A leitura em contexto de cibercultura: deslocando papéis, relações e práticas

O presente estudo tem como objetivo analisar os processos de leitura em ambientes digitais. A transformação dos textos e o seu deslocamento para um novo espaço de leitura, a tela e, consequentemente, o perfil do leitor e as práticas leitoras na cibercultura. Para tanto, delimitou-se como corpus de p...

ver descrição completa

Autor principal: Eskelsen, Luciana Kroenke
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25192
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-25192
recordtype dspace
spelling riut-1-251922021-06-12T06:06:05Z A leitura em contexto de cibercultura: deslocando papéis, relações e práticas Eskelsen, Luciana Kroenke Remenche, Maria de Lourdes Rossi Remenche, Maria de Lourdes Rossi Silveira, Ana Paula Pinheiro da Prim, Cristina de Souza Leitura Letramento digital Cultura digital e sociedade Ambientes virtuais compartilhados Reading Computer literacy Digital culture and society Shared virtual environments CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA O presente estudo tem como objetivo analisar os processos de leitura em ambientes digitais. A transformação dos textos e o seu deslocamento para um novo espaço de leitura, a tela e, consequentemente, o perfil do leitor e as práticas leitoras na cibercultura. Para tanto, delimitou-se como corpus de pesquisa a fanfiction interativa, um gênero textual contemporâneo, produzido por fãs leitores e disponibilizado na internet por sites de compartilhamento. Trata-se de pesquisa qualitativo-interpretativista, cujo arcabouço teórico metodológico se apoia nos estudos de autores, como Soares, Rojo e Santaella para conceitualização da leitura, o perfil do leitor contemporâneo, o deslocamento e novas práticas de leitura na cultura digital. Além de ancorar-se nas quatro dimensões, agenciamento, divergência, multimodalidade e conceitualização, de Cope e Kalantzis, para a análise da fanfiction como materialização de práticas de leitura em ambientes virtuais. Verificou-se que os avanços tecnológicos propiciaram transformações significativas nos textos com a combinação de diversos recursos multimodais/multissemiótico, aos quais associados a interatividade produzida pelas mídias digitais contemporâneas, promoveram práticas leitoras diferenciadas e deslocaram o perfil do leitor, de um receptor passivo nas antigas mídias para um leitor/ autor /coautor nas novas mídias. 2021-06-11T21:30:01Z 2021-06-11T21:30:01Z 2020-09-14 specializationThesis ESKELSEN, Luciana Kroenke. A leitura em contexto de cibercultura: deslocando papéis, relações e práticas. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25192 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Ensino de Língua Portuguesa e Literatura UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Leitura
Letramento digital
Cultura digital e sociedade
Ambientes virtuais compartilhados
Reading
Computer literacy
Digital culture and society
Shared virtual environments
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
spellingShingle Leitura
Letramento digital
Cultura digital e sociedade
Ambientes virtuais compartilhados
Reading
Computer literacy
Digital culture and society
Shared virtual environments
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Eskelsen, Luciana Kroenke
A leitura em contexto de cibercultura: deslocando papéis, relações e práticas
description O presente estudo tem como objetivo analisar os processos de leitura em ambientes digitais. A transformação dos textos e o seu deslocamento para um novo espaço de leitura, a tela e, consequentemente, o perfil do leitor e as práticas leitoras na cibercultura. Para tanto, delimitou-se como corpus de pesquisa a fanfiction interativa, um gênero textual contemporâneo, produzido por fãs leitores e disponibilizado na internet por sites de compartilhamento. Trata-se de pesquisa qualitativo-interpretativista, cujo arcabouço teórico metodológico se apoia nos estudos de autores, como Soares, Rojo e Santaella para conceitualização da leitura, o perfil do leitor contemporâneo, o deslocamento e novas práticas de leitura na cultura digital. Além de ancorar-se nas quatro dimensões, agenciamento, divergência, multimodalidade e conceitualização, de Cope e Kalantzis, para a análise da fanfiction como materialização de práticas de leitura em ambientes virtuais. Verificou-se que os avanços tecnológicos propiciaram transformações significativas nos textos com a combinação de diversos recursos multimodais/multissemiótico, aos quais associados a interatividade produzida pelas mídias digitais contemporâneas, promoveram práticas leitoras diferenciadas e deslocaram o perfil do leitor, de um receptor passivo nas antigas mídias para um leitor/ autor /coautor nas novas mídias.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Eskelsen, Luciana Kroenke
author_sort Eskelsen, Luciana Kroenke
title A leitura em contexto de cibercultura: deslocando papéis, relações e práticas
title_short A leitura em contexto de cibercultura: deslocando papéis, relações e práticas
title_full A leitura em contexto de cibercultura: deslocando papéis, relações e práticas
title_fullStr A leitura em contexto de cibercultura: deslocando papéis, relações e práticas
title_full_unstemmed A leitura em contexto de cibercultura: deslocando papéis, relações e práticas
title_sort leitura em contexto de cibercultura: deslocando papéis, relações e práticas
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2021
citation ESKELSEN, Luciana Kroenke. A leitura em contexto de cibercultura: deslocando papéis, relações e práticas. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25192
_version_ 1805315345298227200
score 10,814766