A prática da leitura na BNCC: um olhar sobre a proposta para o 5° ano do ensino fundamental

A escola exerce um papel fundamental na formação cognitiva dos alunos e é sua função prepará-los para as práticas sociais e o exercício da cidadania. A aula de Língua Portuguesa é um lugar privilegiado para cultivar a formação crítica e consciente do sujeito como ser social. As práticas de linguagem...

ver descrição completa

Autor principal: Rigoni, Maria Elisabete
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25194
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-25194
recordtype dspace
spelling riut-1-251942021-06-12T06:04:24Z A prática da leitura na BNCC: um olhar sobre a proposta para o 5° ano do ensino fundamental Rigoni, Maria Elisabete Silveira, Ana Paula Pinheiro da Remenche, Maria de Lourdes Rossi Silveira, Ana Paula Pinheiro da Rohling, Nívea Leitura Leitores - Reação crítica Língua Portuguesa - Estudo e ensino Estudantes do ensino fundamental Base Nacional Comum Curricular Reading Reader-response criticism Portuguese language - Study and teaching School children CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA A escola exerce um papel fundamental na formação cognitiva dos alunos e é sua função prepará-los para as práticas sociais e o exercício da cidadania. A aula de Língua Portuguesa é um lugar privilegiado para cultivar a formação crítica e consciente do sujeito como ser social. As práticas de linguagem, definidas pela Base Nacional Comum Curricular como multissemióticas, interativas e voltadas para os diferentes objetivos da convivência social, podem ser instrumentos de inclusão, meio pelo qual o sujeito interage, com os demais, expressa seus pensamentos e opiniões, transforma-se e transforma a sociedade. No caso específico da leitura, a BNCC destaca a leitura crítica e a importância do desenvolvimento de habilidades que são imprescindíveis para a compreensão da realidade que foi transformada pelas novas tecnologias, como ocorre com a necessidade de haver uma curadoria competente das fontes de informação para lidar crítica e responsavelmente com as fake news. Esse trabalho visa analisar a leitura como prática de linguagem em Língua Portuguesa para o 5° ano do Ensino Fundamental, nos campos da Vida Cotidiana e Artístico-Literário e os eixos correspondentes para o primeiro bimestre, apresentando práticas pedagógicas para a leitura nos campos da Vida Cotidiana e Artístico-Literário e respectivos eixos, estabelecendo-se uma articulação entre os gêneros textuais apresentados na Base. Conclui-se que, tendo em vista o conteúdo da pesquisa, os objetivos propostos foram alcançados, levando a uma análise e reflexão da importância da leitura como prática da linguagem em Língua Portuguesa, no 50 ano do Ensino Fundamental I. 2021-06-11T21:35:17Z 2021-06-11T21:35:17Z 2020-09-03 specializationThesis RIGONI, Maria Elisabete. A prática da leitura na BNCC: um olhar sobre a proposta para o 5° ano do ensino fundamental. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25194 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Ensino de Língua Portuguesa e Literatura UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Leitura
Leitores - Reação crítica
Língua Portuguesa - Estudo e ensino
Estudantes do ensino fundamental
Base Nacional Comum Curricular
Reading
Reader-response criticism
Portuguese language - Study and teaching
School children
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
spellingShingle Leitura
Leitores - Reação crítica
Língua Portuguesa - Estudo e ensino
Estudantes do ensino fundamental
Base Nacional Comum Curricular
Reading
Reader-response criticism
Portuguese language - Study and teaching
School children
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Rigoni, Maria Elisabete
A prática da leitura na BNCC: um olhar sobre a proposta para o 5° ano do ensino fundamental
description A escola exerce um papel fundamental na formação cognitiva dos alunos e é sua função prepará-los para as práticas sociais e o exercício da cidadania. A aula de Língua Portuguesa é um lugar privilegiado para cultivar a formação crítica e consciente do sujeito como ser social. As práticas de linguagem, definidas pela Base Nacional Comum Curricular como multissemióticas, interativas e voltadas para os diferentes objetivos da convivência social, podem ser instrumentos de inclusão, meio pelo qual o sujeito interage, com os demais, expressa seus pensamentos e opiniões, transforma-se e transforma a sociedade. No caso específico da leitura, a BNCC destaca a leitura crítica e a importância do desenvolvimento de habilidades que são imprescindíveis para a compreensão da realidade que foi transformada pelas novas tecnologias, como ocorre com a necessidade de haver uma curadoria competente das fontes de informação para lidar crítica e responsavelmente com as fake news. Esse trabalho visa analisar a leitura como prática de linguagem em Língua Portuguesa para o 5° ano do Ensino Fundamental, nos campos da Vida Cotidiana e Artístico-Literário e os eixos correspondentes para o primeiro bimestre, apresentando práticas pedagógicas para a leitura nos campos da Vida Cotidiana e Artístico-Literário e respectivos eixos, estabelecendo-se uma articulação entre os gêneros textuais apresentados na Base. Conclui-se que, tendo em vista o conteúdo da pesquisa, os objetivos propostos foram alcançados, levando a uma análise e reflexão da importância da leitura como prática da linguagem em Língua Portuguesa, no 50 ano do Ensino Fundamental I.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Rigoni, Maria Elisabete
author_sort Rigoni, Maria Elisabete
title A prática da leitura na BNCC: um olhar sobre a proposta para o 5° ano do ensino fundamental
title_short A prática da leitura na BNCC: um olhar sobre a proposta para o 5° ano do ensino fundamental
title_full A prática da leitura na BNCC: um olhar sobre a proposta para o 5° ano do ensino fundamental
title_fullStr A prática da leitura na BNCC: um olhar sobre a proposta para o 5° ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed A prática da leitura na BNCC: um olhar sobre a proposta para o 5° ano do ensino fundamental
title_sort prática da leitura na bncc: um olhar sobre a proposta para o 5° ano do ensino fundamental
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2021
citation RIGONI, Maria Elisabete. A prática da leitura na BNCC: um olhar sobre a proposta para o 5° ano do ensino fundamental. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25194
_version_ 1805302217427648512
score 10,814766