Educação infantil: a importância da literatura infantil para o desenvolvimento da criança

This work had as its theme the objective of analyzing the importance of literature for the social, cognitive and affective development of children. It also seeks to show how the early childhood teacher should use the resource of literature in his classes, as it is the path that leads the child to de...

ver descrição completa

Autor principal: Santana, Meriane Lacerda
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26829
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-26829
recordtype dspace
spelling riut-1-268292021-12-22T06:05:44Z Educação infantil: a importância da literatura infantil para o desenvolvimento da criança Early childhood education: the importance of children's literature for child development Santana, Meriane Lacerda Nicodem, Maria Fatima Menegazzo Nicodem, Maria Fatima Menegazzo Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso Juliano, Joice Maria Maltauro Crianças - Livros e leitura Alfabetização Aprendizagem cognitiva Children - Books and Reading Literacy Cognitive learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO This work had as its theme the objective of analyzing the importance of literature for the social, cognitive and affective development of children. It also seeks to show how the early childhood teacher should use the resource of literature in his classes, as it is the path that leads the child to develop imagination, emotions and feelings in a pleasant and meaningful way. The work starts with a brief history of children's literature, presenting concepts of language and reading, focuses on the importance of hearing stories and the child's contact with books from an early age and the importance of the school library to encourage the child to discover the magical world of fantasy listening to stories for the teaching ­learning process in early childhood education, stories represent effective indicators for challenging situations, as well as strengthening social, educational and affective bonds, and assisting in the planning of the teacher's pedagogical activities as a tool for child development, awakening small readers to the world of imagination with a suitable environment for the moment of storytelling and structure that provides the child with knowledge and contact with books, and seeks to show some techniques to develop the habit of reading in a playful manner in the school environment Stresses the importance of family participation together with the school in the formation of child development and the construction of critical sense, respecting the phases of child development. Este trabalho teve como temática o objetivo de analisar a importância da literatura para o desenvolvimento social, cognitivo e afetivo das crianças. Busca também evidenciar como o professor de educação infantil deve utilizar o recurso da literatura nas suas aulas, pois é o caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. O trabalho inicia com um breve histórico da literatura infantil, apresentando conceitos da linguagem e leitura, enfoca a importância de ouvir histórias e do contato da criança desde cedo com livros e a importância da biblioteca escolar para incentivar a criança a descobrir o mundo mágico da fantasia de ouvir histórias para o processo de ensino aprendizagem na educação infantil, as histórias representam indicadores efetivos para situações desafiadores, assim como fortalece os vínculos sociais, educativos e afetivos, e auxilia no planejamento das atividades pedagógicas do professor como ferramenta para o desenvolvimento da criança, despertando pequenos leitores para o mundo da imaginação com ambiente adequado para o momento da contação de histórias e estrutura que fornece a criança o conhecimento e o contato com os livros, e procura mostrar algumas técnicas para desenvolver o hábito da leitura de forma lúdica no âmbito escolar. Ressalta a importância da participação da família juntamente com a escola na formação do desenvolvimento da criança e a construção do senso crítico, respeitando as fases do desenvolvimento infantil. 2021-12-21T21:40:04Z 2021-12-21T21:40:04Z 2020-09-18 specializationThesis SANTANA, Meriane Lacerda. Educação infantil: a importância da literatura infantil para o desenvolvimento da criança. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26829 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Educação: Métodos e Técnicas de Ensino UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Crianças - Livros e leitura
Alfabetização
Aprendizagem cognitiva
Children - Books and Reading
Literacy
Cognitive learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Crianças - Livros e leitura
Alfabetização
Aprendizagem cognitiva
Children - Books and Reading
Literacy
Cognitive learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Santana, Meriane Lacerda
Educação infantil: a importância da literatura infantil para o desenvolvimento da criança
description This work had as its theme the objective of analyzing the importance of literature for the social, cognitive and affective development of children. It also seeks to show how the early childhood teacher should use the resource of literature in his classes, as it is the path that leads the child to develop imagination, emotions and feelings in a pleasant and meaningful way. The work starts with a brief history of children's literature, presenting concepts of language and reading, focuses on the importance of hearing stories and the child's contact with books from an early age and the importance of the school library to encourage the child to discover the magical world of fantasy listening to stories for the teaching ­learning process in early childhood education, stories represent effective indicators for challenging situations, as well as strengthening social, educational and affective bonds, and assisting in the planning of the teacher's pedagogical activities as a tool for child development, awakening small readers to the world of imagination with a suitable environment for the moment of storytelling and structure that provides the child with knowledge and contact with books, and seeks to show some techniques to develop the habit of reading in a playful manner in the school environment Stresses the importance of family participation together with the school in the formation of child development and the construction of critical sense, respecting the phases of child development.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Santana, Meriane Lacerda
author_sort Santana, Meriane Lacerda
title Educação infantil: a importância da literatura infantil para o desenvolvimento da criança
title_short Educação infantil: a importância da literatura infantil para o desenvolvimento da criança
title_full Educação infantil: a importância da literatura infantil para o desenvolvimento da criança
title_fullStr Educação infantil: a importância da literatura infantil para o desenvolvimento da criança
title_full_unstemmed Educação infantil: a importância da literatura infantil para o desenvolvimento da criança
title_sort educação infantil: a importância da literatura infantil para o desenvolvimento da criança
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2021
citation SANTANA, Meriane Lacerda. Educação infantil: a importância da literatura infantil para o desenvolvimento da criança. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26829
_version_ 1805302253968424960
score 10,814766