O lúdico para o ensino da matemática: contribuições metodológicas

This work was elaborated through researches and bibliographic, in order to study possible mathematical reasoning skills in elementary school children, through playful practices that contributed to the development of creativity, reasoning, socialization and interaction between theory and practice. A...

ver descrição completa

Autor principal: Silva, Jéssica Cristina da
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25233
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-25233
recordtype dspace
spelling riut-1-252332021-06-16T06:03:58Z O lúdico para o ensino da matemática: contribuições metodológicas Playful for the teaching of mathematics: methodological contributions Silva, Jéssica Cristina da Turmena, Leandro Turmena, Leandro Haas, Jucelaine Vismara, Lilian de Souza Matemática - Estudo e ensino Jogos educativos Aprendizagem Mathematics - Study and teaching Educational games Learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO This work was elaborated through researches and bibliographic, in order to study possible mathematical reasoning skills in elementary school children, through playful practices that contributed to the development of creativity, reasoning, socialization and interaction between theory and practice. A list of games and games that explored the integral development of the student in both cognitive and social aspects was analyzed. In view of the studies, it was realized that different teaching strategies and methodologies can contribute to the advancement and effectiveness of learning, in addition to promoting better pedagogical interventions by the teacher. Este trabalho foi elaborado por meio de pesquisas e levantamentos bibliográficos, a fim de estudar possíveis habilidades do raciocínio matemático em crianças do ensino fundamental, através de práticas lúdicas que contribuíssem com o desenvolvimento da criatividade, raciocínio, socialização e interação entre a teoria e a prática. Foi analisado uma relação de jogos e brincadeiras que explorassem o desenvolvimento integral do aluno tanto no aspecto cognitivo quanto social. Diante dos estudos, percebeu-se que diferentes estratégias e metodologias de ensino podem contribuir com o avanço e efetivação da aprendizagem, além de promover melhores intervenções pedagógicas pelo professor. 2021-06-15T20:14:15Z 2021-06-15T20:14:15Z 2020-09-24 specializationThesis SILVA, Jéssica Cristina da. O lúdico para o ensino da matemática: contribuições metodológicas. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2020. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25233 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Dois Vizinhos Brasil Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Matemática - Estudo e ensino
Jogos educativos
Aprendizagem
Mathematics - Study and teaching
Educational games
Learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Matemática - Estudo e ensino
Jogos educativos
Aprendizagem
Mathematics - Study and teaching
Educational games
Learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Silva, Jéssica Cristina da
O lúdico para o ensino da matemática: contribuições metodológicas
description This work was elaborated through researches and bibliographic, in order to study possible mathematical reasoning skills in elementary school children, through playful practices that contributed to the development of creativity, reasoning, socialization and interaction between theory and practice. A list of games and games that explored the integral development of the student in both cognitive and social aspects was analyzed. In view of the studies, it was realized that different teaching strategies and methodologies can contribute to the advancement and effectiveness of learning, in addition to promoting better pedagogical interventions by the teacher.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Silva, Jéssica Cristina da
author_sort Silva, Jéssica Cristina da
title O lúdico para o ensino da matemática: contribuições metodológicas
title_short O lúdico para o ensino da matemática: contribuições metodológicas
title_full O lúdico para o ensino da matemática: contribuições metodológicas
title_fullStr O lúdico para o ensino da matemática: contribuições metodológicas
title_full_unstemmed O lúdico para o ensino da matemática: contribuições metodológicas
title_sort o lúdico para o ensino da matemática: contribuições metodológicas
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2021
citation SILVA, Jéssica Cristina da. O lúdico para o ensino da matemática: contribuições metodológicas. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2020.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25233
_version_ 1805312900948033536
score 10,814766