Jogos matemáticos como possibilidade de situação desencadeadora de aprendizagem de operações aritméticas em sala de recursos multifuncional

Acompanha: Jogos matemáticos como possibilidade de situação desencadeadora de aprendizagem de operações aritméticas no contexto inclusivo

Autor principal: Mesquita, Lediane
Formato: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25493
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-25493
recordtype dspace
spelling riut-1-254932021-07-06T06:04:22Z Jogos matemáticos como possibilidade de situação desencadeadora de aprendizagem de operações aritméticas em sala de recursos multifuncional Mathematical games as a possibility of triggering situation for learning arithmetic operations in a multifunctional resource room Mesquita, Lediane Souza, Flavia Dias de https://orcid.org/0000-0002-0586-433X http://lattes.cnpq.br/8842427306157704 Matos, Fabiana Fiorezi de Marco https://orcid.org/0000-0002-7126-5626 http://lattes.cnpq.br/3302431723262783 Souza, Flavia Dias de https://orcid.org/0000-0002-0586-433X http://lattes.cnpq.br/8842427306157704 Goncalez, Mirian Maria Andrade https://orcid.org/0000-0001-5004-6320 http://lattes.cnpq.br/1268942033771382 Jogos no ensino de matemática Incapacidade intelectual Estudantes do ensino fundamental - Paraná Educação inclusiva Aritmética - Estudo e ensino Aprendizagem Games in mathematics education intellectual disability School children - Paraná (Brazil) Inclusive education Arithmetic - Study and teaching Learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Ensino Acompanha: Jogos matemáticos como possibilidade de situação desencadeadora de aprendizagem de operações aritméticas no contexto inclusivo This dissertation investigates the use of the mathematical game as a possibility of triggering the learning of arithmetic operations in the Multifunctional Resource Room (MRR). The research is based on the theoretical and methodological foundations of the Teaching Guidance Activity developed by Moura (1996, 2001, 2010), whose assumptions are supported by Vigotski’s Historical Cultural Theory (1997, 2001)) and the Activity Theory proposed by Leontiev (1978, 1983), through the proposition of teaching situations that consider the game as a trigger for learning involving arithmetic operations. Data collection took place with a group of students enrolled in the 6th year of elementary school at a state public college, located in Jaguariaiva and linked to the Multifunctional Resource Room, with the diagnosis of Intellectual Disability. The data analysis occurred through the constitution of isolates, episodes and scenes resulting from the application of the games: Pick- up Sticks, Point to Point and How many is it missing, whose analyzed materials were captured through logbook records, audio recording and records writings of the interventions carried out, it should be emphasized that the meetings took place properly organized in conditions compatible with the scenario of the Covid 19 pandemic. From the analysis of the data, the need to organize adapted strategies that favored the appropriation of the mathematical concepts constructed historically by humanity, such as the use of oral, pictorial and written records, as well as the development of support materials that would facilitate the resolution of the problems proposed in the games. From the perspective of Inclusive Education, this research reveals the need for a teaching organization through games intentionally planned by the teacher, since the student with Intellectual Disability demands content adaptations, counting materials that intervene in intellectual development, in a way that their actions are carried out in the search for the solution of a problem. Esta dissertação investiga o uso do jogo matemático como possibilidade de situação desencadeadora de aprendizagem de operações aritméticas em Sala de Recursos Multifuncional (SRM). A pesquisa baseia-se nos fundamentos teórico-metodológicos da Atividade Orientadora de Ensino desenvolvidos por Moura (1996, 2001, 2010), cujos pressupostos estão sustentados na Teoria Histórico-Cultural (THC) de Vigotski (1997, 2001), e na Teoria da Atividade proposta por Leontiev (1978, 1983), por meio da proposição de situações de ensino que consideram o jogo como desencadeador de aprendizagem envolvendo as operações aritméticas. A captação de dados se deu com um grupo de estudantes matriculados no 6º ano do Ensino Fundamental de um colégio público estadual, situado em Jaguariaíva e vinculados à Sala de Recursos Multifuncional, com o diagnóstico de Deficiência Intelectual. A análise das informações ocorreu por meio da constituição de isolados, episódios e cenas decorrentes da proposição dos jogos: Pega Varetas, Ponto a Ponto e Quanto Falta, cujos materiais analisados foram captados por meio de registros em diário de bordo, gravação em áudio e registros escritos das intervenções realizadas, cabendo ressaltar que os encontros ocorreram devidamente organizados em condições compatíveis com o cenário da pandemia Covid 19. Da análise dos dados depreendeu-se a necessidade de organização de estratégias adaptadas que favorecessem a apropriação dos conceitos matemáticos construídos historicamente pela humanidade, tais como o uso de registros orais, pictóricos e escritos, bem como a elaboração de materiais de apoio que facilitassem a resolução dos problemas propostos nos jogos. Na perspectiva da Educação Inclusiva, esta pesquisa revela a necessidade de uma organização de ensino por meio de jogos intencionalmente planejados pelo docente, uma vez que o estudante com Deficiência Intelectual demanda de flexibilizações e adaptações de conteúdos e materiais que intervenham no desenvolvimento intelectual de modo que suas ações sejam realizadas na busca da solução de um problema. 2021-07-06T00:08:37Z 2021-07-06T00:08:37Z 2021-03-25 masterThesis MESQUITA, Lediane. Jogos matemáticos como possibilidade de situação desencadeadora de aprendizagem de operações aritméticas em sala de recursos multifuncional. 2021. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25493 por openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ application/pdf application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Jogos no ensino de matemática
Incapacidade intelectual
Estudantes do ensino fundamental - Paraná
Educação inclusiva
Aritmética - Estudo e ensino
Aprendizagem
Games in mathematics education
intellectual disability
School children - Paraná (Brazil)
Inclusive education
Arithmetic - Study and teaching
Learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Ensino
spellingShingle Jogos no ensino de matemática
Incapacidade intelectual
Estudantes do ensino fundamental - Paraná
Educação inclusiva
Aritmética - Estudo e ensino
Aprendizagem
Games in mathematics education
intellectual disability
School children - Paraná (Brazil)
Inclusive education
Arithmetic - Study and teaching
Learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Ensino
Mesquita, Lediane
Jogos matemáticos como possibilidade de situação desencadeadora de aprendizagem de operações aritméticas em sala de recursos multifuncional
description Acompanha: Jogos matemáticos como possibilidade de situação desencadeadora de aprendizagem de operações aritméticas no contexto inclusivo
format Dissertação
author Mesquita, Lediane
author_sort Mesquita, Lediane
title Jogos matemáticos como possibilidade de situação desencadeadora de aprendizagem de operações aritméticas em sala de recursos multifuncional
title_short Jogos matemáticos como possibilidade de situação desencadeadora de aprendizagem de operações aritméticas em sala de recursos multifuncional
title_full Jogos matemáticos como possibilidade de situação desencadeadora de aprendizagem de operações aritméticas em sala de recursos multifuncional
title_fullStr Jogos matemáticos como possibilidade de situação desencadeadora de aprendizagem de operações aritméticas em sala de recursos multifuncional
title_full_unstemmed Jogos matemáticos como possibilidade de situação desencadeadora de aprendizagem de operações aritméticas em sala de recursos multifuncional
title_sort jogos matemáticos como possibilidade de situação desencadeadora de aprendizagem de operações aritméticas em sala de recursos multifuncional
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2021
citation MESQUITA, Lediane. Jogos matemáticos como possibilidade de situação desencadeadora de aprendizagem de operações aritméticas em sala de recursos multifuncional. 2021. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25493
_version_ 1805297904160604160
score 10,814766