A identidade docente em periódicos nacionais da área de ensino de ciências: um olhar a respeito da identidade do professor de química

In this work, at first, we present an overview of the Teaching Identity in national publications in the field of Science education, in order to characterize the articles on the Teacher Identity of Science teachers. For this purpose, 16 journals in the field of Science education were designated, clas...

ver descrição completa

Autor principal: Lucio, Victória Jaqueline Camargo
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26439
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-26439
recordtype dspace
spelling riut-1-264392021-11-20T06:06:00Z A identidade docente em periódicos nacionais da área de ensino de ciências: um olhar a respeito da identidade do professor de química The teacher's identity in national journals in the science teaching area: a look at the identity of the chemistry teacher Lucio, Victória Jaqueline Camargo Lima, João Paulo Camargo de Passos, Marinez Meneghello Gresczysczyn, Marcella Cristyanne Comar Lima, João Paulo Camargo de Professores de química Pesquisa bibliográfica Identidade Chemistry teachers Searching, Bibliographical Identity CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA In this work, at first, we present an overview of the Teaching Identity in national publications in the field of Science education, in order to characterize the articles on the Teacher Identity of Science teachers. For this purpose, 16 journals in the field of Science education were designated, classified as Qualis A1 and A2 by Capes. These journals are considered the most representative for the science teaching research community in Brazil. Analyzing the collected materials regarding identity in the Initial and Continuing Teacher Education, as well as in which knowledge areas the publications are linked: Biology, Physics, Chemistry or Science in general. In a second, our main focus was to carry out an analysis of articles published in national journals in the field of science education about the identity of the Chemistry teacher. In this way, based on the aspects and characteristics of qualitative research, it appropriated elements represented by Okoli (2015) regarding the systematic literature review. As for the analysis, organization and systematization of data, this work was based on the assumptions of content analysis by Bardin (2011). As a result of the analysis procedures, we identified three pre-categories in the articles analyzed in our corpus (39 articles). The three pre-categories refer to: 1) Articles that do not directly address the teacher identity, but identity is presented as one of the elements in the study; 2) Articles that do not directly address the teacher identity, but identity are presented as part of the result obtained in the study and 3) Articles that address the teacher identity and have as research objective the studies related to identity. Based on the three precategories described, in a second movement specific articles were selected regarding the identity of the Chemistry teacher (9 articles) and a characterization of these articles was carried out. For characterization, an analysis is performed based on elements described in the articles such as title, journal, year of publication, authors, objectives, theoretical references, methodology and main results. Neste Trabalho em primeiro momento apresentamos um panorama geral sobre a Identidade Docente em publicações nacionais na área de ensino de Ciências, com o intuito de caracterizar os artigos sobre a Identidade Docente dos professores de Ciências. Para isso foram designadas 16 revistas da área de ensino de Ciências com classificação dos Qualis A1 e A2 da Capes. Revistas estas consideradas as mais representativas para a comunidade de pesquisa de ensino de ciências no Brasil. Analisando os materiais coletados referentes a identidade na formação Inicial e Continuada de professores, bem como em quais áreas de conhecimentos as publicações estão vinculadas: Biologia, Física, Química ou Ciências em geral. Em um segundo, nosso foco principal foi realizar uma análise dos artigos publicados em revistas nacionais da área de ensino de Ciências a respeito da identidade do professor de Química. Desta maneira com base nos aspectos e características da investigação qualitativa, apropriou-se de elementos representados por Okoli (2015) a respeito da revisão sistemática de literatura. Quanto à análise, organização e sistematização dos dados o presente trabalho se fundamentou nos pressupostos de análise de conteúdo de Bardin (2011). Como resultado dos procedimentos de análise identificamos três pré-categorias nos artigos analisados em nosso corpus (39 artigos). As três précategorias referem-se a: 1) Artigos que não abordam diretamente a identidade docente, mas a identidade se apresenta como um dos elementos no estudo; 2) Artigos que não abordam diretamente a identidade docente, mas a identidade se apresentam como parte do resultado obtido no estudo e 3) Artigos que abordam a identidade docente e tem como objetivo de investigação os estudos relacionados a identidade. Tendo como base as três pré-categorias descritas, em um segundo movimento selecionou-se artigos específicos a respeito da identidade do professor de Química (9 artigos) e realizou-se uma caracterização desses artigos. Para caracterização uma análise é realizada a partir de elementos descrito nos artigos como título, revista, ano de publicação, autores, objetivos, referenciais teóricos, metodologia e principais resultados. 2021-11-19T16:35:48Z 2021-11-19T16:35:48Z 2021-08-27 bachelorThesis LUCIO, Victória Jaqueline Camargo. A identidade docente em periódicos nacionais da área de ensino de ciências: um olhar a respeito da identidade do professor de química. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26439 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Londrina Brasil Licenciatura em Química UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Professores de química
Pesquisa bibliográfica
Identidade
Chemistry teachers
Searching, Bibliographical
Identity
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
spellingShingle Professores de química
Pesquisa bibliográfica
Identidade
Chemistry teachers
Searching, Bibliographical
Identity
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Lucio, Victória Jaqueline Camargo
A identidade docente em periódicos nacionais da área de ensino de ciências: um olhar a respeito da identidade do professor de química
description In this work, at first, we present an overview of the Teaching Identity in national publications in the field of Science education, in order to characterize the articles on the Teacher Identity of Science teachers. For this purpose, 16 journals in the field of Science education were designated, classified as Qualis A1 and A2 by Capes. These journals are considered the most representative for the science teaching research community in Brazil. Analyzing the collected materials regarding identity in the Initial and Continuing Teacher Education, as well as in which knowledge areas the publications are linked: Biology, Physics, Chemistry or Science in general. In a second, our main focus was to carry out an analysis of articles published in national journals in the field of science education about the identity of the Chemistry teacher. In this way, based on the aspects and characteristics of qualitative research, it appropriated elements represented by Okoli (2015) regarding the systematic literature review. As for the analysis, organization and systematization of data, this work was based on the assumptions of content analysis by Bardin (2011). As a result of the analysis procedures, we identified three pre-categories in the articles analyzed in our corpus (39 articles). The three pre-categories refer to: 1) Articles that do not directly address the teacher identity, but identity is presented as one of the elements in the study; 2) Articles that do not directly address the teacher identity, but identity are presented as part of the result obtained in the study and 3) Articles that address the teacher identity and have as research objective the studies related to identity. Based on the three precategories described, in a second movement specific articles were selected regarding the identity of the Chemistry teacher (9 articles) and a characterization of these articles was carried out. For characterization, an analysis is performed based on elements described in the articles such as title, journal, year of publication, authors, objectives, theoretical references, methodology and main results.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Lucio, Victória Jaqueline Camargo
author_sort Lucio, Victória Jaqueline Camargo
title A identidade docente em periódicos nacionais da área de ensino de ciências: um olhar a respeito da identidade do professor de química
title_short A identidade docente em periódicos nacionais da área de ensino de ciências: um olhar a respeito da identidade do professor de química
title_full A identidade docente em periódicos nacionais da área de ensino de ciências: um olhar a respeito da identidade do professor de química
title_fullStr A identidade docente em periódicos nacionais da área de ensino de ciências: um olhar a respeito da identidade do professor de química
title_full_unstemmed A identidade docente em periódicos nacionais da área de ensino de ciências: um olhar a respeito da identidade do professor de química
title_sort identidade docente em periódicos nacionais da área de ensino de ciências: um olhar a respeito da identidade do professor de química
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2021
citation LUCIO, Victória Jaqueline Camargo. A identidade docente em periódicos nacionais da área de ensino de ciências: um olhar a respeito da identidade do professor de química. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26439
_version_ 1805318001739694080
score 10,814766