Possibilidades e limites do uso de atividades lúdicas para o ensino de ciências
This paper focuses on an analysis of possibilities and limits that can be found when developing playful educational practices in science classes. We analyzed 15 scientific publications from 2008 to 2019, applied with elementary school students, from public and private schools in various locations in...
Autor principal: | Bovo, Samira Anastacia Mustapha |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25343 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-25343 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-253432021-06-22T06:03:58Z Possibilidades e limites do uso de atividades lúdicas para o ensino de ciências Possibilities and limits of the use of recreational activities for science teaching in public and private schools Bovo, Samira Anastacia Mustapha Almeida, Braian Lucas Camargo Almeida, Braian Lucas Camargo França, Ramiro Faria Pereira, Luciana Boemer Cesar Ciência - Estudo e ensino Jogos educativos Aprendizagem Science - Study and teaching Educational games Learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO This paper focuses on an analysis of possibilities and limits that can be found when developing playful educational practices in science classes. We analyzed 15 scientific publications from 2008 to 2019, applied with elementary school students, from public and private schools in various locations in Brazil. With this, the results obtained for the appropriation of new knowledge by the students are evaluated and the teaching and learning process is made up, in addition to the difficulties that may permeate such practices in the school environment. Among the possibilities, it is worth exploring knowledge, sharpening curiosity, broadening interest and with this development. In relation to the limits, it was identified minimal investment of resources for the application of activities, initial demotivation of students by the usual theoretical classes and the little use of playful resources as teaching methodology. Recreational activities can contribute to the expression of the imaginary and create an environment of relaxed. They are also instruments of significant importance for science classes today, as they act as a methodology to encourage social and cognitive development, increasing socialization and learning pleasure. Este trabalho tem como foco uma análise de possibilidades e limites que podem ser encontrados ao desenvolver práticas educacionais lúdicas nas aulas de Ciências. Foram analisadas 15 publicações científicas dos anos de 2008 a 2019, aplicadas com alunos de ensino fundamental, de escolas públicas e particulares em diversos locais do Brasil. Com isso, avaliou-se os resultados obtidos para apropriação de novos saberes pelos alunos e engrandecendo o processo de ensino e aprendizagem, além das dificuldades que possam permear tais práticas no ambiente escolar. Entre as possibilidades, destaca-se explorar os conhecimentos, aguçar a curiosidade, ampliar o interesse e com isso o desenvolvimento. Já em relação aos limites, foi identificado mínimo investimento de recursos para aplicação das atividades, desmotivação inicial dos alunos pelas costumeiras aulas teóricas e a pouca utilização do recurso lúdico como metodologia de ensino. As atividades lúdicas podem contribuir para a expressão do imaginário e cria um ambiente de descontração. Também são instrumentos de importância significativa para as aulas de Ciências na atualidade, pois agem como metodologia de incentivo ao desenvolvimento social e cognitivo, aumentando a socialização e o prazer pelo aprendizado. 2021-06-21T21:59:04Z 2021-06-21T21:59:04Z 2020-09-19 specializationThesis BOVO, Samira Anastacia Mustapha. Possibilidades e limites do uso de atividades lúdicas para o ensino de ciências. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2020. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25343 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Dois Vizinhos Brasil Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Ciência - Estudo e ensino Jogos educativos Aprendizagem Science - Study and teaching Educational games Learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Ciência - Estudo e ensino Jogos educativos Aprendizagem Science - Study and teaching Educational games Learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Bovo, Samira Anastacia Mustapha Possibilidades e limites do uso de atividades lúdicas para o ensino de ciências |
description |
This paper focuses on an analysis of possibilities and limits that can be found when developing playful educational practices in science classes. We analyzed 15 scientific publications from 2008 to 2019, applied with elementary school students, from public and private schools in various locations in Brazil. With this, the results obtained for the appropriation of new knowledge by the students are evaluated and the teaching and learning process is made up, in addition to the difficulties that may permeate such practices in the school environment. Among the possibilities, it is worth exploring knowledge, sharpening curiosity, broadening interest and with this development. In relation to the limits, it was identified minimal investment of resources for the application of activities, initial demotivation of students by the usual theoretical classes and the little use of playful resources as teaching methodology. Recreational activities can contribute to the expression of the imaginary and create an environment of relaxed. They are also instruments of significant importance for science classes today, as they act as a methodology to encourage social and cognitive development, increasing socialization and learning pleasure. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
author |
Bovo, Samira Anastacia Mustapha |
author_sort |
Bovo, Samira Anastacia Mustapha |
title |
Possibilidades e limites do uso de atividades lúdicas para o ensino de ciências |
title_short |
Possibilidades e limites do uso de atividades lúdicas para o ensino de ciências |
title_full |
Possibilidades e limites do uso de atividades lúdicas para o ensino de ciências |
title_fullStr |
Possibilidades e limites do uso de atividades lúdicas para o ensino de ciências |
title_full_unstemmed |
Possibilidades e limites do uso de atividades lúdicas para o ensino de ciências |
title_sort |
possibilidades e limites do uso de atividades lúdicas para o ensino de ciências |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2021 |
citation |
BOVO, Samira Anastacia Mustapha. Possibilidades e limites do uso de atividades lúdicas para o ensino de ciências. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2020. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25343 |
_version_ |
1805309106683117568 |
score |
10,814766 |