https://orcid.org/0000-0002-3968-6199 http://lattes.cnpq.br/2776557906978341 Dalmolin, Fabrício Tronco https://orcid.org/0000-0001-9975-5443 http://lattes.cnpq.br/6716812005513548 Circuitos elétricos Eletrostática Física - Experiências Electric circuits Electrostatics Experiential learning CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA Física/Ensino de Física This study proposes an educational product, which arose from how to stimulate student participation in physics classes, through practical/experimental activities. The main objective was appropriation, by the students, of the basic concepts of electrical circuits, related to electrostatics. We sought to encourage the involvement of students in classes; make physics teaching more dynamic; present the concept of electrical circuits in order to instigate students' knowledge. The educational product was developed with two classes from the 3rd series of High School at night, from Colégio Estadual Ipê Roxo, of the city of Foz do Iguaçu-PR, with the participation of an average of forty-eight students. In order to corroborate for a meaningful learning, from the students' previous knowledge, taking an experimental approach, using materials that have a low market value, when comparing with the kits that we find available on the market. The applied educational product was accepted by the students, arousing interest in the content and participation was satisfactory, leading us to realize that practical/experimental activities can be a good strategy for teaching physics, being an alternative for the teacher teaching, in addition to traditional classes. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) O presente estudo propõe um produto educacional, que surgiu do questionamento de como estimular a participação dos alunos nas aulas de física, por meio de atividades práticas/experimentais. Tendo como objetivo principal a apropriação, por parte dos alunos, dos conceitos básicos de circuitos elétricos, relacionados à eletrostática. Com os objetivos específicos, buscou-se incentivar o envolvimento dos alunos nas aulas; tornar o ensino de física mais dinâmico; apresentar o conceito de circuitos elétricos de forma a instigar o conhecimento dos alunos. O produto educacional foi desenvolvido com duas turmas da 3ª série do Ensino Médio noturno, do Colégio Estadual Ipê Roxo, da cidade de Foz do Iguaçu-PR, com a participação de, em média, quarenta e oito alunos. Com o intuito de corroborar para uma aprendizagem significativa, a partir dos conhecimentos prévios dos alunos, tendo uma abordagem experimental, e para facilitar o acesso aos equipamentos necessários, utilizou-se de materiais que apresentam um baixo valor de mercado, ao comparar com os kits que encontramos disponíveis no mercado. O produto educacional aplicado teve a aceitação dos alunos, despertando neles o interesse no conteúdo. A participação foi satisfatória, logo percebeu-se, que as atividades práticas/experimentais podem ser uma boa estratégia para o ensino de física, sendo uma alternativa possível para o professor ensinar, além das aulas tradicionais. 2021-05-31T22:18:08Z 2021-05-31T22:18:08Z 2020-11-20 masterThesis SILVA, Jonnathan da. Aprendizagem significativa em uma abordagem no ensino de circuitos elétricos no ensino médio. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25077 por openAccess application/pdf application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Circuitos elétricos Eletrostática Física - Experiências Electric circuits Electrostatics Experiential learning CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA Física/Ensino de Física |
spellingShingle |
Circuitos elétricos Eletrostática Física - Experiências Electric circuits Electrostatics Experiential learning CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA Física/Ensino de Física Silva, Jonnathan da Aprendizagem significativa em uma abordagem no ensino de circuitos elétricos no ensino médio |
description |
This study proposes an educational product, which arose from how to stimulate student participation in physics classes, through practical/experimental activities. The main objective was appropriation, by the students, of the basic concepts of electrical circuits, related to electrostatics. We sought to encourage the involvement of students in classes; make physics teaching more dynamic; present the concept of electrical circuits in order to instigate students' knowledge. The educational product was developed with two classes from the 3rd series of High School at night, from Colégio Estadual Ipê Roxo, of the city of Foz do Iguaçu-PR, with the participation of an average of forty-eight students. In order to corroborate for a meaningful learning, from the students' previous knowledge, taking an experimental approach, using materials that have a low market value, when comparing with the kits that we find available on the market. The applied educational product was accepted by the students, arousing interest in the content and participation was satisfactory, leading us to realize that practical/experimental activities can be a good strategy for teaching physics, being an alternative for the teacher teaching, in addition to traditional classes. |
format |
Dissertação |
author |
Silva, Jonnathan da |
author_sort |
Silva, Jonnathan da |
title |
Aprendizagem significativa em uma abordagem no ensino de circuitos elétricos no ensino médio |
title_short |
Aprendizagem significativa em uma abordagem no ensino de circuitos elétricos no ensino médio |
title_full |
Aprendizagem significativa em uma abordagem no ensino de circuitos elétricos no ensino médio |
title_fullStr |
Aprendizagem significativa em uma abordagem no ensino de circuitos elétricos no ensino médio |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem significativa em uma abordagem no ensino de circuitos elétricos no ensino médio |
title_sort |
aprendizagem significativa em uma abordagem no ensino de circuitos elétricos no ensino médio |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2021 |
citation |
SILVA, Jonnathan da. Aprendizagem significativa em uma abordagem no ensino de circuitos elétricos no ensino médio. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25077 |
_version_ |
1805315922383077376 |
score |
10,814766 |