A importância de se trabalhar com gênero textual na educação infantil
Nesta pesquisa abordamos sobre a importância do trabalho do gênero textual na educação infantil, explorando a sua diversidade com crianças da faixa etária de cinco e seis anos. Buscando respaldo teórico nos seguintes autores: Marcushi(2007), Bakhtin(1979), Piaget(2004), Cavalcanti(1997) e Rojo(2015)...
Autor principal: | Aparecido, Silvane Iurk Lemos |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25226 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-25226 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-252262021-06-16T06:04:05Z A importância de se trabalhar com gênero textual na educação infantil Aparecido, Silvane Iurk Lemos Floripi, Simone Azevedo Gomes, Andréia de Fatima Rutiquewiski Floripi, Simone Azevedo Prim, Cristina de Souza Textos - Gênero Alfabetização Crianças - Educação Ensino - Metodologia Texts - Gender Literacy Children - Education Teaching - Methodology CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA Nesta pesquisa abordamos sobre a importância do trabalho do gênero textual na educação infantil, explorando a sua diversidade com crianças da faixa etária de cinco e seis anos. Buscando respaldo teórico nos seguintes autores: Marcushi(2007), Bakhtin(1979), Piaget(2004), Cavalcanti(1997) e Rojo(2015) dentre outros. Trata-se de um estudo sobre a história do gênero textual, em conjunto falamos um pouco sobre gênero discursivo. Buscando responder a seguinte questão: Porque não trabalhar com gênero textual com criança de cinco e seis anos? Neste sentido foi realizada uma pesquisa sobre como acontece o desenvolvimento da criança de cinco e seis anos, alfabetização e letramento e foram sugeridas algumas atividades para trabalhar com esta faixa etária específica. Mediante a pesquisa realizada percebemos que se trabalharmos com os gêneros textuais com as crianças já na educação infantil, estamos explorando a imaginação, compreensão, diferenciação e ampliando o conhecimento. O trabalho também aponta que alguns professores apresentam um pouco de dificuldade de trabalhar com os gêneros textuais, por não saber como utilizar o mesmo. Esse trabalho pretende se constituir como instrumento de reflexão, reavaliação e renovação das práticas educativas. 2021-06-15T19:14:23Z 2021-06-15T19:14:23Z 2020-09-01 specializationThesis APARECIDO, Silvane Iurk Lemos. A importância de se trabalhar com gênero textual na educação infantil. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25226 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Ensino de Língua Portuguesa e Literatura UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Textos - Gênero Alfabetização Crianças - Educação Ensino - Metodologia Texts - Gender Literacy Children - Education Teaching - Methodology CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
spellingShingle |
Textos - Gênero Alfabetização Crianças - Educação Ensino - Metodologia Texts - Gender Literacy Children - Education Teaching - Methodology CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA Aparecido, Silvane Iurk Lemos A importância de se trabalhar com gênero textual na educação infantil |
description |
Nesta pesquisa abordamos sobre a importância do trabalho do gênero textual na educação infantil, explorando a sua diversidade com crianças da faixa etária de cinco e seis anos. Buscando respaldo teórico nos seguintes autores: Marcushi(2007), Bakhtin(1979), Piaget(2004), Cavalcanti(1997) e Rojo(2015) dentre outros. Trata-se de um estudo sobre a história do gênero textual, em conjunto falamos um pouco sobre gênero discursivo. Buscando responder a seguinte questão: Porque não trabalhar com gênero textual com criança de cinco e seis anos? Neste sentido foi realizada uma pesquisa sobre como acontece o desenvolvimento da criança de cinco e seis anos, alfabetização e letramento e foram sugeridas algumas atividades para trabalhar com esta faixa etária específica. Mediante a pesquisa realizada percebemos que se trabalharmos com os gêneros textuais com as crianças já na educação infantil, estamos explorando a imaginação, compreensão, diferenciação e ampliando o conhecimento. O trabalho também aponta que alguns professores apresentam um pouco de dificuldade de trabalhar com os gêneros textuais, por não saber como utilizar o mesmo. Esse trabalho pretende se constituir como instrumento de reflexão, reavaliação e renovação das práticas educativas. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
author |
Aparecido, Silvane Iurk Lemos |
author_sort |
Aparecido, Silvane Iurk Lemos |
title |
A importância de se trabalhar com gênero textual na educação infantil |
title_short |
A importância de se trabalhar com gênero textual na educação infantil |
title_full |
A importância de se trabalhar com gênero textual na educação infantil |
title_fullStr |
A importância de se trabalhar com gênero textual na educação infantil |
title_full_unstemmed |
A importância de se trabalhar com gênero textual na educação infantil |
title_sort |
importância de se trabalhar com gênero textual na educação infantil |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2021 |
citation |
APARECIDO, Silvane Iurk Lemos. A importância de se trabalhar com gênero textual na educação infantil. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25226 |
_version_ |
1805322223259484160 |
score |
10,814766 |