Moodle: uma abordagem focada na experiência do usuário
A utilização de sistemas e-learning teve um grande aumento nos últimos anos, como uma consequência do crescimento pela busca de cursos técnicos e graduações na modalidade de Ensino à Distância. Com isso, tornou-se necessário proporcionar uma melhor UX (User Experience) para estes sistemas e-learn...
Autor principal: | Matias, Kevellen Laiz da Rosa |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26459 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-26459 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-264592021-11-20T06:05:57Z Moodle: uma abordagem focada na experiência do usuário Moodle: an approach focused on user experience Matias, Kevellen Laiz da Rosa Pietruchinski, Mônica Hoeldtke Pietruchinski, Mônica Hoeldtke Ribeiro, Richard Duarte Antunes, Diego Roberto Projeto de sistema centrado no usuário Interação homem-máquina Usuários de computador Ensino auxiliado por computador Ensino à distância User-centered system design Human-computer interation Computer users Computer-assisted instruction Distance education CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO A utilização de sistemas e-learning teve um grande aumento nos últimos anos, como uma consequência do crescimento pela busca de cursos técnicos e graduações na modalidade de Ensino à Distância. Com isso, tornou-se necessário proporcionar uma melhor UX (User Experience) para estes sistemas e-learning. Este trabalho apresenta uma proposta para a melhoria da experiencia do usuário dos alunos da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) na utilização do Moodle institucional, através da aplicação de técnicas para validação da usabilidade e UX, identificando personas, criando o mapa de jornada do usuário, identificando pontos problemáticos dos usuários e propondo possíveis soluções. Após a aplicação das validações iniciais, foi possível identificar os pontos problemáticos dos alunos ao utilizar o Moodle e coletar sugestões deles. Com estes pontos identificados, juntamente com o mapa de jornada dos usuários e personas, foi possível buscar soluções que, possivelmente atendessem as necessidades dos alunos e podendo trazer uma maior satisfação na utilização do Moodle. Palavras-chave: experiência do usuário; usabilidade; interação humano computador; usuários; Moodle; e-learning. ABSTRACT The use of e-learning systems has increased greatly in recent years, as a consequence of the growth in the search for technical courses and graduations in the Distance Learning modality. Thus, it became necessary to provide a better UX (User Experience) for these e-learning systems. This work presents a proposal to improve the user experience of UTFPR (Federal Technological University of Paraná) students in the use of institutional Moodle, through the application of techniques for validating usability and UX, identifying personas, creating the journey map of the user, identifying problematic points of users and proposing possible solutions. After applying the initial validations, it was possible to identify the problematic points of the students when using Moodle and collect suggestions from them. With these points identified, along with the journey map of users and personas, it was possible to seek solutions that possibly met the needs of students and could bring greater satisfaction in the use of Moodle. 2021-11-19T21:49:10Z 2021-11-19T21:49:10Z 2021-09-01 bachelorThesis MATIAS, Kevellen Laiz da Rosa. Moodle: uma abordagem focada na experiência do usuário. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26459 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Ponta Grossa Brasil Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Projeto de sistema centrado no usuário Interação homem-máquina Usuários de computador Ensino auxiliado por computador Ensino à distância User-centered system design Human-computer interation Computer users Computer-assisted instruction Distance education CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO |
spellingShingle |
Projeto de sistema centrado no usuário Interação homem-máquina Usuários de computador Ensino auxiliado por computador Ensino à distância User-centered system design Human-computer interation Computer users Computer-assisted instruction Distance education CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO Matias, Kevellen Laiz da Rosa Moodle: uma abordagem focada na experiência do usuário |
description |
A utilização de sistemas e-learning teve um grande aumento nos últimos anos, como
uma consequência do crescimento pela busca de cursos técnicos e graduações na
modalidade de Ensino à Distância. Com isso, tornou-se necessário proporcionar
uma melhor UX (User Experience) para estes sistemas e-learning. Este trabalho
apresenta uma proposta para a melhoria da experiencia do usuário dos alunos da
UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) na utilização do Moodle
institucional, através da aplicação de técnicas para validação da usabilidade e UX,
identificando personas, criando o mapa de jornada do usuário, identificando pontos
problemáticos dos usuários e propondo possíveis soluções. Após a aplicação das
validações iniciais, foi possível identificar os pontos problemáticos dos alunos ao
utilizar o Moodle e coletar sugestões deles. Com estes pontos identificados,
juntamente com o mapa de jornada dos usuários e personas, foi possível buscar
soluções que, possivelmente atendessem as necessidades dos alunos e podendo
trazer uma maior satisfação na utilização do Moodle.
Palavras-chave: experiência do usuário; usabilidade; interação humano
computador; usuários; Moodle; e-learning.
ABSTRACT
The use of e-learning systems has increased greatly in recent years, as a
consequence of the growth in the search for technical courses and graduations in the
Distance Learning modality. Thus, it became necessary to provide a better UX (User
Experience) for these e-learning systems. This work presents a proposal to improve
the user experience of UTFPR (Federal Technological University of Paraná) students
in the use of institutional Moodle, through the application of techniques for validating
usability and UX, identifying personas, creating the journey map of the user,
identifying problematic points of users and proposing possible solutions. After
applying the initial validations, it was possible to identify the problematic points of the
students when using Moodle and collect suggestions from them. With these points
identified, along with the journey map of users and personas, it was possible to seek
solutions that possibly met the needs of students and could bring greater satisfaction
in the use of Moodle. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
author |
Matias, Kevellen Laiz da Rosa |
author_sort |
Matias, Kevellen Laiz da Rosa |
title |
Moodle: uma abordagem focada na experiência do usuário |
title_short |
Moodle: uma abordagem focada na experiência do usuário |
title_full |
Moodle: uma abordagem focada na experiência do usuário |
title_fullStr |
Moodle: uma abordagem focada na experiência do usuário |
title_full_unstemmed |
Moodle: uma abordagem focada na experiência do usuário |
title_sort |
moodle: uma abordagem focada na experiência do usuário |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2021 |
citation |
MATIAS, Kevellen Laiz da Rosa. Moodle: uma abordagem focada na experiência do usuário. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26459 |
_version_ |
1805318002281807872 |
score |
10,814766 |