Percepção de alunos de 2º e 3º anos da Escola Professor Moacyr Campos sobre o descarte consciente de resíduo de óleo de cozinha

This work had as main theme the discussion about the contribution of the discipline of Chemistry to the promotion of the conscious disposal of cooking oil residues by the population. The main aspects to be considered for the environmentally appropriate disposal of vegetable oil residues generated by...

ver descrição completa

Autor principal: Marchi, Jelians Mota
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25870
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-25870
recordtype dspace
spelling riut-1-258702021-09-01T06:05:31Z Percepção de alunos de 2º e 3º anos da Escola Professor Moacyr Campos sobre o descarte consciente de resíduo de óleo de cozinha Perception of 2nd and 3rd year students at Professor Moacyr Campos School on the conscious disposal of cooking oil residues Marchi, Jelians Mota Sobjak, Ricardo Sobjak, Ricardo Costa Junior, Ismael Laurindo De Marco, Marilete Terezinha Educação ambiental Conscientização Solos - Poluição por óleo Environmental education Awareness Oil polluition of soils CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA This work had as main theme the discussion about the contribution of the discipline of Chemistry to the promotion of the conscious disposal of cooking oil residues by the population. The main aspects to be considered for the environmentally appropriate disposal of vegetable oil residues generated by the population were highlighted, thus minimizing the impacts generated on the environment: soil pollution, water courses and obstruction of the public sewage system. As a premise, it was adopted that through formal education it is possible to raise people's awareness of the relevance of this subject. This study was carried out using bibliographic research and application of questionnaires to high school students at Escola Professor Moacyr Campos to seek empirical data on the level of knowledge of the target audience on the topic. From the analysis of the responses to the questionnaire sent to the students, teaching didactic methods were selected and applied: audiovisual resources (videos), remote classes using the Centro Mídia São Paulo platform, social network interactions (WhatsApp) and bibliographic research. A new questionnaire was applied to verify the effect obtained after the application of the mentioned didactics. The results obtained demonstrate an increase in the level of awareness of the target audience for the disposal of residual cooking oil generated in their family nucleus. Este trabalho teve como temática central a discussão sobre a contribuição da disciplina de Química para a promoção do descarte consciente dos resíduos de óleo de cozinha pela população. Os principais aspecto a serem considerados para o descarte ambientalmente adequado dos resíduos de óleo vegetal gerados pela população foram ressaltados, minimizando assim os impactos gerados ao meio ambiente: poluição do solo, cursos d’água e obstrução da rede pública de esgoto. Como premissa adotou­-se que por meio da educação formal é possível despertar a consciência das pessoas sobre a relevância deste assunto. Este estudo foi realizado utilizando-­se pesquisa bibliográfica e aplicação de questionários aos alunos do ensino médio da Escola Professor Moacyr Campos para buscar dados empíricos sobre o nível de conhecimento do público alvo sobre o tema. A partir da análise das respostas do questionário encaminhado aos alunos foram selecionados e aplicados métodos de didáticas de ensino: recursos áudio visuais (vídeos), aulas remotas utilizando a plataforma Centro Mídia São Paulo, interações pela rede social (WhatsApp) e pesquisas bibliográficas. Um novo questionário foi aplicado para verificar o efeito obtido após a aplicação didáticas citadas. Os resultados obtidos demonstram um aumento do nível de conscientização do público alvo para o descarte de óleo de cozinha residual gerado em seu núcleo familiar. 2021-08-31T18:01:31Z 2021-08-31T18:01:31Z 2020-09-12 specializationThesis MARCHI, Jelians Mota. Percepção de alunos de 2º e 3º anos da Escola Professor Moacyr Campos sobre o descarte consciente de resíduo de óleo de cozinha. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25870 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Ensino de Ciências UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Educação ambiental
Conscientização
Solos - Poluição por óleo
Environmental education
Awareness
Oil polluition of soils
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
spellingShingle Educação ambiental
Conscientização
Solos - Poluição por óleo
Environmental education
Awareness
Oil polluition of soils
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Marchi, Jelians Mota
Percepção de alunos de 2º e 3º anos da Escola Professor Moacyr Campos sobre o descarte consciente de resíduo de óleo de cozinha
description This work had as main theme the discussion about the contribution of the discipline of Chemistry to the promotion of the conscious disposal of cooking oil residues by the population. The main aspects to be considered for the environmentally appropriate disposal of vegetable oil residues generated by the population were highlighted, thus minimizing the impacts generated on the environment: soil pollution, water courses and obstruction of the public sewage system. As a premise, it was adopted that through formal education it is possible to raise people's awareness of the relevance of this subject. This study was carried out using bibliographic research and application of questionnaires to high school students at Escola Professor Moacyr Campos to seek empirical data on the level of knowledge of the target audience on the topic. From the analysis of the responses to the questionnaire sent to the students, teaching didactic methods were selected and applied: audiovisual resources (videos), remote classes using the Centro Mídia São Paulo platform, social network interactions (WhatsApp) and bibliographic research. A new questionnaire was applied to verify the effect obtained after the application of the mentioned didactics. The results obtained demonstrate an increase in the level of awareness of the target audience for the disposal of residual cooking oil generated in their family nucleus.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Marchi, Jelians Mota
author_sort Marchi, Jelians Mota
title Percepção de alunos de 2º e 3º anos da Escola Professor Moacyr Campos sobre o descarte consciente de resíduo de óleo de cozinha
title_short Percepção de alunos de 2º e 3º anos da Escola Professor Moacyr Campos sobre o descarte consciente de resíduo de óleo de cozinha
title_full Percepção de alunos de 2º e 3º anos da Escola Professor Moacyr Campos sobre o descarte consciente de resíduo de óleo de cozinha
title_fullStr Percepção de alunos de 2º e 3º anos da Escola Professor Moacyr Campos sobre o descarte consciente de resíduo de óleo de cozinha
title_full_unstemmed Percepção de alunos de 2º e 3º anos da Escola Professor Moacyr Campos sobre o descarte consciente de resíduo de óleo de cozinha
title_sort percepção de alunos de 2º e 3º anos da escola professor moacyr campos sobre o descarte consciente de resíduo de óleo de cozinha
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2021
citation MARCHI, Jelians Mota. Percepção de alunos de 2º e 3º anos da Escola Professor Moacyr Campos sobre o descarte consciente de resíduo de óleo de cozinha. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25870
_version_ 1805319240235876352
score 10,814766