Percepções acerca do conteúdo de vacinação em livros didáticos de ciências
The current work aimed to investigate the theme Vaccination in the twelve science textbooks of the seventh year of the most recent PNLD/2019, reformulated according to the proposals of the National Common Curricular Base (NCCB). The data were analyzed according to the methodological assumptions of C...
Autor principal: | Abe, Rosa Shizue |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25886 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-25886 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-258862021-12-16T21:13:59Z Percepções acerca do conteúdo de vacinação em livros didáticos de ciências Perceptions about vaccination content in science textbooks Abe, Rosa Shizue Brandão, William Arthur Philip Louis Naidoo Terroso de Mendonça Brandão, William Arthur Philip Louis Naidoo Terroso de Mendonça Costa Junior, Ismael Laurindo Gomes, Eliane Rodrigues dos Santos Vacinas Livros Ciência - Estudo e ensino Vaccines Books Science - Study and teaching CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA The current work aimed to investigate the theme Vaccination in the twelve science textbooks of the seventh year of the most recent PNLD/2019, reformulated according to the proposals of the National Common Curricular Base (NCCB). The data were analyzed according to the methodological assumptions of Content Analysis based on eight categories: Organization in the textbook, Vaccination campaigns, History of Science or historical facts, Contemporary themes, Local context, Personal context, Public health indicator, and Governmental action. It was evidenced that the textbooks treated vaccination both from a biological perspective and through a sociopolitical approach. Este trabalho teve com o objetivo investigar a temática Vacinação nos doze livros didáticos de Ciências do sétimo ano do último PNLD/2019, reformulados de acordo com as proposições da Base Nacional Comum Curricular. Os dados foram analisados segundo os pressupostos metodológicos da Análise de Conteúdo com base em oito categorias: Organização no livro didático, Campanhas de vacinação, História da Ciência ou fatos históricos, Temas contemporâneos, Contexto local, Contexto Pessoal, Indicador de saúde pública e Ação Governamental. Foi evidenciado que os livros didáticos trataram a vacinação tanto no âmbito biológico como numa abordagem sóciopolítica. 2021-08-31T20:50:33Z 2021-08-31T20:50:33Z 2020-10-03 specializationThesis ABE, Rosa Shizue. Percepções acerca do conteúdo de vacinação em livros didáticos de ciências. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25886 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Ensino de Ciências UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Vacinas Livros Ciência - Estudo e ensino Vaccines Books Science - Study and teaching CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
spellingShingle |
Vacinas Livros Ciência - Estudo e ensino Vaccines Books Science - Study and teaching CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA Abe, Rosa Shizue Percepções acerca do conteúdo de vacinação em livros didáticos de ciências |
description |
The current work aimed to investigate the theme Vaccination in the twelve science textbooks of the seventh year of the most recent PNLD/2019, reformulated according to the proposals of the National Common Curricular Base (NCCB). The data were analyzed according to the methodological assumptions of Content Analysis based on eight categories: Organization in the textbook, Vaccination campaigns, History of Science or historical facts, Contemporary themes, Local context, Personal context, Public health indicator, and Governmental action. It was evidenced that the textbooks treated vaccination both from a biological perspective and through a sociopolitical approach. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
author |
Abe, Rosa Shizue |
author_sort |
Abe, Rosa Shizue |
title |
Percepções acerca do conteúdo de vacinação em livros didáticos de ciências |
title_short |
Percepções acerca do conteúdo de vacinação em livros didáticos de ciências |
title_full |
Percepções acerca do conteúdo de vacinação em livros didáticos de ciências |
title_fullStr |
Percepções acerca do conteúdo de vacinação em livros didáticos de ciências |
title_full_unstemmed |
Percepções acerca do conteúdo de vacinação em livros didáticos de ciências |
title_sort |
percepções acerca do conteúdo de vacinação em livros didáticos de ciências |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2021 |
citation |
ABE, Rosa Shizue. Percepções acerca do conteúdo de vacinação em livros didáticos de ciências. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25886 |
_version_ |
1805299349379350528 |
score |
10,814766 |