Uma proposta didática de integração entre mundo digital e literatura infantojuvenil

O presente trabalho versa sobrea integração entre Literatura Infantojuvenil e Cultura Digital, com o objetivo de oferecer recursos para tornar a leitura de autores clássicos mais atrativa aos jovens. Inicia-se com a consideração das disposições da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para os r...

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Autor principal: Kossovski, Suzana Toledo
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25206
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Resumo: O presente trabalho versa sobrea integração entre Literatura Infantojuvenil e Cultura Digital, com o objetivo de oferecer recursos para tornar a leitura de autores clássicos mais atrativa aos jovens. Inicia-se com a consideração das disposições da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para os recursos do mundo digital. Em seguida, a fim de ilustrar a abordagem, optou-se pela obra “A reforma da Natureza”, de Monteiro Lobato, que serviu de base para os exercícios. Nela, a personagem Emília questiona tudo a sua volta, propondo alterações na própria natureza (questão que pode ensejar boas discussões em classe). Oferecemos exemplos de conteúdo virtual já disponível para enriquecer a leitura da obra, levando em conta a faixa-etária dos alunos e o atual contexto pandêmico que o mundo atravessa. Para que a integração com a obra selecionada se efetivasse, propusemos duas atividades em meio digital, uma por meio do aplicativo “Kahoot”, e outra através do aplicativo Mentimeter. No referencial teórico, o trabalho se aproxima de discussões atuais sobre o ensino e o mundo digital, tal como proposta na BNCC (BRASIL, 2018) e na bibliografia da área, sobretudo nos comentários de Gregorin Filho (2011), Barton e Lee (2015) e Zilberman (2012).