Moodle: uma abordagem focada na experiência do usuário

A utilização de sistemas e-learning teve um grande aumento nos últimos anos, como uma consequência do crescimento pela busca de cursos técnicos e graduações na modalidade de Ensino à Distância. Com isso, tornou-se necessário proporcionar uma melhor UX (User Experience) para estes sistemas e-learn...

ver descrição completa

Autor principal: Matias, Kevellen Laiz da Rosa
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26459
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-26459
recordtype dspace
spelling riut-1-264592021-11-20T06:05:57Z Moodle: uma abordagem focada na experiência do usuário Moodle: an approach focused on user experience Matias, Kevellen Laiz da Rosa Pietruchinski, Mônica Hoeldtke Pietruchinski, Mônica Hoeldtke Ribeiro, Richard Duarte Antunes, Diego Roberto Projeto de sistema centrado no usuário Interação homem-máquina Usuários de computador Ensino auxiliado por computador Ensino à distância User-centered system design Human-computer interation Computer users Computer-assisted instruction Distance education CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO A utilização de sistemas e-learning teve um grande aumento nos últimos anos, como uma consequência do crescimento pela busca de cursos técnicos e graduações na modalidade de Ensino à Distância. Com isso, tornou-se necessário proporcionar uma melhor UX (User Experience) para estes sistemas e-learning. Este trabalho apresenta uma proposta para a melhoria da experiencia do usuário dos alunos da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) na utilização do Moodle institucional, através da aplicação de técnicas para validação da usabilidade e UX, identificando personas, criando o mapa de jornada do usuário, identificando pontos problemáticos dos usuários e propondo possíveis soluções. Após a aplicação das validações iniciais, foi possível identificar os pontos problemáticos dos alunos ao utilizar o Moodle e coletar sugestões deles. Com estes pontos identificados, juntamente com o mapa de jornada dos usuários e personas, foi possível buscar soluções que, possivelmente atendessem as necessidades dos alunos e podendo trazer uma maior satisfação na utilização do Moodle. Palavras-chave: experiência do usuário; usabilidade; interação humano computador; usuários; Moodle; e-learning. ABSTRACT The use of e-learning systems has increased greatly in recent years, as a consequence of the growth in the search for technical courses and graduations in the Distance Learning modality. Thus, it became necessary to provide a better UX (User Experience) for these e-learning systems. This work presents a proposal to improve the user experience of UTFPR (Federal Technological University of Paraná) students in the use of institutional Moodle, through the application of techniques for validating usability and UX, identifying personas, creating the journey map of the user, identifying problematic points of users and proposing possible solutions. After applying the initial validations, it was possible to identify the problematic points of the students when using Moodle and collect suggestions from them. With these points identified, along with the journey map of users and personas, it was possible to seek solutions that possibly met the needs of students and could bring greater satisfaction in the use of Moodle. 2021-11-19T21:49:10Z 2021-11-19T21:49:10Z 2021-09-01 bachelorThesis MATIAS, Kevellen Laiz da Rosa. Moodle: uma abordagem focada na experiência do usuário. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26459 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Ponta Grossa Brasil Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Projeto de sistema centrado no usuário
Interação homem-máquina
Usuários de computador
Ensino auxiliado por computador
Ensino à distância
User-centered system design
Human-computer interation
Computer users
Computer-assisted instruction
Distance education
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO
spellingShingle Projeto de sistema centrado no usuário
Interação homem-máquina
Usuários de computador
Ensino auxiliado por computador
Ensino à distância
User-centered system design
Human-computer interation
Computer users
Computer-assisted instruction
Distance education
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO
Matias, Kevellen Laiz da Rosa
Moodle: uma abordagem focada na experiência do usuário
description A utilização de sistemas e-learning teve um grande aumento nos últimos anos, como uma consequência do crescimento pela busca de cursos técnicos e graduações na modalidade de Ensino à Distância. Com isso, tornou-se necessário proporcionar uma melhor UX (User Experience) para estes sistemas e-learning. Este trabalho apresenta uma proposta para a melhoria da experiencia do usuário dos alunos da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) na utilização do Moodle institucional, através da aplicação de técnicas para validação da usabilidade e UX, identificando personas, criando o mapa de jornada do usuário, identificando pontos problemáticos dos usuários e propondo possíveis soluções. Após a aplicação das validações iniciais, foi possível identificar os pontos problemáticos dos alunos ao utilizar o Moodle e coletar sugestões deles. Com estes pontos identificados, juntamente com o mapa de jornada dos usuários e personas, foi possível buscar soluções que, possivelmente atendessem as necessidades dos alunos e podendo trazer uma maior satisfação na utilização do Moodle. Palavras-chave: experiência do usuário; usabilidade; interação humano computador; usuários; Moodle; e-learning. ABSTRACT The use of e-learning systems has increased greatly in recent years, as a consequence of the growth in the search for technical courses and graduations in the Distance Learning modality. Thus, it became necessary to provide a better UX (User Experience) for these e-learning systems. This work presents a proposal to improve the user experience of UTFPR (Federal Technological University of Paraná) students in the use of institutional Moodle, through the application of techniques for validating usability and UX, identifying personas, creating the journey map of the user, identifying problematic points of users and proposing possible solutions. After applying the initial validations, it was possible to identify the problematic points of the students when using Moodle and collect suggestions from them. With these points identified, along with the journey map of users and personas, it was possible to seek solutions that possibly met the needs of students and could bring greater satisfaction in the use of Moodle.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Matias, Kevellen Laiz da Rosa
author_sort Matias, Kevellen Laiz da Rosa
title Moodle: uma abordagem focada na experiência do usuário
title_short Moodle: uma abordagem focada na experiência do usuário
title_full Moodle: uma abordagem focada na experiência do usuário
title_fullStr Moodle: uma abordagem focada na experiência do usuário
title_full_unstemmed Moodle: uma abordagem focada na experiência do usuário
title_sort moodle: uma abordagem focada na experiência do usuário
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2021
citation MATIAS, Kevellen Laiz da Rosa. Moodle: uma abordagem focada na experiência do usuário. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26459
_version_ 1805318002281807872
score 10,814766