Literatura de autoria feminina como ferramenta de reivindicação social da mulher

Esta pesquisa apresenta uma abordagem teórica acerca da literatura de autoria feminina aliada à condição social da mulher através dos tempos e propõe, como possibilidade de aplicação, de que forma essa temática pode ser introduzida na educação, especificamente nas aulas de Língua Portuguesa. Apresen...

ver descrição completa

Autor principal: Grossel, Amanda Karine
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25083
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-25083
recordtype dspace
spelling riut-1-250832021-06-02T06:12:05Z Literatura de autoria feminina como ferramenta de reivindicação social da mulher Grossel, Amanda Karine Souza, Maurini de Lima, Marcelo Fernando de Souza, Maurini de Oliveira, Eliane Basilio de Literatura - Estudo e ensino Feminismo e literatura Educação Woolf, Virginia, 1882-1941 Literature - Study and teaching Feminism and literature Education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA Esta pesquisa apresenta uma abordagem teórica acerca da literatura de autoria feminina aliada à condição social da mulher através dos tempos e propõe, como possibilidade de aplicação, de que forma essa temática pode ser introduzida na educação, especificamente nas aulas de Língua Portuguesa. Apresenta uma reflexão sobre os papéis ocupados historicamente pelas mulheres através da análise de obras de pensadoras da área, especialmente de Virginia Woolf, bem como de obras literárias e suas escritoras provenientes de diferentes lugares e períodos, provando que a questão das injustiças sociais sofridas pela mulher foi e é, ainda hoje, um problema mundial. A pesquisa discute a forma como o sexismo e outras formas de preconceito são fatores determinantes da condição social dos gêneros, da violência e da falta de oportunidades, e que, para combater tais injustiças, é imprescindível o trabalho e esforço conjunto de gêneros, raças e classes na tarefa de lutar contra as imposições patriarcais e reivindicar direitos e respeito. Por fim, conclui-se que os preconceitos enraizados e estruturados socialmente precisam ser desnaturalizados ainda na infância e adolescência, através de abordagens feministas escolares - em especial, aqui apresentada, a literária - que proporcionem a visão de respeito entre os gêneros, de modo a minorar e abolir atitudes que evocam a violência ou a opressão, e criando, dessa forma, alunos livres, conscientes de sua cidadania e de seu papel decisivo na construção de uma sociedade justa e pautada pela ética. 2021-06-01T21:30:41Z 2021-06-01T21:30:41Z 2020-09-10 specializationThesis GROSSEL, Amanda Karine. Literatura de autoria feminina como ferramenta de reivindicação social da mulher. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25083 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Ensino de Língua Portuguesa e Literatura UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Literatura - Estudo e ensino
Feminismo e literatura
Educação
Woolf, Virginia, 1882-1941
Literature - Study and teaching
Feminism and literature
Education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
spellingShingle Literatura - Estudo e ensino
Feminismo e literatura
Educação
Woolf, Virginia, 1882-1941
Literature - Study and teaching
Feminism and literature
Education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Grossel, Amanda Karine
Literatura de autoria feminina como ferramenta de reivindicação social da mulher
description Esta pesquisa apresenta uma abordagem teórica acerca da literatura de autoria feminina aliada à condição social da mulher através dos tempos e propõe, como possibilidade de aplicação, de que forma essa temática pode ser introduzida na educação, especificamente nas aulas de Língua Portuguesa. Apresenta uma reflexão sobre os papéis ocupados historicamente pelas mulheres através da análise de obras de pensadoras da área, especialmente de Virginia Woolf, bem como de obras literárias e suas escritoras provenientes de diferentes lugares e períodos, provando que a questão das injustiças sociais sofridas pela mulher foi e é, ainda hoje, um problema mundial. A pesquisa discute a forma como o sexismo e outras formas de preconceito são fatores determinantes da condição social dos gêneros, da violência e da falta de oportunidades, e que, para combater tais injustiças, é imprescindível o trabalho e esforço conjunto de gêneros, raças e classes na tarefa de lutar contra as imposições patriarcais e reivindicar direitos e respeito. Por fim, conclui-se que os preconceitos enraizados e estruturados socialmente precisam ser desnaturalizados ainda na infância e adolescência, através de abordagens feministas escolares - em especial, aqui apresentada, a literária - que proporcionem a visão de respeito entre os gêneros, de modo a minorar e abolir atitudes que evocam a violência ou a opressão, e criando, dessa forma, alunos livres, conscientes de sua cidadania e de seu papel decisivo na construção de uma sociedade justa e pautada pela ética.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Grossel, Amanda Karine
author_sort Grossel, Amanda Karine
title Literatura de autoria feminina como ferramenta de reivindicação social da mulher
title_short Literatura de autoria feminina como ferramenta de reivindicação social da mulher
title_full Literatura de autoria feminina como ferramenta de reivindicação social da mulher
title_fullStr Literatura de autoria feminina como ferramenta de reivindicação social da mulher
title_full_unstemmed Literatura de autoria feminina como ferramenta de reivindicação social da mulher
title_sort literatura de autoria feminina como ferramenta de reivindicação social da mulher
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2021
citation GROSSEL, Amanda Karine. Literatura de autoria feminina como ferramenta de reivindicação social da mulher. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25083
_version_ 1805304514706669568
score 10,814766