Conhecimentos do professor dos anos iniciais quanto ao conceito de alfabetização científica relacionado às dimensões de R. W. Bybee
The idea that the teaching of natural sciences should be present from the earliest stages of basic schooling has been strengthened. As a result, the concept of scientific literacy, central to discussions about the roles of science education, has also emerged as an objec...
Autor principal: | Silva, Alex Pereira da |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26261 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-26261 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-262612021-11-04T06:05:28Z Conhecimentos do professor dos anos iniciais quanto ao conceito de alfabetização científica relacionado às dimensões de R. W. Bybee Teacher knowledgesof the early years regarding the concept of scientific literacy related to R. W. Bybee’s dimensions Silva, Alex Pereira da Nunes, Rodrigo Ruschel Nunes, Rodrigo Ruschel Cedran, Jaime da Costa De Marco, Marilete Terezinha Sousa, Jennifer Caroline de Professores - Formação Estudantes do ensino fundamental Ciência - Estudo e ensino Teachers, Training of School children Science - Study and teaching CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA The idea that the teaching of natural sciences should be present from the earliest stages of basic schooling has been strengthened. As a result, the concept of scientific literacy, central to discussions about the roles of science education, has also emerged as an objective to be incorporated into the educational practices of Early Childhood Education and Elementary School when addressing scientific content. In this work, we intend toget to know the conceptions that a group of sixteen teachers who work in the Early Years of Elementary Education of a public school in a city in São Paulo has about the concept of scientific literacy and the perceptions they have about how this This themewas addressed in its initial formation and as it is today in its continued formation. For this, we applied an openended questionnaire to the group of teachers and analyzed the answers using the technique of the Collective Subject Discourse. The analysis of the content of the responses pointed to the lack of knowledge about issues related to scientific literacy (its meaning, objective and relevance in science teaching) by the subjects participating in the research, reaffirming the need to rethink the training of teachers who work inthese segments of the researchbasic education in relation to the content and approach to teaching natural sciences in the Early Years. A ideia de que o ensino de ciências naturais deve se fazer presente desde as etapas mais iniciais da escolarização básica tem se fortalecido. Com isso, o conceito de alfabetização científica, central nas discussões sobre os papeis da educação em ciências, também tem despontado como um objetivoa ser incorporado nas práticas educativas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental quando abordados conteúdos científicos. Neste trabalho, intencionamos conhecer as concepções que um grupo de dezesseis professores que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública de ensino de um município paulista possui acercado conceito de alfabetização científica e as percepções que os mesmos têm sobrecomo esse tema foi abordado em sua formação inicial ecomo é, atualmente, em sua formação continuada. Para tanto,aplicamos um questionário de perguntas abertas ao grupo de docentes e analisamos as respostas valendonos da técnica doDiscurso do Sujeito Coletivo. Aanálise do conteúdo das respostas apontou para o desconhecimento sobre as questões relacionadas à alfabetizaçãocientífica(seu significado, objetivo e relevância no ensino de ciências) pelos sujeitos participantes da pesquisa, reafirmando anecessidade deserepensar a formação de professores que atuam nesses segmentos da educação básica em relação aos conteúdos e àforma de abordagem do ensino de ciências naturais nos anos Iniciais. 2021-11-03T14:58:30Z 2021-11-03T14:58:30Z 2020-09-12 specializationThesis SILVA, Alex Pereira da. Conhecimentos do professor dos anos iniciais quanto ao conceito de alfabetização científica relacionado às dimensões de R. W. Bybee. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26261 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Ensino de Ciências UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Professores - Formação Estudantes do ensino fundamental Ciência - Estudo e ensino Teachers, Training of School children Science - Study and teaching CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
spellingShingle |
Professores - Formação Estudantes do ensino fundamental Ciência - Estudo e ensino Teachers, Training of School children Science - Study and teaching CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA Silva, Alex Pereira da Conhecimentos do professor dos anos iniciais quanto ao conceito de alfabetização científica relacionado às dimensões de R. W. Bybee |
description |
The idea that the teaching of natural sciences should be present from the earliest stages of basic schooling has been strengthened. As a result, the concept of scientific literacy, central to discussions about the roles of science education, has also emerged as an objective to be incorporated into the educational practices of Early Childhood Education and Elementary School when addressing scientific content. In this work, we intend toget to know the conceptions that a group of sixteen teachers who work in the Early Years of Elementary Education of a public school in a city in São Paulo has about the concept of scientific literacy and the perceptions they have about how this This themewas addressed in its initial formation and as it is today in its continued formation. For this, we applied an openended questionnaire to the group of teachers and analyzed the answers using the technique of the Collective Subject Discourse. The analysis of the content of the responses pointed to the lack of knowledge about issues related to scientific literacy (its meaning, objective and relevance in science teaching) by the subjects participating in the research, reaffirming the need to rethink the training of teachers who work inthese segments of the researchbasic education in relation to the content and approach to teaching natural sciences in the Early Years. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
author |
Silva, Alex Pereira da |
author_sort |
Silva, Alex Pereira da |
title |
Conhecimentos do professor dos anos iniciais quanto ao conceito de alfabetização científica relacionado às dimensões de R. W. Bybee |
title_short |
Conhecimentos do professor dos anos iniciais quanto ao conceito de alfabetização científica relacionado às dimensões de R. W. Bybee |
title_full |
Conhecimentos do professor dos anos iniciais quanto ao conceito de alfabetização científica relacionado às dimensões de R. W. Bybee |
title_fullStr |
Conhecimentos do professor dos anos iniciais quanto ao conceito de alfabetização científica relacionado às dimensões de R. W. Bybee |
title_full_unstemmed |
Conhecimentos do professor dos anos iniciais quanto ao conceito de alfabetização científica relacionado às dimensões de R. W. Bybee |
title_sort |
conhecimentos do professor dos anos iniciais quanto ao conceito de alfabetização científica relacionado às dimensões de r. w. bybee |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2021 |
citation |
SILVA, Alex Pereira da. Conhecimentos do professor dos anos iniciais quanto ao conceito de alfabetização científica relacionado às dimensões de R. W. Bybee. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26261 |
_version_ |
1805297037660389376 |
score |
10,814766 |