Análise da abordagem de variação linguística em livros didáticos do ensino fundamental

Esta pesquisa apresenta uma abordagem a respeito do tratamento dado à variação linguística em livros didáticos de Língua Portuguesa destinados ao Ensino Fundamental II. Para tanto realizou-se uma análise qualitativa e documental da conceituação, exemplos e atividades propostas pelos autores em livro...

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Autor principal: Crepaldi, Cristiane Marques
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25153
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spelling riut-1-251532021-06-11T06:04:55Z Análise da abordagem de variação linguística em livros didáticos do ensino fundamental Crepaldi, Cristiane Marques Rohling, Nívea Gomes, Andréia de Fatima Rutiquewiski Remenche, Maria de Lourdes Rossi Rohling, Nívea Língua portuguesa - Variação Livros didáticos Estudantes do ensino fundamental Portuguese language - Variation Textbooks School children CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA Esta pesquisa apresenta uma abordagem a respeito do tratamento dado à variação linguística em livros didáticos de Língua Portuguesa destinados ao Ensino Fundamental II. Para tanto realizou-se uma análise qualitativa e documental da conceituação, exemplos e atividades propostas pelos autores em livros didáticos de língua portuguesa aprovados pelo PNLD e adotados em escolas da Rede Estadual de São Paulo. Tal análise teve como objetivo buscar nesses materiais indícios e evidências que trouxessem respostas a alguns questionamentos propostos no livro “Nada na língua é por acaso” pelo linguista Marcos Bagno para orientar a análise de materiais didáticos, tais como: O tratamento dado à variação linguística se limita às variedades rurais e/ou regionais? O tratamento da variação fica limitado ao sotaque e ao léxico, ou também aborda fenômenos gramaticais? Como resultado, os dados levantados evidenciaram que o tema ainda é subaproveitado e apresentado de forma superficial em boa parte dos materiais disponíveis, direcionando o tema especialmente para questões relativas ao sotaque e léxico regionais. Espera-se que este trabalho promova reflexão e possibilite discussões mais aprofundadas sobre a abordagem da variação linguística nos livros didáticos. 2021-06-10T23:24:46Z 2021-06-10T23:24:46Z 2020-09-14 specializationThesis CREPALDI, Cristiane Marques. Análise da abordagem de variação linguística em livros didáticos do ensino fundamental. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25153 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Ensino de Língua Portuguesa e Literatura UTFPR
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Crepaldi, Cristiane Marques
Análise da abordagem de variação linguística em livros didáticos do ensino fundamental
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