A leitura em contexto de cibercultura: deslocando papéis, relações e práticas

O presente estudo tem como objetivo analisar os processos de leitura em ambientes digitais. A transformação dos textos e o seu deslocamento para um novo espaço de leitura, a tela e, consequentemente, o perfil do leitor e as práticas leitoras na cibercultura. Para tanto, delimitou-se como corpus de p...

ver descrição completa

Autor principal: Eskelsen, Luciana Kroenke
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25192
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar os processos de leitura em ambientes digitais. A transformação dos textos e o seu deslocamento para um novo espaço de leitura, a tela e, consequentemente, o perfil do leitor e as práticas leitoras na cibercultura. Para tanto, delimitou-se como corpus de pesquisa a fanfiction interativa, um gênero textual contemporâneo, produzido por fãs leitores e disponibilizado na internet por sites de compartilhamento. Trata-se de pesquisa qualitativo-interpretativista, cujo arcabouço teórico metodológico se apoia nos estudos de autores, como Soares, Rojo e Santaella para conceitualização da leitura, o perfil do leitor contemporâneo, o deslocamento e novas práticas de leitura na cultura digital. Além de ancorar-se nas quatro dimensões, agenciamento, divergência, multimodalidade e conceitualização, de Cope e Kalantzis, para a análise da fanfiction como materialização de práticas de leitura em ambientes virtuais. Verificou-se que os avanços tecnológicos propiciaram transformações significativas nos textos com a combinação de diversos recursos multimodais/multissemiótico, aos quais associados a interatividade produzida pelas mídias digitais contemporâneas, promoveram práticas leitoras diferenciadas e deslocaram o perfil do leitor, de um receptor passivo nas antigas mídias para um leitor/ autor /coautor nas novas mídias.