Uma poética do sensível: Palavra Cantada em perspectiva rizomática
Vivenciar cada manifestação artística e compreendê-la é um desafio. Tais manifestações se dão em um conjunto de linguagens que nos possibilitam entender a nossa realidade ou questionar muitas destas coisas que o mundo nos mostra. Um dos elementos que ajudam nesta compreensão é a música, representada...
Autor principal: | Carvalho, Marcelo da Silva |
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Formato: | Dissertação |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2021
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26145 |
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riut-1-261452021-10-14T06:05:51Z Uma poética do sensível: Palavra Cantada em perspectiva rizomática A poetics of the sensitive: Palavra Cantada in rhizomatic perspective Carvalho, Marcelo da Silva Matsuda, Alice Atsuko https://orcid.org/0000-0003-3046-7317 http://lattes.cnpq.br/3922087976096217 Matsuda, Alice Atsuko https://orcid.org/0000-0003-3046-7317 http://lattes.cnpq.br/3922087976096217 Ferreira, Eliane Aparecida Galvao Ribeiro https://orcid.org/ 0000-0002-2564-4270 http://lattes.cnpq.br/6471791031294211 Almeida, Rogerio Caetano de https://orcid.org/0000-0003-2030-7811 http://lattes.cnpq.br/7757449325949159 Música e literatura Música e linguagem Poética Música e crianças Palavra cantada (Grupo de artistas) Music and literatur Music and language Poetics Music and children CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA Letras Vivenciar cada manifestação artística e compreendê-la é um desafio. Tais manifestações se dão em um conjunto de linguagens que nos possibilitam entender a nossa realidade ou questionar muitas destas coisas que o mundo nos mostra. Um dos elementos que ajudam nesta compreensão é a música, representada neste trabalho pela dupla Sandra Peres e Paulo Tatit que dão vida à Palavra Cantada. Grupo atuante desde 1994, suas obras se destacam pela música, por terem em seu cerne a música brasileira como principal elemento de suas composições, as letras ricas em uma poética própria e bastante marcada pelos elementos audiovisuais que se transformaram ao longo dos anos e hoje são destaque nas mídias sociais. Essas linguagens pretendem alcançar as Inteligências e sensibilidades das crianças, conforme informação contida no website da dupla. Assim, a pesquisa propõe analisar a produção de Palavra Cantada, isto é, entender a poética presente nas canções da dupla. Porém, esta poética precisa ir ao encontro de uma base filosófica, possibilitando entender como a Palavra Cantada atinge seu efeito poético. Um dos caminhos que apresenta esta base filosófica é o estudo de Gilles Deleuze e Félix Guattari (2000) sobre o rizoma, que compreende verificar a multiplicidade das letras, músicas e imagens da Palavra Cantada e transformá-lo em novas possibilidades de se trabalhar este tema, principalmente, no ambiente escolar. A pesquisa é qualitativa e de caráter teórico, fundamentada em bibliografias que buscam trazer novas reflexões sobre a música infantil, tendo como base as letras (texto) e as relações com as plataformas digitais de reprodução (multimidialidade e a intermidialidade). Teóricos, como Hans Robert Jauss (1979), Ernst Cassirer (1977), Alberto Cupani (2016), Walter Benjamin (2012), Gallo (2007), entre outros, fazem parte da base teórica. Acredita-se que tal multiplicidade, tendo como referência a poética da dupla, pode trazer novas referências de leitura, sendo um novo aliado no ensino-aprendizagem. Vivenciar cada manifestação artística e compreendê-la é um desafio. Tais manifestações se dão em um conjunto de linguagens que nos possibilitam entender a nossa realidade ou questionar muitas destas coisas que o mundo nos mostra. Um dos elementos que ajudam nesta compreensão é a música, representada neste trabalho pela dupla Sandra Peres e Paulo Tatit que dão vida à Palavra Cantada. Grupo atuante desde 1994, suas obras se destacam pela música, por terem em seu cerne a música brasileira como principal elemento de suas composições, as letras ricas em uma poética própria e bastante marcada pelos elementos audiovisuais que se transformaram ao longo dos anos e hoje são destaque nas mídias sociais. Essas linguagens pretendem alcançar as Inteligências e sensibilidades das crianças, conforme informação contida no website da dupla. Assim, a pesquisa propõe analisar a produção de Palavra Cantada, isto é, entender a poética presente nas canções da dupla. Porém, esta poética precisa ir ao encontro de uma base filosófica, possibilitando entender como a Palavra Cantada atinge seu efeito poético. Um dos caminhos que apresenta esta base filosófica é o estudo de Gilles Deleuze e Félix Guattari (2000) sobre o rizoma, que compreende verificar a multiplicidade das letras, músicas e imagens da Palavra Cantada e transformá-lo em novas possibilidades de se trabalhar este tema, principalmente, no ambiente escolar. A pesquisa é qualitativa e de caráter teórico, fundamentada em bibliografias que buscam trazer novas reflexões sobre a música infantil, tendo como base as letras (texto) e as relações com as plataformas digitais de reprodução (multimidialidade e a intermidialidade). Teóricos, como Hans Robert Jauss (1979), Ernst Cassirer (1977), Alberto Cupani (2016), Walter Benjamin (2012), Gallo (2007), entre outros, fazem parte da base teórica. Acredita-se que tal multiplicidade, tendo como referência a poética da dupla, pode trazer novas referências de leitura, sendo um novo aliado no ensino-aprendizagem. 2021-10-13T18:51:08Z 2021-10-13T18:51:08Z 2021-08-16 masterThesis CARVALHO, Marcelo da Silva. Uma poética do sensível: Palavra Cantada em perspectiva rizomática. 2021. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26145 por openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens UTFPR |
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Vivenciar cada manifestação artística e compreendê-la é um desafio. Tais manifestações se dão em um conjunto de linguagens que nos possibilitam entender a nossa realidade ou questionar muitas destas coisas que o mundo nos mostra. Um dos elementos que ajudam nesta compreensão é a música, representada neste trabalho pela dupla Sandra Peres e Paulo Tatit que dão vida à Palavra Cantada. Grupo atuante desde 1994, suas obras se destacam pela música, por terem em seu cerne a música brasileira como principal elemento de suas composições, as letras ricas em uma poética própria e bastante marcada pelos elementos audiovisuais que se transformaram ao longo dos anos e hoje são destaque nas mídias sociais. Essas linguagens pretendem alcançar as Inteligências e sensibilidades das crianças, conforme informação contida no website da dupla. Assim, a pesquisa propõe analisar a produção de Palavra Cantada, isto é, entender a poética presente nas canções da dupla. Porém, esta poética precisa ir ao encontro de uma base filosófica, possibilitando entender como a Palavra Cantada atinge seu efeito poético. Um dos caminhos que apresenta esta base filosófica é o estudo de Gilles Deleuze e Félix Guattari (2000) sobre o rizoma, que compreende verificar a multiplicidade das letras, músicas e imagens da Palavra Cantada e transformá-lo em novas possibilidades de se trabalhar este tema, principalmente, no ambiente escolar. A pesquisa é qualitativa e de caráter teórico, fundamentada em bibliografias que buscam trazer novas reflexões sobre a música infantil, tendo como base as letras (texto) e as relações com as plataformas digitais de reprodução (multimidialidade e a intermidialidade). Teóricos, como Hans Robert Jauss (1979), Ernst Cassirer (1977), Alberto Cupani (2016), Walter Benjamin (2012), Gallo (2007), entre outros, fazem parte da base teórica. Acredita-se que tal multiplicidade, tendo como referência a poética da dupla, pode trazer novas referências de leitura, sendo um novo aliado no ensino-aprendizagem. |
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