Estudo de uma proposta para o ensino de astrofísica a partir da aprendizagem significativa
Acompanha: Produto educacional: proposta de uma UEPS para o ensino de física moderna no ensino médio a partir da espectroscopia
Autor principal: | Magron, Andréia Águeda |
---|---|
Formato: | Dissertação |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26650 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-26650 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-266502021-12-09T06:06:08Z Estudo de uma proposta para o ensino de astrofísica a partir da aprendizagem significativa Study of a proposal for teaching astrophysics from meaningful learning Magron, Andréia Águeda Batista, Michel Corci https://orcid.org/ 0000-0001-7328-2721 http://lattes.cnpq.br/4568162557688883 Schiavon, Gilson Junior https://orcid.org/ 0000-0002-5642-078X http://lattes.cnpq.br/9759363996357582 Buffon, Alessandra Daniela http://lattes.cnpq.br/2622522887336190 Batista, Michel Corci https://orcid.org/ 0000-0001-7328-2721 http://lattes.cnpq.br/4568162557688883 Schwerz, Roseli Constantino https://orcid.org/ 0000-0001-5507-3117 http://lattes.cnpq.br/8638021519578975 Astrofísica Aprendizagem Ensino - Meios auxiliares Astrophysics Learning Teaching - Aids and devices CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA Ensino Acompanha: Produto educacional: proposta de uma UEPS para o ensino de física moderna no ensino médio a partir da espectroscopia Physics is marked by two important sets of ideas, Classical Physics and Modern Physics. The principles of Modern Physics emerged around the beginning of the 20th century, in 1900, from the work developed by Max Planck. These concepts are the basis for the development of several technological products and also contributed to the advancement in Astronomy, more specifically in Astrophysics. However, unfortunately, sometimes, these contents are not worked on in High School. Thus, this work aimed to investigate the pedagogical potential of a Potentially Significant Teaching Unit (UEPS), in the light of Ausubel's Theory of Meaningful Learning (TAS) for the teaching of Modern Physics from Astrophysics, applied to a group of teachers of the state public network of the State of Paraná in the area of Nature Sciences, in the form of an extension course. The course aimed to promote continuing education for teachers who work in Basic Education. This proposal is an educational product of the National Professional Master's Degree in Physics Teaching. The research is based on the theoretical assumptions of qualitative research and for the constitution of the corpus, questionnaires, conceptual maps and the researcher's field diary were used. The results showed that the materials presented were very well received and of great value to teachers, with a good potential to demonstrate significant learning. It was also found that professors managed to establish important relationships on the concepts of Modern Physics and Astrophysics studied, as well as to understand the interdisciplinary relationships present in the proposal. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) A Física é marcada por dois importantes conjuntos de ideias, a Física Clássica e Física Moderna. Os princípios da Física Moderna surgiram por volta do início do século XX, em 1900, a partir dos trabalhos desenvolvidos por Max Planck. Estes conceitos são a base para o desenvolvimento de diversos produtos tecnológicos e contribuíram também para o avanço na Astronomia, mais especificamente na Astrofísica. Entretanto, infelizmente, por vezes, esses conteúdos não são trabalhados no Ensino Médio. Dessa forma, este trabalho objetivou investigar o potencial pedagógico, de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), à luz da Teoria de Aprendizagem Significativa de Ausubel (TAS) para o ensino de Física Moderna a partir da Astrofísica, aplicada a um grupo professores da rede pública estadual do Estado do Paraná da área de Ciências da Natureza, na forma de curso extensão. O curso teve como objetivo promover formação continuada, para os professores que atuam na Educação Básica. Tal proposta constitui-se como produto educacional do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física. A pesquisa está alicerçada nos pressupostos teóricos da pesquisa qualitativa e para constituição do corpus foram utilizados questionários, mapas conceituais e o diário de campo da pesquisadora. Os resultados evidenciaram que os materiais apresentados foram muito bem recebidos e de grande valia para os docentes, com um bom potencial para evidenciar a aprendizagem significativa. Verificou-se ainda que docentes conseguiram estabelecer relações importantes sobre os conceitos de Física Moderna e Astrofísica estudados, bem como perceber as relações interdisciplinares presentes na proposta. 2021-12-08T16:13:50Z 2021-12-08T16:13:50Z 2021-08-28 masterThesis MAGRON, Andréia Águeda. Estudo de uma proposta para o ensino de astrofísica a partir da aprendizagem significativa. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2021. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26650 por openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ application/pdf application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campo Mourao Brasil Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Astrofísica Aprendizagem Ensino - Meios auxiliares Astrophysics Learning Teaching - Aids and devices CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA Ensino |
spellingShingle |
Astrofísica Aprendizagem Ensino - Meios auxiliares Astrophysics Learning Teaching - Aids and devices CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA Ensino Magron, Andréia Águeda Estudo de uma proposta para o ensino de astrofísica a partir da aprendizagem significativa |
description |
Acompanha: Produto educacional: proposta de uma UEPS para o ensino de física moderna no ensino médio a partir da espectroscopia |
format |
Dissertação |
author |
Magron, Andréia Águeda |
author_sort |
Magron, Andréia Águeda |
title |
Estudo de uma proposta para o ensino de astrofísica a partir da aprendizagem significativa |
title_short |
Estudo de uma proposta para o ensino de astrofísica a partir da aprendizagem significativa |
title_full |
Estudo de uma proposta para o ensino de astrofísica a partir da aprendizagem significativa |
title_fullStr |
Estudo de uma proposta para o ensino de astrofísica a partir da aprendizagem significativa |
title_full_unstemmed |
Estudo de uma proposta para o ensino de astrofísica a partir da aprendizagem significativa |
title_sort |
estudo de uma proposta para o ensino de astrofísica a partir da aprendizagem significativa |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2021 |
citation |
MAGRON, Andréia Águeda. Estudo de uma proposta para o ensino de astrofísica a partir
da aprendizagem significativa. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2021. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26650 |
_version_ |
1760451608623185920 |
score |
10,966579 |