Levantamento de emissões atmosféricas por meio de veículos automotores e sua contribuição para a poluição do ar: um estudo de caso na UTFPR Londrina

The use of motor vehicles has increased in recent years and, as a result of this intense use of cars, air pollution increases. This study aimed to carry out an inventory of atmospheric emissions from motor vehicles, used by the community that attends the Federal Technological University of Paraná-Ca...

ver descrição completa

Autor principal: Miguel, Roseane de Lourdes
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25789
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-25789
recordtype dspace
spelling riut-1-257892021-08-21T06:05:57Z Levantamento de emissões atmosféricas por meio de veículos automotores e sua contribuição para a poluição do ar: um estudo de caso na UTFPR Londrina Survey of atmospheric emissions by means of motor vehicles and their contribution to air pollution: a case study at UTFPR Miguel, Roseane de Lourdes Theodoro, Joseane Debora Peruço Oliveira, Rafael Montanhini Soares de Fazolo, Azadir Theodoro, Joseane Debora Peruço Ar - Poluição - Medição Veículos a motor Poluentes Air - Pollution - Measurement Motor vehicles Pollutants CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA The use of motor vehicles has increased in recent years and, as a result of this intense use of cars, air pollution increases. This study aimed to carry out an inventory of atmospheric emissions from motor vehicles, used by the community that attends the Federal Technological University of Paraná-Campus Londrina. To achieve this objective, it was necessary to consult, in the CONPET Table (National Program for the Rationalization of the Use of Petroleum Derivatives and Natural Gas), all the cars used by the community that frequents UTFPR-LD according to the make, model and year. The data contains information on the following air pollutants released by vehicle exhaust: Non-methane hydrocarbons (NMHC), Carbon monoxide (CO), Nitrogen oxides (NOx) and Carbon dioxide (CO2), in addition to information about mileage. With these data, it was possible to estimate the total emissions, multiplying by the average distance of 10 km that each individual drives to the University and by the number of times that they go back and forth in the week to college, as well as by the number of weeks of the semester. . The study was carried out with 259 cars distributed in 13 brands and manufactured between the years 2013 and 2019. For the pollutant NMHC, it resulted in an average of 0.0217 g / km and a total of 10.1198 kg / semester launched in the air, with the Chevrolet brand presenting the highest average value and Volkswagen for the highest total emission. For the CO pollutant, the average was 0.4005 g / km and total emission of 178.1291 kg / semester with the highest values for the Jeep and Ford brands, respectively. For the CO2 compound, the average was 114.2422 g / km and the total emission was 52583.4 kg / semester. This time the brands with the worst result were Jeep and Hyundai respectively. Finally, the NOx contaminant had an average of 0.0280 g / km and a total emission of 13.7196 kg / semester, with higher values for the Renault and Fiat brands, respectively. The best mileage was presented by the brands Peugeot and Chevrolet. Finally, through the entire study, it was possible to verify which car brands contribute the most to vehicular air pollution and to be able to encourage consumers to buy with awareness. In general, the values were within the limits allowed by the legislation. O uso de veículos automotores tem aumentado nos últimos anos e, como consequência deste uso intenso de automóveis, a poluição atmosférica aumenta. Este estudo objetivou realizar um inventário das emissões atmosféricas de veículos automotores, utilizados pela comunidade que frequenta a Universidade Tecnológica Federal do Paraná-Campus Londrina. Para atingir esse objetivo, foi necessário consultar, na Tabela da CONPET (Programa Nacional de Racionalização do Uso de Derivados de Petróleo e do Gás Natural), todos os carros utilizados pela comunidade que frequenta a UTFPR-LD de acordo com a marca, modelo e ano. Os dados possuem informações dos seguintes poluentes atmosféricos lançados pelo escapamento dos veículos: Hidrocarbonetos não metano (NMHC), Monóxido de carbono (CO), Óxidos de Nitrogênio (NOx) e Dióxido de carbono (CO2), além de informações acerca da quilometragem. Com esses dados, foi possível estimar as emissões totais, multiplicando-se pela distância média de 10 km que cada indivíduo dirige até a Universidade e pelo número de vezes que vai e volta na semana para a faculdade, bem como pelo número de semanas do semestre. O estudo foi realizado com 259 carros distribuídos em 13 marcas e fabricados entre os anos de 2013 e 2019. Para o poluente NMHC, resultou uma média de 0,0217 g/km e um total de 10,1198 kg/semestre lançados no ar, com a marca Chevrolet apresentando o maior valor médio e Volkswagen para maior emissão total. Para o poluente CO, a média foi de 0,4005 g/km e emissão total de 178,1291 kg/semestre com os maiores valores para as marcas Jeep e Ford, respectivamente. Já para o composto CO2, a média foi de 114,2422 g/km e a emissão total de 52583,4 kg/semestre. Dessa vez as marcas com pior resultado foram Jeep e Hyundai respectivamente. Por último o contaminante NOx teve média de 0,0280 g/km e emissão total de 13,7196 kg/semestre tendo maiores valores as marcas Renault e Fiat respectivamente. As melhores quilometragens foram apresentadas pelas marcas Peugeot e Chevrolet. Enfim, por meio de todo o estudo realizado foi possível verificar quais as marcas de carro que mais contribuem para a poluição atmosférica veicular e poder incentivar o consumidor a comprar com consciência. No geral os valores estiveram dentro do permitido pela legislação. 2021-08-20T23:04:50Z 2021-08-20T23:04:50Z 2021-04-28 bachelorThesis MIGUEL, Roseane de Lourdes. Levantamento de emissões atmosféricas por meio de veículos automotores e sua contribuição para a poluição do ar: um estudo de caso na UTFPR Londrina. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25789 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Londrina Brasil Engenharia Ambiental UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Ar - Poluição - Medição
Veículos a motor
Poluentes
Air - Pollution - Measurement
Motor vehicles
Pollutants
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA
spellingShingle Ar - Poluição - Medição
Veículos a motor
Poluentes
Air - Pollution - Measurement
Motor vehicles
Pollutants
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA
Miguel, Roseane de Lourdes
Levantamento de emissões atmosféricas por meio de veículos automotores e sua contribuição para a poluição do ar: um estudo de caso na UTFPR Londrina
description The use of motor vehicles has increased in recent years and, as a result of this intense use of cars, air pollution increases. This study aimed to carry out an inventory of atmospheric emissions from motor vehicles, used by the community that attends the Federal Technological University of Paraná-Campus Londrina. To achieve this objective, it was necessary to consult, in the CONPET Table (National Program for the Rationalization of the Use of Petroleum Derivatives and Natural Gas), all the cars used by the community that frequents UTFPR-LD according to the make, model and year. The data contains information on the following air pollutants released by vehicle exhaust: Non-methane hydrocarbons (NMHC), Carbon monoxide (CO), Nitrogen oxides (NOx) and Carbon dioxide (CO2), in addition to information about mileage. With these data, it was possible to estimate the total emissions, multiplying by the average distance of 10 km that each individual drives to the University and by the number of times that they go back and forth in the week to college, as well as by the number of weeks of the semester. . The study was carried out with 259 cars distributed in 13 brands and manufactured between the years 2013 and 2019. For the pollutant NMHC, it resulted in an average of 0.0217 g / km and a total of 10.1198 kg / semester launched in the air, with the Chevrolet brand presenting the highest average value and Volkswagen for the highest total emission. For the CO pollutant, the average was 0.4005 g / km and total emission of 178.1291 kg / semester with the highest values for the Jeep and Ford brands, respectively. For the CO2 compound, the average was 114.2422 g / km and the total emission was 52583.4 kg / semester. This time the brands with the worst result were Jeep and Hyundai respectively. Finally, the NOx contaminant had an average of 0.0280 g / km and a total emission of 13.7196 kg / semester, with higher values for the Renault and Fiat brands, respectively. The best mileage was presented by the brands Peugeot and Chevrolet. Finally, through the entire study, it was possible to verify which car brands contribute the most to vehicular air pollution and to be able to encourage consumers to buy with awareness. In general, the values were within the limits allowed by the legislation.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Miguel, Roseane de Lourdes
author_sort Miguel, Roseane de Lourdes
title Levantamento de emissões atmosféricas por meio de veículos automotores e sua contribuição para a poluição do ar: um estudo de caso na UTFPR Londrina
title_short Levantamento de emissões atmosféricas por meio de veículos automotores e sua contribuição para a poluição do ar: um estudo de caso na UTFPR Londrina
title_full Levantamento de emissões atmosféricas por meio de veículos automotores e sua contribuição para a poluição do ar: um estudo de caso na UTFPR Londrina
title_fullStr Levantamento de emissões atmosféricas por meio de veículos automotores e sua contribuição para a poluição do ar: um estudo de caso na UTFPR Londrina
title_full_unstemmed Levantamento de emissões atmosféricas por meio de veículos automotores e sua contribuição para a poluição do ar: um estudo de caso na UTFPR Londrina
title_sort levantamento de emissões atmosféricas por meio de veículos automotores e sua contribuição para a poluição do ar: um estudo de caso na utfpr londrina
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2021
citation MIGUEL, Roseane de Lourdes. Levantamento de emissões atmosféricas por meio de veículos automotores e sua contribuição para a poluição do ar: um estudo de caso na UTFPR Londrina. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25789
_version_ 1805315943394443264
score 10,814766