Dando vida à célula: proposta lúdica para auxiliar o ensino de biologia celular por meio de QR code
This paper approaches a bibliographic research that intends to suggest the use of the QR Code (Quick Response Code) as a support tool for Science classes in the final years of Elementary School and Biology in High School through a game aimed at teaching cell biology. The theme is justified due to th...
Autor principal: | Almeida, Wanderley Alves de |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25647 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-25647 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-256472021-08-04T06:06:07Z Dando vida à célula: proposta lúdica para auxiliar o ensino de biologia celular por meio de QR code Bringing the cell to life: a playful proposal to assist the teaching of cell biology through QR code Almeida, Wanderley Alves de Sobjak, Ricardo Sobjak, Ricardo Costa Junior, Ismael Laurindo Marco, Marilete Terezinha De Jogos educativos Células Tecnologia Educational games Cells Technology CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA This paper approaches a bibliographic research that intends to suggest the use of the QR Code (Quick Response Code) as a support tool for Science classes in the final years of Elementary School and Biology in High School through a game aimed at teaching cell biology. The theme is justified due to the widespread use of information and Communication Technology in today’s society, especially in such a delicate moment where classes are taking place remotely due to the pandemic of the new Coronavirus outbreak, with smartphones being indispensable items and now they also insert the school environment more than ever experienced in the world. In this way, the objective is an innovative and creative teaching methodology that involves students in a more interactive and meaningfull learning using technology. O presente trabalho aborda uma pesquisa bibliográfica que pretende sugerira utilização da funcionalidade QR Code (Quick Response Code)–Código de Resposta Rápida como instrumento de apoio para as aulas de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental e Biologia no Ensino Médio através de um jogo destinado ao ensino de biologia celular. O tema justifica-se devido à ampla utilização da Tecnologia de Informação e Comunicação na atual sociedade principalmente em um momento tão delicado onde as aulas estão ocorrendo de forma mandatória remota em virtude da pandemia do novo Corona vírus, sendo os smartphones itens indispensáveis e que agora se inserem também no ambiente escolar mais do que jamais vivenciado em todo mundo. Desta forma, objetiva-se uma metodologia de ensino inovadora e criativa que envolva os estudantes numa aprendizagem mais interativa e significativa fazendo uso da tecnologia. 2021-08-03T18:05:03Z 2021-08-03T18:05:03Z 2020-09-12 specializationThesis ALMEIDA, Wanderley Alves de. Dando vida à célula: proposta lúdica para auxiliar o ensino de biologia celular por meio de QR code. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25647 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Ensino de Ciências UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Jogos educativos Células Tecnologia Educational games Cells Technology CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
spellingShingle |
Jogos educativos Células Tecnologia Educational games Cells Technology CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA Almeida, Wanderley Alves de Dando vida à célula: proposta lúdica para auxiliar o ensino de biologia celular por meio de QR code |
description |
This paper approaches a bibliographic research that intends to suggest the use of the QR Code (Quick Response Code) as a support tool for Science classes in the final years of Elementary School and Biology in High School through a game aimed at teaching cell biology. The theme is justified due to the widespread use of information and Communication Technology in today’s society, especially in such a delicate moment where classes are taking place remotely due to the pandemic of the new Coronavirus outbreak, with smartphones being indispensable items and now they also insert the school environment more than ever experienced in the world. In this way, the objective is an innovative and creative teaching methodology that involves students in a more interactive and meaningfull learning using technology. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
author |
Almeida, Wanderley Alves de |
author_sort |
Almeida, Wanderley Alves de |
title |
Dando vida à célula: proposta lúdica para auxiliar o ensino de biologia celular por meio de QR code |
title_short |
Dando vida à célula: proposta lúdica para auxiliar o ensino de biologia celular por meio de QR code |
title_full |
Dando vida à célula: proposta lúdica para auxiliar o ensino de biologia celular por meio de QR code |
title_fullStr |
Dando vida à célula: proposta lúdica para auxiliar o ensino de biologia celular por meio de QR code |
title_full_unstemmed |
Dando vida à célula: proposta lúdica para auxiliar o ensino de biologia celular por meio de QR code |
title_sort |
dando vida à célula: proposta lúdica para auxiliar o ensino de biologia celular por meio de qr code |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2021 |
citation |
ALMEIDA, Wanderley Alves de. Dando vida à célula: proposta lúdica para auxiliar o ensino de biologia celular por meio de QR code. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25647 |
_version_ |
1805324505045794816 |
score |
10,814766 |