O uso do método recepcional nas narrativas breves de Machado de Assis

O presente trabalho visa, através de pesquisa bibliográfica, responder algumas questões que surgiram durante a especialização em Literatura Brasileira voltadas ao ensino da literatura propondo o uso de método recepcional em narrativas breves, visando à contribuição na formação do leitor na escola. D...

ver descrição completa

Autor principal: Oliveira Júnior, Ismael Martins de
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25172
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-25172
recordtype dspace
spelling riut-1-251722021-06-12T06:04:07Z O uso do método recepcional nas narrativas breves de Machado de Assis Oliveira Júnior, Ismael Martins de Souza, Maurini de Lima, Marcelo Fernando de Scheffler, Ismael Souza, Maurini de Literatura - Estudo e ensino Arte narrativa Ensino - Metodologia Assis, Machado de, 1839-1908 Literature - Study and teaching Narrative art Teaching - Methodology CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA O presente trabalho visa, através de pesquisa bibliográfica, responder algumas questões que surgiram durante a especialização em Literatura Brasileira voltadas ao ensino da literatura propondo o uso de método recepcional em narrativas breves, visando à contribuição na formação do leitor na escola. Diante do exposto, o objetivo deste trabalho é propor uma sequência didática para o ensino de Literatura por meio do método recepcional em narrativas breves de Machado de Assis como proposta de instrumento de ensino na formação do leitor das últimas séries do Ensino Fundamental II. Para tanto, como metodologia ainda segue-se a proposta da abordagem qualitativa que se preocupa com o comportamento dos acontecimentos, analisando os porquês de determinado problema, com a finalidade de analisar e descobrir os fatos. Ao final do estudo, foi proposto um plano de aula com características voltadas para facilidade da aplicação em sala, baixo custo de recursos e alto grau de aprendizado e estímulo à recepção leitora, fato este que carece de ser fomentado nos dias atuais; deste modo, tem-se que este estudo alcança seus objetivos e espera-se que este trabalho sirva de inspiração para a classe acadêmica e desperte nos pesquisadores o desejo para o aprofundamento da temática que ainda demanda investigação. 2021-06-11T16:31:19Z 2021-06-11T16:31:19Z 2020-09-11 specializationThesis OLIVEIRA JÚNIOR, Ismael Martins. O uso do método recepcional nas narrativas breves de Machado de Assis. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25172 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Ensino de Língua Portuguesa e Literatura UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Literatura - Estudo e ensino
Arte narrativa
Ensino - Metodologia
Assis, Machado de, 1839-1908
Literature - Study and teaching
Narrative art
Teaching - Methodology
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
spellingShingle Literatura - Estudo e ensino
Arte narrativa
Ensino - Metodologia
Assis, Machado de, 1839-1908
Literature - Study and teaching
Narrative art
Teaching - Methodology
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Oliveira Júnior, Ismael Martins de
O uso do método recepcional nas narrativas breves de Machado de Assis
description O presente trabalho visa, através de pesquisa bibliográfica, responder algumas questões que surgiram durante a especialização em Literatura Brasileira voltadas ao ensino da literatura propondo o uso de método recepcional em narrativas breves, visando à contribuição na formação do leitor na escola. Diante do exposto, o objetivo deste trabalho é propor uma sequência didática para o ensino de Literatura por meio do método recepcional em narrativas breves de Machado de Assis como proposta de instrumento de ensino na formação do leitor das últimas séries do Ensino Fundamental II. Para tanto, como metodologia ainda segue-se a proposta da abordagem qualitativa que se preocupa com o comportamento dos acontecimentos, analisando os porquês de determinado problema, com a finalidade de analisar e descobrir os fatos. Ao final do estudo, foi proposto um plano de aula com características voltadas para facilidade da aplicação em sala, baixo custo de recursos e alto grau de aprendizado e estímulo à recepção leitora, fato este que carece de ser fomentado nos dias atuais; deste modo, tem-se que este estudo alcança seus objetivos e espera-se que este trabalho sirva de inspiração para a classe acadêmica e desperte nos pesquisadores o desejo para o aprofundamento da temática que ainda demanda investigação.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Oliveira Júnior, Ismael Martins de
author_sort Oliveira Júnior, Ismael Martins de
title O uso do método recepcional nas narrativas breves de Machado de Assis
title_short O uso do método recepcional nas narrativas breves de Machado de Assis
title_full O uso do método recepcional nas narrativas breves de Machado de Assis
title_fullStr O uso do método recepcional nas narrativas breves de Machado de Assis
title_full_unstemmed O uso do método recepcional nas narrativas breves de Machado de Assis
title_sort o uso do método recepcional nas narrativas breves de machado de assis
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2021
citation OLIVEIRA JÚNIOR, Ismael Martins. O uso do método recepcional nas narrativas breves de Machado de Assis. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25172
_version_ 1805320498644516864
score 10,819481