Otimização da fila nas praças de pedágio através da mudança na configuração das quantidades de cabines

It’s normal to identify the formation of big tolls lines located on the roads that have a high vehicles flow. Queue formation occurs when the service offered isn’t able to meet demand. This problem becomes even more serious when there are holiday periods in the country, increasing the traffic and co...

ver descrição completa

Autor principal: Savio Junior, Marcio Saggioro
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25373
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-25373
recordtype dspace
spelling riut-1-253732021-06-25T06:03:58Z Otimização da fila nas praças de pedágio através da mudança na configuração das quantidades de cabines Optimization of toll plazas queues by changing the configuration of cabin quantities Savio Junior, Marcio Saggioro Chin, Shih Yung Chin, Shih Yung Branco, Fabio Jose Ceron Garcia, Juan Carlos Claros Teoria das filas Processo estocástico Métodos de simulação Pedágio de rodovias Desempenho - Avaliação Queuing Theory Stochastic processes Simulation methods Toll roads Performance - Evaluation CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO It’s normal to identify the formation of big tolls lines located on the roads that have a high vehicles flow. Queue formation occurs when the service offered isn’t able to meet demand. This problem becomes even more serious when there are holiday periods in the country, increasing the traffic and consequently the queues size. The problem is so evident that the Paraná has approved law n. 19.687, which requires the suspension of toll collection and the release the vehicle when has service delay. In other countries, other alternatives can be found in relation to the toll plazas system, payment methods and the annual rate for highway use. The objective of this study is to analyze the configuration of the Beta Toll cabin payment located in Paraná for reducing queuing and optimizing travel time for the driver through the study of queuing theory. Through the applied methodology it was possible to increase the service level and reduce the toll lines to almost zero level. É comum identificar a formação de filas em pedágios localizados em estradas que apresentem um alto fluxo de veículos. A formação da fila ocorre quando o serviço oferecido não é capaz de atender a demanda. Esse problema se torna ainda mais grave, quando há períodos de feriado no país, intensificando o tráfego e consequentemente, o tamanho das filas. O problema é tão evidente que o estado do Paraná aprovou a lei n. 19.687 que obriga a suspensão de cobrança de pedágio e a liberação da passagem de veículos na hipótese de haver retardo no atendimento. Em outros países, alternativas podem ser encontradas em relação à presença das praças de pedágio, métodos de pagamento e taxa anual para utilização das rodovias. O objetivo desse estudo é analisar a configuração das cabines de pagamento do Pedágio Beta localizado no Paraná visando a diminuição da formação de filas e otimização do tempo de viagem para o motorista através do estudo da teoria das filas. Através da metodologia aplicada foi possível aumentar o nível de serviço e diminuir as filas de pedágio a quase nível zero. 2021-06-24T14:04:09Z 2021-06-24T14:04:09Z 2019-11-22 bachelorThesis SAVIO JUNIOR, Marcio Saggioro. Otimização da fila nas praças de pedágio através da mudança na configuração das quantidades de cabines. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2019. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25373 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Ponta Grossa Brasil Departamento Acadêmico de Engenharia de Produção Engenharia de Produção UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Teoria das filas
Processo estocástico
Métodos de simulação
Pedágio de rodovias
Desempenho - Avaliação
Queuing Theory
Stochastic processes
Simulation methods
Toll roads
Performance - Evaluation
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
spellingShingle Teoria das filas
Processo estocástico
Métodos de simulação
Pedágio de rodovias
Desempenho - Avaliação
Queuing Theory
Stochastic processes
Simulation methods
Toll roads
Performance - Evaluation
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Savio Junior, Marcio Saggioro
Otimização da fila nas praças de pedágio através da mudança na configuração das quantidades de cabines
description It’s normal to identify the formation of big tolls lines located on the roads that have a high vehicles flow. Queue formation occurs when the service offered isn’t able to meet demand. This problem becomes even more serious when there are holiday periods in the country, increasing the traffic and consequently the queues size. The problem is so evident that the Paraná has approved law n. 19.687, which requires the suspension of toll collection and the release the vehicle when has service delay. In other countries, other alternatives can be found in relation to the toll plazas system, payment methods and the annual rate for highway use. The objective of this study is to analyze the configuration of the Beta Toll cabin payment located in Paraná for reducing queuing and optimizing travel time for the driver through the study of queuing theory. Through the applied methodology it was possible to increase the service level and reduce the toll lines to almost zero level.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Savio Junior, Marcio Saggioro
author_sort Savio Junior, Marcio Saggioro
title Otimização da fila nas praças de pedágio através da mudança na configuração das quantidades de cabines
title_short Otimização da fila nas praças de pedágio através da mudança na configuração das quantidades de cabines
title_full Otimização da fila nas praças de pedágio através da mudança na configuração das quantidades de cabines
title_fullStr Otimização da fila nas praças de pedágio através da mudança na configuração das quantidades de cabines
title_full_unstemmed Otimização da fila nas praças de pedágio através da mudança na configuração das quantidades de cabines
title_sort otimização da fila nas praças de pedágio através da mudança na configuração das quantidades de cabines
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2021
citation SAVIO JUNIOR, Marcio Saggioro. Otimização da fila nas praças de pedágio através da mudança na configuração das quantidades de cabines. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2019.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25373
_version_ 1805317977250201600
score 10,814766