O uso do método recepcional nas narrativas breves de Machado de Assis
O presente trabalho visa, através de pesquisa bibliográfica, responder algumas questões que surgiram durante a especialização em Literatura Brasileira voltadas ao ensino da literatura propondo o uso de método recepcional em narrativas breves, visando à contribuição na formação do leitor na escola. D...
Autor principal: | Oliveira Júnior, Ismael Martins de |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25172 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
O presente trabalho visa, através de pesquisa bibliográfica, responder algumas questões que surgiram durante a especialização em Literatura Brasileira voltadas ao ensino da literatura propondo o uso de método recepcional em narrativas breves, visando à contribuição na formação do leitor na escola. Diante do exposto, o objetivo deste trabalho é propor uma sequência didática para o ensino de Literatura por meio do método recepcional em narrativas breves de Machado de Assis como proposta de instrumento de ensino na formação do leitor das últimas séries do Ensino Fundamental II. Para tanto, como metodologia ainda segue-se a proposta da abordagem qualitativa que se preocupa com o comportamento dos acontecimentos, analisando os porquês de determinado problema, com a finalidade de analisar e descobrir os fatos. Ao final do estudo, foi proposto um plano de aula com características voltadas para facilidade da aplicação em sala, baixo custo de recursos e alto grau de aprendizado e estímulo à recepção leitora, fato este que carece de ser fomentado nos dias atuais; deste modo, tem-se que este estudo alcança seus objetivos e espera-se que este trabalho sirva de inspiração para a classe acadêmica e desperte nos pesquisadores o desejo para o aprofundamento da temática que ainda demanda investigação. |
---|