A leitura em contexto de cibercultura: deslocando papéis, relações e práticas
O presente estudo tem como objetivo analisar os processos de leitura em ambientes digitais. A transformação dos textos e o seu deslocamento para um novo espaço de leitura, a tela e, consequentemente, o perfil do leitor e as práticas leitoras na cibercultura. Para tanto, delimitou-se como corpus de p...
Autor principal: | Eskelsen, Luciana Kroenke |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25192 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-25192 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-251922021-06-12T06:06:05Z A leitura em contexto de cibercultura: deslocando papéis, relações e práticas Eskelsen, Luciana Kroenke Remenche, Maria de Lourdes Rossi Remenche, Maria de Lourdes Rossi Silveira, Ana Paula Pinheiro da Prim, Cristina de Souza Leitura Letramento digital Cultura digital e sociedade Ambientes virtuais compartilhados Reading Computer literacy Digital culture and society Shared virtual environments CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA O presente estudo tem como objetivo analisar os processos de leitura em ambientes digitais. A transformação dos textos e o seu deslocamento para um novo espaço de leitura, a tela e, consequentemente, o perfil do leitor e as práticas leitoras na cibercultura. Para tanto, delimitou-se como corpus de pesquisa a fanfiction interativa, um gênero textual contemporâneo, produzido por fãs leitores e disponibilizado na internet por sites de compartilhamento. Trata-se de pesquisa qualitativo-interpretativista, cujo arcabouço teórico metodológico se apoia nos estudos de autores, como Soares, Rojo e Santaella para conceitualização da leitura, o perfil do leitor contemporâneo, o deslocamento e novas práticas de leitura na cultura digital. Além de ancorar-se nas quatro dimensões, agenciamento, divergência, multimodalidade e conceitualização, de Cope e Kalantzis, para a análise da fanfiction como materialização de práticas de leitura em ambientes virtuais. Verificou-se que os avanços tecnológicos propiciaram transformações significativas nos textos com a combinação de diversos recursos multimodais/multissemiótico, aos quais associados a interatividade produzida pelas mídias digitais contemporâneas, promoveram práticas leitoras diferenciadas e deslocaram o perfil do leitor, de um receptor passivo nas antigas mídias para um leitor/ autor /coautor nas novas mídias. 2021-06-11T21:30:01Z 2021-06-11T21:30:01Z 2020-09-14 specializationThesis ESKELSEN, Luciana Kroenke. A leitura em contexto de cibercultura: deslocando papéis, relações e práticas. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25192 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Ensino de Língua Portuguesa e Literatura UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Leitura Letramento digital Cultura digital e sociedade Ambientes virtuais compartilhados Reading Computer literacy Digital culture and society Shared virtual environments CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
spellingShingle |
Leitura Letramento digital Cultura digital e sociedade Ambientes virtuais compartilhados Reading Computer literacy Digital culture and society Shared virtual environments CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA Eskelsen, Luciana Kroenke A leitura em contexto de cibercultura: deslocando papéis, relações e práticas |
description |
O presente estudo tem como objetivo analisar os processos de leitura em ambientes digitais. A transformação dos textos e o seu deslocamento para um novo espaço de leitura, a tela e, consequentemente, o perfil do leitor e as práticas leitoras na cibercultura. Para tanto, delimitou-se como corpus de pesquisa a fanfiction interativa, um gênero textual contemporâneo, produzido por fãs leitores e disponibilizado na internet por sites de compartilhamento. Trata-se de pesquisa qualitativo-interpretativista, cujo arcabouço teórico metodológico se apoia nos estudos de autores, como Soares, Rojo e Santaella para conceitualização da leitura, o perfil do leitor contemporâneo, o deslocamento e novas práticas de leitura na cultura digital. Além de ancorar-se nas quatro dimensões, agenciamento, divergência, multimodalidade e conceitualização, de Cope e Kalantzis, para a análise da fanfiction como materialização de práticas de leitura em ambientes virtuais. Verificou-se que os avanços tecnológicos propiciaram transformações significativas nos textos com a combinação de diversos recursos multimodais/multissemiótico, aos quais associados a interatividade produzida pelas mídias digitais contemporâneas, promoveram práticas leitoras diferenciadas e deslocaram o perfil do leitor, de um receptor passivo nas antigas mídias para um leitor/ autor /coautor nas novas mídias. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
author |
Eskelsen, Luciana Kroenke |
author_sort |
Eskelsen, Luciana Kroenke |
title |
A leitura em contexto de cibercultura: deslocando papéis, relações e práticas |
title_short |
A leitura em contexto de cibercultura: deslocando papéis, relações e práticas |
title_full |
A leitura em contexto de cibercultura: deslocando papéis, relações e práticas |
title_fullStr |
A leitura em contexto de cibercultura: deslocando papéis, relações e práticas |
title_full_unstemmed |
A leitura em contexto de cibercultura: deslocando papéis, relações e práticas |
title_sort |
leitura em contexto de cibercultura: deslocando papéis, relações e práticas |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2021 |
citation |
ESKELSEN, Luciana Kroenke. A leitura em contexto de cibercultura: deslocando papéis, relações e práticas. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25192 |
_version_ |
1805315345298227200 |
score |
10,814766 |