Análise mercadológica em acústica automotiva: correlação entre as reclamações de clientes e os níveis acústicos objetivos

The following work presents how we can correlate automotive customer complaints in acoustics, noise and vibration with the objective acoustic levels observed during the development phase of the vehicle design, utilizing mockup data. The objective is to verify how a company in the Brazilian automotiv...

ver descrição completa

Autor principal: Caron, Felipe Augusto Schwarzbach
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26386
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-26386
recordtype dspace
spelling riut-1-263862021-11-16T06:05:40Z Análise mercadológica em acústica automotiva: correlação entre as reclamações de clientes e os níveis acústicos objetivos Caron, Felipe Augusto Schwarzbach Nascimento, Thiago Cavalcante Nascimento, Thiago Cavalcante Calderari, Egon Bianchini Lima, Luciana Vieira de Acústica Automóveis - Ruído Consumidores - Reclamações Acoustics Automobiles - Noise Consumer complaints CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS The following work presents how we can correlate automotive customer complaints in acoustics, noise and vibration with the objective acoustic levels observed during the development phase of the vehicle design, utilizing mockup data. The objective is to verify how a company in the Brazilian automotive business can act to solve automotive acoustic problems identified by the clients, benchmarking the competition and identifying the main possible improvement points. The central focus of this monograph is to check for a generic automotive market of three vehicles from the same segment Maverick, Gurgel and Opala, which are the main acoustic levels of engine noise, running noise and aerodynamic noise, which generate the smallest customer complaints. The names used for analysis purposes Maverick, Gurgel and Opal are fictitious names of beautiful old vehicles in Brazil, however the data are based on actual extractions. There are two main sources of data for this monograph, the first one is to use a database of objective acoustic measurements of automotive vehicles. The second source of information is the use of a customer feedback system, where the metrics to be used for comparison of vehicles is the number of customer complaints. According to what was observed in the work, the lowest levels of complaints are linked to the balance of noise sources of the vehicle, the vehicle with the lowest levels of complaints was the Maverick, and is one that presents a good balance of noises (engine, road and aerodynamic), in another words, it does not present the best or the worst levels in any of the noises observed. Therefore, the client will not notice anything out of the ordinary, that is, there is no attenuated noise source and no excessive noise source. O trabalho a seguir apresenta como pode-se correlacionar as reclamações dos clientes de veículos automotivos em acústica, ruído e vibração, com os níveis acústicos objetivos observados durante a fase de desenvolvimento do projeto do veículo, utilizando-se dados fictícios. O objetivo é verificar como uma empresa do setor automotivo brasileiro pode atuar em frente a resolução de problemas vibro-acústicos automotivos identificados pelos clientes, realizando um benchmark com a concorrência e identificando os principais possíveis pontos de melhoria. O foco central dessa monográfica é verificar para um mercado automotivo genérico de três veículos do mesmo segmento Maverick, Gurgel e Opala, quais são os principais níveis acústicos de ruído motor, ruído de rodagem e ruído aerodinâmico, que geram as menores reclamações clientes. Os nomes utilizados para fins de análise Maverick, Gurgel e Opala são nomes fictícios de veículos antigos formosos no Brasil, entretanto os dados são baseados extrações reais. Existem duas principais fontes de dados para essa monografia, a primeira consiste na utilização de uma base de dados de medições acústicas objetivas de veículos automotivos A segunda fonte de informações é a utilização de um portal de retorno das reclamações clientes, onde a métrica a ser utilizada para fim de comparação entre os veículos é o número de reclamações clientes. Segundo o que foi observado no trabalho, os menores níveis de reclamações estão ligados com o balanço das fontes de ruídos do veículo, o veículo com os menores níveis de reclamações foi o Maverick, e é aquele que apresenta um bom balanceamento dos ruídos (motor, rodagem e aerodinâmico), ou seja, ele não apresenta os melhores e nem os piores níveis em nenhum dos ruídos observados. Sendo assim, o cliente não notará nada fora do normal, ou seja, não existe nenhuma fonte de ruído atenuada e nenhuma fonte de ruído excessiva. 2021-11-15T23:10:25Z 2021-11-15T23:10:25Z 2020-05-29 specializationThesis CARON, Felipe Augusto Schwarzbach. Análise mercadológica em acústica automotiva: correlação entre as reclamações de clientes e os níveis acústicos objetivos. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização MBA em Gestão Empresarial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26386 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Especialização MBA em Gestão Empresarial UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Acústica
Automóveis - Ruído
Consumidores - Reclamações
Acoustics
Automobiles - Noise
Consumer complaints
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
spellingShingle Acústica
Automóveis - Ruído
Consumidores - Reclamações
Acoustics
Automobiles - Noise
Consumer complaints
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Caron, Felipe Augusto Schwarzbach
Análise mercadológica em acústica automotiva: correlação entre as reclamações de clientes e os níveis acústicos objetivos
description The following work presents how we can correlate automotive customer complaints in acoustics, noise and vibration with the objective acoustic levels observed during the development phase of the vehicle design, utilizing mockup data. The objective is to verify how a company in the Brazilian automotive business can act to solve automotive acoustic problems identified by the clients, benchmarking the competition and identifying the main possible improvement points. The central focus of this monograph is to check for a generic automotive market of three vehicles from the same segment Maverick, Gurgel and Opala, which are the main acoustic levels of engine noise, running noise and aerodynamic noise, which generate the smallest customer complaints. The names used for analysis purposes Maverick, Gurgel and Opal are fictitious names of beautiful old vehicles in Brazil, however the data are based on actual extractions. There are two main sources of data for this monograph, the first one is to use a database of objective acoustic measurements of automotive vehicles. The second source of information is the use of a customer feedback system, where the metrics to be used for comparison of vehicles is the number of customer complaints. According to what was observed in the work, the lowest levels of complaints are linked to the balance of noise sources of the vehicle, the vehicle with the lowest levels of complaints was the Maverick, and is one that presents a good balance of noises (engine, road and aerodynamic), in another words, it does not present the best or the worst levels in any of the noises observed. Therefore, the client will not notice anything out of the ordinary, that is, there is no attenuated noise source and no excessive noise source.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Caron, Felipe Augusto Schwarzbach
author_sort Caron, Felipe Augusto Schwarzbach
title Análise mercadológica em acústica automotiva: correlação entre as reclamações de clientes e os níveis acústicos objetivos
title_short Análise mercadológica em acústica automotiva: correlação entre as reclamações de clientes e os níveis acústicos objetivos
title_full Análise mercadológica em acústica automotiva: correlação entre as reclamações de clientes e os níveis acústicos objetivos
title_fullStr Análise mercadológica em acústica automotiva: correlação entre as reclamações de clientes e os níveis acústicos objetivos
title_full_unstemmed Análise mercadológica em acústica automotiva: correlação entre as reclamações de clientes e os níveis acústicos objetivos
title_sort análise mercadológica em acústica automotiva: correlação entre as reclamações de clientes e os níveis acústicos objetivos
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2021
citation CARON, Felipe Augusto Schwarzbach. Análise mercadológica em acústica automotiva: correlação entre as reclamações de clientes e os níveis acústicos objetivos. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização MBA em Gestão Empresarial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26386
_version_ 1805315370557374464
score 10,814766