Uma proposta didática de integração entre mundo digital e literatura infantojuvenil
O presente trabalho versa sobrea integração entre Literatura Infantojuvenil e Cultura Digital, com o objetivo de oferecer recursos para tornar a leitura de autores clássicos mais atrativa aos jovens. Inicia-se com a consideração das disposições da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para os r...
Autor principal: | Kossovski, Suzana Toledo |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25206 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-25206 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-252062021-06-12T06:06:17Z Uma proposta didática de integração entre mundo digital e literatura infantojuvenil Kossovski, Suzana Toledo Bertucci, Roberlei Alves Bertucci, Roberlei Alves Cantarin, Márcio Matiassi Silveira, Ana Paula Pinheiro da Literatura infantojuvenil Jogos educativos Jogos eletrônicos Ensino - Metodologia Lobato, Monteiro, 1882-1948 Children's literature Educational games Electronic games Teaching - Methodology CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA O presente trabalho versa sobrea integração entre Literatura Infantojuvenil e Cultura Digital, com o objetivo de oferecer recursos para tornar a leitura de autores clássicos mais atrativa aos jovens. Inicia-se com a consideração das disposições da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para os recursos do mundo digital. Em seguida, a fim de ilustrar a abordagem, optou-se pela obra “A reforma da Natureza”, de Monteiro Lobato, que serviu de base para os exercícios. Nela, a personagem Emília questiona tudo a sua volta, propondo alterações na própria natureza (questão que pode ensejar boas discussões em classe). Oferecemos exemplos de conteúdo virtual já disponível para enriquecer a leitura da obra, levando em conta a faixa-etária dos alunos e o atual contexto pandêmico que o mundo atravessa. Para que a integração com a obra selecionada se efetivasse, propusemos duas atividades em meio digital, uma por meio do aplicativo “Kahoot”, e outra através do aplicativo Mentimeter. No referencial teórico, o trabalho se aproxima de discussões atuais sobre o ensino e o mundo digital, tal como proposta na BNCC (BRASIL, 2018) e na bibliografia da área, sobretudo nos comentários de Gregorin Filho (2011), Barton e Lee (2015) e Zilberman (2012). 2021-06-12T00:11:58Z 2021-06-12T00:11:58Z 2020-09-02 specializationThesis KOSSOVSKI, Suzana Toledo. Uma proposta didática de integração entre mundo digital e literatura infantojuvenil. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25206 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Ensino de Língua Portuguesa e Literatura UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Literatura infantojuvenil Jogos educativos Jogos eletrônicos Ensino - Metodologia Lobato, Monteiro, 1882-1948 Children's literature Educational games Electronic games Teaching - Methodology CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
spellingShingle |
Literatura infantojuvenil Jogos educativos Jogos eletrônicos Ensino - Metodologia Lobato, Monteiro, 1882-1948 Children's literature Educational games Electronic games Teaching - Methodology CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA Kossovski, Suzana Toledo Uma proposta didática de integração entre mundo digital e literatura infantojuvenil |
description |
O presente trabalho versa sobrea integração entre Literatura Infantojuvenil e Cultura Digital, com o objetivo de oferecer recursos para tornar a leitura de autores clássicos mais atrativa aos jovens. Inicia-se com a consideração das disposições da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para os recursos do mundo digital. Em seguida, a fim de ilustrar a abordagem, optou-se pela obra “A reforma da Natureza”, de Monteiro Lobato, que serviu de base para os exercícios. Nela, a personagem Emília questiona tudo a sua volta, propondo alterações na própria natureza (questão que pode ensejar boas discussões em classe). Oferecemos exemplos de conteúdo virtual já disponível para enriquecer a leitura da obra, levando em conta a faixa-etária dos alunos e o atual contexto pandêmico que o mundo atravessa. Para que a integração com a obra selecionada se efetivasse, propusemos duas atividades em meio digital, uma por meio do aplicativo “Kahoot”, e outra através do aplicativo Mentimeter. No referencial teórico, o trabalho se aproxima de discussões atuais sobre o ensino e o mundo digital, tal como proposta na BNCC (BRASIL, 2018) e na bibliografia da área, sobretudo nos comentários de Gregorin Filho (2011), Barton e Lee (2015) e Zilberman (2012). |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
author |
Kossovski, Suzana Toledo |
author_sort |
Kossovski, Suzana Toledo |
title |
Uma proposta didática de integração entre mundo digital e literatura infantojuvenil |
title_short |
Uma proposta didática de integração entre mundo digital e literatura infantojuvenil |
title_full |
Uma proposta didática de integração entre mundo digital e literatura infantojuvenil |
title_fullStr |
Uma proposta didática de integração entre mundo digital e literatura infantojuvenil |
title_full_unstemmed |
Uma proposta didática de integração entre mundo digital e literatura infantojuvenil |
title_sort |
uma proposta didática de integração entre mundo digital e literatura infantojuvenil |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2021 |
citation |
KOSSOVSKI, Suzana Toledo. Uma proposta didática de integração entre mundo digital e literatura infantojuvenil. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25206 |
_version_ |
1760451851741822976 |
score |
10,966579 |