Dificuldades de aprendizagem e medicalização: análise dos benefícios e/ou prejuízos para crianças com desvios de aprendizagem e implicações referentes à utilização de métodos e técnicas de ensino

The aim of this study proposed to analyze the possible interferences of medicalization and its incidence in children who attend the second cycle of the initial years of Elementary School (fourth and fifth years), linked to cases of non­learning in the city of Umuarama/PR. To do so, it was taken into...

ver descrição completa

Autor principal: Souza, Letícia Meireles de
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26805
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-26805
recordtype dspace
spelling riut-1-268052021-12-22T06:05:56Z Dificuldades de aprendizagem e medicalização: análise dos benefícios e/ou prejuízos para crianças com desvios de aprendizagem e implicações referentes à utilização de métodos e técnicas de ensino Learning difficulties and medicalization: analysis of the benefits and/or losses for children with learning deviations and implications regarding the use of teaching methods and technique Souza, Letícia Meireles de Winter, Lairton Moacir Winter, Lairton Moacir Bortoloto, Claudimara Cassoli Juliano, Joice Maria Maltauro Estratégias de aprendizagem Rendimento escolar Crianças com distúrbios da aprendizagem Learning strategies Academic achievement Learning disabled children CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO The aim of this study proposed to analyze the possible interferences of medicalization and its incidence in children who attend the second cycle of the initial years of Elementary School (fourth and fifth years), linked to cases of non­learning in the city of Umuarama/PR. To do so, it was taken into consideration the main learning difficulties identified in Portuguese and Mathematics, verifying in which areas they stood out the most, realizing which pedagogical practices were proposed by teachers in their classes, therefore the techniques and methods to be developed in order to face such learning difficulties in an attempt to overcome them. O presente trabalho se propôs a analisar as possíveis interferências da medicalização e sua incidência em crianças que cursam o segundo ciclo dos anos iniciais do Ensino Fundamental (quartos e quintos anos), vinculadas a casos de não aprendizagem no Município de Umuarama/PR. Para tanto, foram identificadas as principais dificuldades de aprendizagem nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, verificando em quais áreas elas mais se destacavam e quais as práticas pedagógicas executadas pelos docentes em suas aulas, bem como as técnicas e métodos indicados, visando o enfrentamento de tais desvios com o objetivo de superá-los. 2021-12-21T16:57:22Z 2021-12-21T16:57:22Z 2020-09-25 specializationThesis SOUZA, Letícia Meireles de. Dificuldades de aprendizagem e medicalização: análise dos benefícios e/ou prejuízos para crianças com desvios de aprendizagem e implicações referentes à utilização de métodos e técnicas de ensino. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26805 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Educação: Métodos e Técnicas de Ensino UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Estratégias de aprendizagem
Rendimento escolar
Crianças com distúrbios da aprendizagem
Learning strategies
Academic achievement
Learning disabled children
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Estratégias de aprendizagem
Rendimento escolar
Crianças com distúrbios da aprendizagem
Learning strategies
Academic achievement
Learning disabled children
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Souza, Letícia Meireles de
Dificuldades de aprendizagem e medicalização: análise dos benefícios e/ou prejuízos para crianças com desvios de aprendizagem e implicações referentes à utilização de métodos e técnicas de ensino
description The aim of this study proposed to analyze the possible interferences of medicalization and its incidence in children who attend the second cycle of the initial years of Elementary School (fourth and fifth years), linked to cases of non­learning in the city of Umuarama/PR. To do so, it was taken into consideration the main learning difficulties identified in Portuguese and Mathematics, verifying in which areas they stood out the most, realizing which pedagogical practices were proposed by teachers in their classes, therefore the techniques and methods to be developed in order to face such learning difficulties in an attempt to overcome them.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Souza, Letícia Meireles de
author_sort Souza, Letícia Meireles de
title Dificuldades de aprendizagem e medicalização: análise dos benefícios e/ou prejuízos para crianças com desvios de aprendizagem e implicações referentes à utilização de métodos e técnicas de ensino
title_short Dificuldades de aprendizagem e medicalização: análise dos benefícios e/ou prejuízos para crianças com desvios de aprendizagem e implicações referentes à utilização de métodos e técnicas de ensino
title_full Dificuldades de aprendizagem e medicalização: análise dos benefícios e/ou prejuízos para crianças com desvios de aprendizagem e implicações referentes à utilização de métodos e técnicas de ensino
title_fullStr Dificuldades de aprendizagem e medicalização: análise dos benefícios e/ou prejuízos para crianças com desvios de aprendizagem e implicações referentes à utilização de métodos e técnicas de ensino
title_full_unstemmed Dificuldades de aprendizagem e medicalização: análise dos benefícios e/ou prejuízos para crianças com desvios de aprendizagem e implicações referentes à utilização de métodos e técnicas de ensino
title_sort dificuldades de aprendizagem e medicalização: análise dos benefícios e/ou prejuízos para crianças com desvios de aprendizagem e implicações referentes à utilização de métodos e técnicas de ensino
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2021
citation SOUZA, Letícia Meireles de. Dificuldades de aprendizagem e medicalização: análise dos benefícios e/ou prejuízos para crianças com desvios de aprendizagem e implicações referentes à utilização de métodos e técnicas de ensino. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26805
_version_ 1805310079096848384
score 10,814766