A prática da leitura na BNCC: um olhar sobre a proposta para o 5° ano do ensino fundamental
A escola exerce um papel fundamental na formação cognitiva dos alunos e é sua função prepará-los para as práticas sociais e o exercício da cidadania. A aula de Língua Portuguesa é um lugar privilegiado para cultivar a formação crítica e consciente do sujeito como ser social. As práticas de linguagem...
Autor principal: | Rigoni, Maria Elisabete |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25194 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-25194 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-251942021-06-12T06:04:24Z A prática da leitura na BNCC: um olhar sobre a proposta para o 5° ano do ensino fundamental Rigoni, Maria Elisabete Silveira, Ana Paula Pinheiro da Remenche, Maria de Lourdes Rossi Silveira, Ana Paula Pinheiro da Rohling, Nívea Leitura Leitores - Reação crítica Língua Portuguesa - Estudo e ensino Estudantes do ensino fundamental Base Nacional Comum Curricular Reading Reader-response criticism Portuguese language - Study and teaching School children CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA A escola exerce um papel fundamental na formação cognitiva dos alunos e é sua função prepará-los para as práticas sociais e o exercício da cidadania. A aula de Língua Portuguesa é um lugar privilegiado para cultivar a formação crítica e consciente do sujeito como ser social. As práticas de linguagem, definidas pela Base Nacional Comum Curricular como multissemióticas, interativas e voltadas para os diferentes objetivos da convivência social, podem ser instrumentos de inclusão, meio pelo qual o sujeito interage, com os demais, expressa seus pensamentos e opiniões, transforma-se e transforma a sociedade. No caso específico da leitura, a BNCC destaca a leitura crítica e a importância do desenvolvimento de habilidades que são imprescindíveis para a compreensão da realidade que foi transformada pelas novas tecnologias, como ocorre com a necessidade de haver uma curadoria competente das fontes de informação para lidar crítica e responsavelmente com as fake news. Esse trabalho visa analisar a leitura como prática de linguagem em Língua Portuguesa para o 5° ano do Ensino Fundamental, nos campos da Vida Cotidiana e Artístico-Literário e os eixos correspondentes para o primeiro bimestre, apresentando práticas pedagógicas para a leitura nos campos da Vida Cotidiana e Artístico-Literário e respectivos eixos, estabelecendo-se uma articulação entre os gêneros textuais apresentados na Base. Conclui-se que, tendo em vista o conteúdo da pesquisa, os objetivos propostos foram alcançados, levando a uma análise e reflexão da importância da leitura como prática da linguagem em Língua Portuguesa, no 50 ano do Ensino Fundamental I. 2021-06-11T21:35:17Z 2021-06-11T21:35:17Z 2020-09-03 specializationThesis RIGONI, Maria Elisabete. A prática da leitura na BNCC: um olhar sobre a proposta para o 5° ano do ensino fundamental. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25194 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Ensino de Língua Portuguesa e Literatura UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Leitura Leitores - Reação crítica Língua Portuguesa - Estudo e ensino Estudantes do ensino fundamental Base Nacional Comum Curricular Reading Reader-response criticism Portuguese language - Study and teaching School children CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
spellingShingle |
Leitura Leitores - Reação crítica Língua Portuguesa - Estudo e ensino Estudantes do ensino fundamental Base Nacional Comum Curricular Reading Reader-response criticism Portuguese language - Study and teaching School children CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA Rigoni, Maria Elisabete A prática da leitura na BNCC: um olhar sobre a proposta para o 5° ano do ensino fundamental |
description |
A escola exerce um papel fundamental na formação cognitiva dos alunos e é sua função prepará-los para as práticas sociais e o exercício da cidadania. A aula de Língua Portuguesa é um lugar privilegiado para cultivar a formação crítica e consciente do sujeito como ser social. As práticas de linguagem, definidas pela Base Nacional Comum Curricular como multissemióticas, interativas e voltadas para os diferentes objetivos da convivência social, podem ser instrumentos de inclusão, meio pelo qual o sujeito interage, com os demais, expressa seus pensamentos e opiniões, transforma-se e transforma a sociedade. No caso específico da leitura, a BNCC destaca a leitura crítica e a importância do desenvolvimento de habilidades que são imprescindíveis para a compreensão da realidade que foi transformada pelas novas tecnologias, como ocorre com a necessidade de haver uma curadoria competente das fontes de informação para lidar crítica e responsavelmente com as fake news. Esse trabalho visa analisar a leitura como prática de linguagem em Língua Portuguesa para o 5° ano do Ensino Fundamental, nos campos da Vida Cotidiana e Artístico-Literário e os eixos correspondentes para o primeiro bimestre, apresentando práticas pedagógicas para a leitura nos campos da Vida Cotidiana e Artístico-Literário e respectivos eixos, estabelecendo-se uma articulação entre os gêneros textuais apresentados na Base. Conclui-se que, tendo em vista o conteúdo da pesquisa, os objetivos propostos foram alcançados, levando a uma análise e reflexão da importância da leitura como prática da linguagem em Língua Portuguesa, no 50 ano do Ensino Fundamental I. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
author |
Rigoni, Maria Elisabete |
author_sort |
Rigoni, Maria Elisabete |
title |
A prática da leitura na BNCC: um olhar sobre a proposta para o 5° ano do ensino fundamental |
title_short |
A prática da leitura na BNCC: um olhar sobre a proposta para o 5° ano do ensino fundamental |
title_full |
A prática da leitura na BNCC: um olhar sobre a proposta para o 5° ano do ensino fundamental |
title_fullStr |
A prática da leitura na BNCC: um olhar sobre a proposta para o 5° ano do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
A prática da leitura na BNCC: um olhar sobre a proposta para o 5° ano do ensino fundamental |
title_sort |
prática da leitura na bncc: um olhar sobre a proposta para o 5° ano do ensino fundamental |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2021 |
citation |
RIGONI, Maria Elisabete. A prática da leitura na BNCC: um olhar sobre a proposta para o 5° ano do ensino fundamental. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25194 |
_version_ |
1805302217427648512 |
score |
10,814766 |