O lúdico para o ensino da matemática: contribuições metodológicas
This work was elaborated through researches and bibliographic, in order to study possible mathematical reasoning skills in elementary school children, through playful practices that contributed to the development of creativity, reasoning, socialization and interaction between theory and practice. A...
Autor principal: | Silva, Jéssica Cristina da |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25233 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-25233 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-252332021-06-16T06:03:58Z O lúdico para o ensino da matemática: contribuições metodológicas Playful for the teaching of mathematics: methodological contributions Silva, Jéssica Cristina da Turmena, Leandro Turmena, Leandro Haas, Jucelaine Vismara, Lilian de Souza Matemática - Estudo e ensino Jogos educativos Aprendizagem Mathematics - Study and teaching Educational games Learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO This work was elaborated through researches and bibliographic, in order to study possible mathematical reasoning skills in elementary school children, through playful practices that contributed to the development of creativity, reasoning, socialization and interaction between theory and practice. A list of games and games that explored the integral development of the student in both cognitive and social aspects was analyzed. In view of the studies, it was realized that different teaching strategies and methodologies can contribute to the advancement and effectiveness of learning, in addition to promoting better pedagogical interventions by the teacher. Este trabalho foi elaborado por meio de pesquisas e levantamentos bibliográficos, a fim de estudar possíveis habilidades do raciocínio matemático em crianças do ensino fundamental, através de práticas lúdicas que contribuíssem com o desenvolvimento da criatividade, raciocínio, socialização e interação entre a teoria e a prática. Foi analisado uma relação de jogos e brincadeiras que explorassem o desenvolvimento integral do aluno tanto no aspecto cognitivo quanto social. Diante dos estudos, percebeu-se que diferentes estratégias e metodologias de ensino podem contribuir com o avanço e efetivação da aprendizagem, além de promover melhores intervenções pedagógicas pelo professor. 2021-06-15T20:14:15Z 2021-06-15T20:14:15Z 2020-09-24 specializationThesis SILVA, Jéssica Cristina da. O lúdico para o ensino da matemática: contribuições metodológicas. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2020. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25233 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Dois Vizinhos Brasil Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Matemática - Estudo e ensino Jogos educativos Aprendizagem Mathematics - Study and teaching Educational games Learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Matemática - Estudo e ensino Jogos educativos Aprendizagem Mathematics - Study and teaching Educational games Learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Silva, Jéssica Cristina da O lúdico para o ensino da matemática: contribuições metodológicas |
description |
This work was elaborated through researches and bibliographic, in order to study possible mathematical reasoning skills in elementary school children, through playful practices that contributed to the development of creativity, reasoning, socialization and interaction between theory and practice. A list of games and games that explored the integral development of the student in both cognitive and social aspects was analyzed. In view of the studies, it was realized that different teaching strategies and methodologies can contribute to the advancement and effectiveness of learning, in addition to promoting better pedagogical interventions by the teacher. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
author |
Silva, Jéssica Cristina da |
author_sort |
Silva, Jéssica Cristina da |
title |
O lúdico para o ensino da matemática: contribuições metodológicas |
title_short |
O lúdico para o ensino da matemática: contribuições metodológicas |
title_full |
O lúdico para o ensino da matemática: contribuições metodológicas |
title_fullStr |
O lúdico para o ensino da matemática: contribuições metodológicas |
title_full_unstemmed |
O lúdico para o ensino da matemática: contribuições metodológicas |
title_sort |
o lúdico para o ensino da matemática: contribuições metodológicas |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2021 |
citation |
SILVA, Jéssica Cristina da. O lúdico para o ensino da matemática: contribuições metodológicas. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2020. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25233 |
_version_ |
1805312900948033536 |
score |
10,814766 |