As nove necessidades formativas do professor de ciências no contexto da inclusão de surdos

This work had as its theme a theoretical study on the training needs of Science teachers, from the book Formation of Science teachers: trends and innovations, by Anna Maria Pessoa de Carvalho and Daniel Gil­Pérez. The objective of this work was to relate each of the training needs to the reality of...

ver descrição completa

Autor principal: Pimentel, Renan Guilherme
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25848
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-25848
recordtype dspace
spelling riut-1-258482021-12-16T21:15:06Z As nove necessidades formativas do professor de ciências no contexto da inclusão de surdos The nine formative needs of the science teacher in the context of the inclusion of the deaf Pimentel, Renan Guilherme Brandão, William Arthur Philip Louis Naidoo Terroso de Mendonça Brandão, William Arthur Philip Louis Naidoo Terroso de Mendonça Blanco, Daniel Rodrigues Gomes, Eliane Rodrigues dos Santos Professores - Formação Surdos Crianças com deficiência - Educação Estratégias de aprendizagem Teachers, Training of Deaf Children with disabilities - Education Learning strategies CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA This work had as its theme a theoretical study on the training needs of Science teachers, from the book Formation of Science teachers: trends and innovations, by Anna Maria Pessoa de Carvalho and Daniel Gil­Pérez. The objective of this work was to relate each of the training needs to the reality of an included classroom for the deaf. The nine needs are: (I) break with the simplistic view of Science teaching, (II) know the subject to be taught, (III) question the “common sense” teaching ideas about Science teaching and learning, (IV) Acquire theoretical knowledge about Science learning, (V) know how to critically analyze “traditional teaching”, (VI) Know how to prepare activities capable of generating effective learning, (VII) Know how to direct students' work, (VIII) Know evaluate and (IX) Acquire the necessary training to associate teaching and didactic research. Este trabalho teve como temática um estudo teórico sobre as necessidades formativas dos professores de Ciências apresentadas na obra Formação de professores de Ciências: tendências e inovações, dos autores Anna Maria Pessoa de Carvalho e Daniel Gil­Pérez. O objetivo desse trabalho foi relacionar cada uma das necessidades formativas à realidade de uma sala de aula inclusiva para surdos. As nove necessidades são: (I) romper com a visão simplista sobre o ensino de Ciências, (II) conhecer a matéria a ser ensinada, (III) questionar as ideias docentes de “senso comum” sobre o ensino e aprendizagem de Ciências, (IV) Adquirir conhecimentos teóricos sobre a aprendizagem de Ciências, (V) saber analisar criticamente o “ensino tradicional”, (VI) Saber preparar atividades capazes de gerar uma aprendizagem efetiva, (VII) Saber dirigir o trabalho dos alunos, (VIII) Saber avaliar e (IX) Adquirir a formação necessária para associar ensino e pesquisa didática. 2021-08-30T22:05:00Z 2021-08-30T22:05:00Z 2020-10-03 specializationThesis PIMENTEL, Renan Guilherme. As nove necessidades formativas do professor de ciências no contexto da inclusão de surdos. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25848 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Ensino de Ciências UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Professores - Formação
Surdos
Crianças com deficiência - Educação
Estratégias de aprendizagem
Teachers, Training of
Deaf
Children with disabilities - Education
Learning strategies
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
spellingShingle Professores - Formação
Surdos
Crianças com deficiência - Educação
Estratégias de aprendizagem
Teachers, Training of
Deaf
Children with disabilities - Education
Learning strategies
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Pimentel, Renan Guilherme
As nove necessidades formativas do professor de ciências no contexto da inclusão de surdos
description This work had as its theme a theoretical study on the training needs of Science teachers, from the book Formation of Science teachers: trends and innovations, by Anna Maria Pessoa de Carvalho and Daniel Gil­Pérez. The objective of this work was to relate each of the training needs to the reality of an included classroom for the deaf. The nine needs are: (I) break with the simplistic view of Science teaching, (II) know the subject to be taught, (III) question the “common sense” teaching ideas about Science teaching and learning, (IV) Acquire theoretical knowledge about Science learning, (V) know how to critically analyze “traditional teaching”, (VI) Know how to prepare activities capable of generating effective learning, (VII) Know how to direct students' work, (VIII) Know evaluate and (IX) Acquire the necessary training to associate teaching and didactic research.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Pimentel, Renan Guilherme
author_sort Pimentel, Renan Guilherme
title As nove necessidades formativas do professor de ciências no contexto da inclusão de surdos
title_short As nove necessidades formativas do professor de ciências no contexto da inclusão de surdos
title_full As nove necessidades formativas do professor de ciências no contexto da inclusão de surdos
title_fullStr As nove necessidades formativas do professor de ciências no contexto da inclusão de surdos
title_full_unstemmed As nove necessidades formativas do professor de ciências no contexto da inclusão de surdos
title_sort as nove necessidades formativas do professor de ciências no contexto da inclusão de surdos
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2021
citation PIMENTEL, Renan Guilherme. As nove necessidades formativas do professor de ciências no contexto da inclusão de surdos. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25848
_version_ 1805323232674316288
score 10,814766