Literatura de autoria feminina como ferramenta de reivindicação social da mulher
Esta pesquisa apresenta uma abordagem teórica acerca da literatura de autoria feminina aliada à condição social da mulher através dos tempos e propõe, como possibilidade de aplicação, de que forma essa temática pode ser introduzida na educação, especificamente nas aulas de Língua Portuguesa. Apresen...
Autor principal: | Grossel, Amanda Karine |
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Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2021
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25083 |
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Resumo: |
Esta pesquisa apresenta uma abordagem teórica acerca da literatura de autoria feminina aliada à condição social da mulher através dos tempos e propõe, como possibilidade de aplicação, de que forma essa temática pode ser introduzida na educação, especificamente nas aulas de Língua Portuguesa. Apresenta uma reflexão sobre os papéis ocupados historicamente pelas mulheres através da análise de obras de pensadoras da área, especialmente de Virginia Woolf, bem como de obras literárias e suas escritoras provenientes de diferentes lugares e períodos, provando que a questão das injustiças sociais sofridas pela mulher foi e é, ainda hoje, um problema mundial. A pesquisa discute a forma como o sexismo e outras formas de preconceito são fatores determinantes da condição social dos gêneros, da violência e da falta de oportunidades, e que, para combater tais injustiças, é imprescindível o trabalho e esforço conjunto de gêneros, raças e classes na tarefa de lutar contra as imposições patriarcais e reivindicar direitos e respeito. Por fim, conclui-se que os preconceitos enraizados e estruturados socialmente precisam ser desnaturalizados ainda na infância e adolescência, através de abordagens feministas escolares - em especial, aqui apresentada, a literária - que proporcionem a visão de respeito entre os gêneros, de modo a minorar e abolir atitudes que evocam a violência ou a opressão, e criando, dessa forma, alunos livres, conscientes de sua cidadania e de seu papel decisivo na construção de uma sociedade justa e pautada pela ética. |
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