A importância de se trabalhar com gênero textual na educação infantil

Nesta pesquisa abordamos sobre a importância do trabalho do gênero textual na educação infantil, explorando a sua diversidade com crianças da faixa etária de cinco e seis anos. Buscando respaldo teórico nos seguintes autores: Marcushi(2007), Bakhtin(1979), Piaget(2004), Cavalcanti(1997) e Rojo(2015)...

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Autor principal: Aparecido, Silvane Iurk Lemos
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25226
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Resumo: Nesta pesquisa abordamos sobre a importância do trabalho do gênero textual na educação infantil, explorando a sua diversidade com crianças da faixa etária de cinco e seis anos. Buscando respaldo teórico nos seguintes autores: Marcushi(2007), Bakhtin(1979), Piaget(2004), Cavalcanti(1997) e Rojo(2015) dentre outros. Trata-se de um estudo sobre a história do gênero textual, em conjunto falamos um pouco sobre gênero discursivo. Buscando responder a seguinte questão: Porque não trabalhar com gênero textual com criança de cinco e seis anos? Neste sentido foi realizada uma pesquisa sobre como acontece o desenvolvimento da criança de cinco e seis anos, alfabetização e letramento e foram sugeridas algumas atividades para trabalhar com esta faixa etária específica. Mediante a pesquisa realizada percebemos que se trabalharmos com os gêneros textuais com as crianças já na educação infantil, estamos explorando a imaginação, compreensão, diferenciação e ampliando o conhecimento. O trabalho também aponta que alguns professores apresentam um pouco de dificuldade de trabalhar com os gêneros textuais, por não saber como utilizar o mesmo. Esse trabalho pretende se constituir como instrumento de reflexão, reavaliação e renovação das práticas educativas.