Uma proposta de sequência didática com fanfiction para o ensino fundamental II
Esta pesquisa apresenta como os gêneros digitais, em especial as fanfiction, são abordados na BNCC, quais as habilidades e competências que os alunos devem adquirir ao longo da vida escolar no componente de Língua Portuguesa, fazendo com que se tornem indivíduos capazes de analisarem e refletirem cr...
Autor principal: | Rosário Sobrinho, Karina Aparecida do |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25189 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
Esta pesquisa apresenta como os gêneros digitais, em especial as fanfiction, são abordados na BNCC, quais as habilidades e competências que os alunos devem adquirir ao longo da vida escolar no componente de Língua Portuguesa, fazendo com que se tornem indivíduos capazes de analisarem e refletirem criticamente sobre as informações que lhe são transmittidas diariamente nos meios sociais, levando em consideração as questões políticas, éticas e sociais de forma responsável e consciente. Enfatiza-se a importância de propor produções textuais que envolvam situações reais, do meio juvenil, para que se tente amenizar os baixos índices de desenvolvimento de leitura e escrita nos exames internacionais e nacionais. Com o avanço tecnológico, as situações comunicacionais ganharam novas formas, fazendo surgir diferentes gêneros discursivos que contemplam diversas linguagens como as fanfics. Partindo desse pressuposto, a escola como uma das instituições propagadora do conhecimento deve inserir em seu currículo esses gêneros contemporâneos. Para isso, propôs-se uma Sequência Didática (SD) com fanfics, uma publicação de caráter amador e que faz parte do universo juvenil, que engloba uma escrita criativa baseada na obra original, seriados de televisão, filmes, histórias em quadrinhos, entre outras produções em que o autor sente a necessidade de mostrar o seu ponto de vista, com o intuito de auxiliar os professores na inovação de suas práticas pedagógicas, utilizando a tecnologia e os diversos gêneros discursivos como aliados. Ressalta se também, a importância de investimento do poder público em recursos que sejam viáveis à comunidade escolar e em formações continuadas aos docentes, para que esses não tenham receio ou insegurança de utilizarem esses instrumentos tecnológicos por desconhecimento. |
---|