O uso de plataformas digitais através do método de ensino invertido

In recent years the Science Education has undergone a technological evolution, due to this the development of didactic pedagogical activities based on technologies available to the student, contributes to a more attractive and dynamic teaching learning. One of the ways to use such technologies is th...

ver descrição completa

Autor principal: Felipe, Letícia Polli Glugoski
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25815
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-25815
recordtype dspace
spelling riut-1-258152021-08-25T06:05:58Z O uso de plataformas digitais através do método de ensino invertido The use of digital platforms through the inverted teaching method Felipe, Letícia Polli Glugoski Blanco, Daniel Rodrigues Blanco, Daniel Rodrigues Brandão, William Arthur Philip L Naidoo Terroso de Mendonça Gomes, Eliane Rodrigues dos Santos Ciência - Estudo e ensino Aprendizagem ativa Ensino - Meios auxiliares Science - Study and teaching Active learning Teaching - Aids and devices CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA In recent years the Science Education has undergone a technological evolution, due to this the development of didactic pedagogical activities based on technologies available to the student, contributes to a more attractive and dynamic teaching learning. One of the ways to use such technologies is through the inverted classroom methodology, where the student becomes the protagonist of their learning and the teacher mediator of knowledge, differentiating from the traditional teaching proposals. First, the student is guided to develop a research on the content to be studied, in a second moment there is a debate, where the student re­asks his questions regarding the content and the teacher must help him in this process. This paper describes an inverted teaching proposal for Science Teaching, using the SENECA JÁ digital platform as a technological support. It was possible to observe that the students carried out the requested research successfully and that the digital platforms help in the teaching learning of the student, especially when referring to the inverted teaching methodology. Nos últimos anos o Ensino de Ciências passou por uma evolução tecnológica, devido a isso o desenvolvimento de atividades didático pedagógica a partir de tecnologias disponíveis pelo estudante, contribui para um ensino aprendizado mais atrativo e dinâmico. Uma das maneiras de utilizar tais tecnologias é através da metodologia de sala de aula invertida, onde o estudante passa a ser protagonista da sua aprendizagem e o docente mediador do conhecimento, diferenciando das propostas do ensino tradicional. Primeiramente o aluno é orientado a desenvolver uma pesquisa sobre o conteúdo a ser estudado, em um segundo momento ocorre um debate, onde o discente realiza seus questionamentos em relação ao conteúdo e o professor deve auxilia-lo neste processo. Este trabalho descreve uma proposta de ensino invertido para o Ensino de Ciências, utilizando como suporte tecnológico a plataforma digital SENECA JÁ. Foi possível observar que os estudantes realizaram a pesquisa solicitada com êxito e que as plataformas digitais auxiliam no ensino aprendizado do estudante, principalmente quando elencada a metodologia de ensino invertido. 2021-08-24T14:33:03Z 2021-08-24T14:33:03Z 2020-10-03 specializationThesis FELIPE, Leticia Polli Glugoski. O uso de plataformas digitais através do método de ensino invertido. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25815 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Ensino de Ciências UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Ciência - Estudo e ensino
Aprendizagem ativa
Ensino - Meios auxiliares
Science - Study and teaching
Active learning
Teaching - Aids and devices
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
spellingShingle Ciência - Estudo e ensino
Aprendizagem ativa
Ensino - Meios auxiliares
Science - Study and teaching
Active learning
Teaching - Aids and devices
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Felipe, Letícia Polli Glugoski
O uso de plataformas digitais através do método de ensino invertido
description In recent years the Science Education has undergone a technological evolution, due to this the development of didactic pedagogical activities based on technologies available to the student, contributes to a more attractive and dynamic teaching learning. One of the ways to use such technologies is through the inverted classroom methodology, where the student becomes the protagonist of their learning and the teacher mediator of knowledge, differentiating from the traditional teaching proposals. First, the student is guided to develop a research on the content to be studied, in a second moment there is a debate, where the student re­asks his questions regarding the content and the teacher must help him in this process. This paper describes an inverted teaching proposal for Science Teaching, using the SENECA JÁ digital platform as a technological support. It was possible to observe that the students carried out the requested research successfully and that the digital platforms help in the teaching learning of the student, especially when referring to the inverted teaching methodology.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Felipe, Letícia Polli Glugoski
author_sort Felipe, Letícia Polli Glugoski
title O uso de plataformas digitais através do método de ensino invertido
title_short O uso de plataformas digitais através do método de ensino invertido
title_full O uso de plataformas digitais através do método de ensino invertido
title_fullStr O uso de plataformas digitais através do método de ensino invertido
title_full_unstemmed O uso de plataformas digitais através do método de ensino invertido
title_sort o uso de plataformas digitais através do método de ensino invertido
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2021
citation FELIPE, Leticia Polli Glugoski. O uso de plataformas digitais através do método de ensino invertido. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25815
_version_ 1805319239177863168
score 10,814766