Uma proposta didática de integração entre mundo digital e literatura infantojuvenil

O presente trabalho versa sobrea integração entre Literatura Infantojuvenil e Cultura Digital, com o objetivo de oferecer recursos para tornar a leitura de autores clássicos mais atrativa aos jovens. Inicia-se com a consideração das disposições da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para os r...

ver descrição completa

Autor principal: Kossovski, Suzana Toledo
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25206
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-25206
recordtype dspace
spelling riut-1-252062021-06-12T06:06:17Z Uma proposta didática de integração entre mundo digital e literatura infantojuvenil Kossovski, Suzana Toledo Bertucci, Roberlei Alves Bertucci, Roberlei Alves Cantarin, Márcio Matiassi Silveira, Ana Paula Pinheiro da Literatura infantojuvenil Jogos educativos Jogos eletrônicos Ensino - Metodologia Lobato, Monteiro, 1882-1948 Children's literature Educational games Electronic games Teaching - Methodology CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA O presente trabalho versa sobrea integração entre Literatura Infantojuvenil e Cultura Digital, com o objetivo de oferecer recursos para tornar a leitura de autores clássicos mais atrativa aos jovens. Inicia-se com a consideração das disposições da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para os recursos do mundo digital. Em seguida, a fim de ilustrar a abordagem, optou-se pela obra “A reforma da Natureza”, de Monteiro Lobato, que serviu de base para os exercícios. Nela, a personagem Emília questiona tudo a sua volta, propondo alterações na própria natureza (questão que pode ensejar boas discussões em classe). Oferecemos exemplos de conteúdo virtual já disponível para enriquecer a leitura da obra, levando em conta a faixa-etária dos alunos e o atual contexto pandêmico que o mundo atravessa. Para que a integração com a obra selecionada se efetivasse, propusemos duas atividades em meio digital, uma por meio do aplicativo “Kahoot”, e outra através do aplicativo Mentimeter. No referencial teórico, o trabalho se aproxima de discussões atuais sobre o ensino e o mundo digital, tal como proposta na BNCC (BRASIL, 2018) e na bibliografia da área, sobretudo nos comentários de Gregorin Filho (2011), Barton e Lee (2015) e Zilberman (2012). 2021-06-12T00:11:58Z 2021-06-12T00:11:58Z 2020-09-02 specializationThesis KOSSOVSKI, Suzana Toledo. Uma proposta didática de integração entre mundo digital e literatura infantojuvenil. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25206 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Ensino de Língua Portuguesa e Literatura UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Literatura infantojuvenil
Jogos educativos
Jogos eletrônicos
Ensino - Metodologia
Lobato, Monteiro, 1882-1948
Children's literature
Educational games
Electronic games
Teaching - Methodology
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
spellingShingle Literatura infantojuvenil
Jogos educativos
Jogos eletrônicos
Ensino - Metodologia
Lobato, Monteiro, 1882-1948
Children's literature
Educational games
Electronic games
Teaching - Methodology
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Kossovski, Suzana Toledo
Uma proposta didática de integração entre mundo digital e literatura infantojuvenil
description O presente trabalho versa sobrea integração entre Literatura Infantojuvenil e Cultura Digital, com o objetivo de oferecer recursos para tornar a leitura de autores clássicos mais atrativa aos jovens. Inicia-se com a consideração das disposições da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para os recursos do mundo digital. Em seguida, a fim de ilustrar a abordagem, optou-se pela obra “A reforma da Natureza”, de Monteiro Lobato, que serviu de base para os exercícios. Nela, a personagem Emília questiona tudo a sua volta, propondo alterações na própria natureza (questão que pode ensejar boas discussões em classe). Oferecemos exemplos de conteúdo virtual já disponível para enriquecer a leitura da obra, levando em conta a faixa-etária dos alunos e o atual contexto pandêmico que o mundo atravessa. Para que a integração com a obra selecionada se efetivasse, propusemos duas atividades em meio digital, uma por meio do aplicativo “Kahoot”, e outra através do aplicativo Mentimeter. No referencial teórico, o trabalho se aproxima de discussões atuais sobre o ensino e o mundo digital, tal como proposta na BNCC (BRASIL, 2018) e na bibliografia da área, sobretudo nos comentários de Gregorin Filho (2011), Barton e Lee (2015) e Zilberman (2012).
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Kossovski, Suzana Toledo
author_sort Kossovski, Suzana Toledo
title Uma proposta didática de integração entre mundo digital e literatura infantojuvenil
title_short Uma proposta didática de integração entre mundo digital e literatura infantojuvenil
title_full Uma proposta didática de integração entre mundo digital e literatura infantojuvenil
title_fullStr Uma proposta didática de integração entre mundo digital e literatura infantojuvenil
title_full_unstemmed Uma proposta didática de integração entre mundo digital e literatura infantojuvenil
title_sort uma proposta didática de integração entre mundo digital e literatura infantojuvenil
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2021
citation KOSSOVSKI, Suzana Toledo. Uma proposta didática de integração entre mundo digital e literatura infantojuvenil. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25206
_version_ 1760451851741822976
score 10,966579