Importância do lúdico no ensino de ciências: pesquisa e relato de experiência
This work had as its theme a bibliographic survey on the use of playful methodologies in teaching and also a report of practical experiences developed with students. With the advancement of Science, much information reaches us in a short time. Thereafter, the need for new teaching strategies arises,...
Autor principal: | Oliveira, Renata Rocha de |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25849 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-25849 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-258492021-08-31T06:05:31Z Importância do lúdico no ensino de ciências: pesquisa e relato de experiência Importance of players in science teaching: research and experience report Oliveira, Renata Rocha de Gomes, Eliane Rodrigues dos Santos Gomes, Eliane Rodrigues dos Santos Blanco, Daniel Rodrigues Rissi, Debora Regina da Silva Ensino - Metodologia Atividades criativas na sala de aula Aprendizagem Teaching - Methodology Creative activities and seat work Learning CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA This work had as its theme a bibliographic survey on the use of playful methodologies in teaching and also a report of practical experiences developed with students. With the advancement of Science, much information reaches us in a short time. Thereafter, the need for new teaching strategies arises, with scientific literacy essential in the teaching and learning process. Therefore, new educational practices are essential in order to overcome the obstacles that every day afflict the classrooms. Science teaching has a greater meaning than defining terms and concepts, so it is essential to have the knowledge and recognition of human values linking them to learning, making it accessible to understanding the world, seeking to promote changes, with knowledge in the scientific area and technological. It is up to the teachers to instill curiosity in scientific research, always respecting the knowledge brought by the students. Using new strategies and methodologies, through bibliographic research on the introduction of playfulness and sharing a little of the author's knowledge as a teacher, it was possible to present new concepts an account of activities experienced in the classroom. It is necessary to use the Playful, not only in Early Childhood Education, but in all spheres of Education. As an important tool in the transmission of knowledge. Este trabalho teve como temática um levantamento bibliográfico sobre o uso de metodologias lúdicas no Ensino e também um relato de experiências práticas desenvolvidas com estudantes. Com o avanço da Ciência, muitas informações chegam até nós num pequeno intervalo de tempo. Surge, a partir daí, a necessidade de novas estratégias de ensino, sendo essencial uma alfabetização científica no processo de ensino e aprendizagem. Portanto novas práticas educacionais são fundamentais, a fim de superar os obstáculos que todos os dias afligem as salas de aulas. O ensino de Ciências tem um sentido maior que definir termos e conceitos, sendo assim é fundamental ter o conhecimento e reconhecimento de valores humanos vinculando-os ao aprendizado, tornando acessível à compreensão de mundo, buscando uma promoção de mudanças, com conhecimentos na área cientifica e tecnológica. Cabe aos docentes instigar a curiosidade à pesquisa cientifica, sempre respeitando os conhecimentos trazidos pelos educandos. Buscando novas estratégias e metodologias, através de pesquisas bibliográficas sobre a introdução do lúdico e partilhando um pouco do conhecimento da autora como docente, foi possível apresentar novos conceitos e um relato de atividades experimentadas em sala de aula. Faz-se necessário o uso do Lúdico, não somente na Educação Infantil, mais em todas as esferas do Ensino. Como uma importante ferramenta na transmissão do conhecimento. 2021-08-30T22:08:23Z 2021-08-30T22:08:23Z 2020-10-03 specializationThesis OLIVEIRA, Renata Rocha de. Importância do lúdico no ensino de ciências: pesquisa e relato de experiência. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25849 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Ensino de Ciências UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Ensino - Metodologia Atividades criativas na sala de aula Aprendizagem Teaching - Methodology Creative activities and seat work Learning CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
spellingShingle |
Ensino - Metodologia Atividades criativas na sala de aula Aprendizagem Teaching - Methodology Creative activities and seat work Learning CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA Oliveira, Renata Rocha de Importância do lúdico no ensino de ciências: pesquisa e relato de experiência |
description |
This work had as its theme a bibliographic survey on the use of playful methodologies in teaching and also a report of practical experiences developed with students. With the advancement of Science, much information reaches us in a short time. Thereafter, the need for new teaching strategies arises, with scientific literacy essential in the teaching and learning process. Therefore, new educational practices are essential in order to overcome the obstacles that every day afflict the classrooms. Science teaching has a greater meaning than defining terms and concepts, so it is essential to have the knowledge and recognition of human values linking them to learning, making it accessible to understanding the world, seeking to promote changes, with knowledge in the scientific area and technological. It is up to the teachers to instill curiosity in scientific research, always respecting the knowledge brought by the students. Using new strategies and methodologies, through bibliographic research on the introduction of playfulness and sharing a little of the author's knowledge as a teacher, it was possible to present new concepts an account of activities experienced in the classroom. It is necessary to use the Playful, not only in Early Childhood Education, but in all spheres of Education. As an important tool in the transmission of knowledge. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
author |
Oliveira, Renata Rocha de |
author_sort |
Oliveira, Renata Rocha de |
title |
Importância do lúdico no ensino de ciências: pesquisa e relato de experiência |
title_short |
Importância do lúdico no ensino de ciências: pesquisa e relato de experiência |
title_full |
Importância do lúdico no ensino de ciências: pesquisa e relato de experiência |
title_fullStr |
Importância do lúdico no ensino de ciências: pesquisa e relato de experiência |
title_full_unstemmed |
Importância do lúdico no ensino de ciências: pesquisa e relato de experiência |
title_sort |
importância do lúdico no ensino de ciências: pesquisa e relato de experiência |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2021 |
citation |
OLIVEIRA, Renata Rocha de. Importância do lúdico no ensino de ciências: pesquisa e relato de experiência. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25849 |
_version_ |
1805324514750365696 |
score |
10,814766 |