TIC’s na educação: métodos, dificuldades de inserção e sua importância no aspecto didático

This bibliographic study aims to analyze the use of technology in the classroom, as well as the paths of interaction between the process of insertion of new technologies in the educational environment and their relationships in the teaching and learning process. It seeks to emphasize the importance...

ver descrição completa

Autor principal: Oliveira, Francisca Eliane Santos de
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26849
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-26849
recordtype dspace
spelling riut-1-268492021-12-24T06:05:43Z TIC’s na educação: métodos, dificuldades de inserção e sua importância no aspecto didático ICTs in education: methods, insertion difficulties and their importance in the didactic aspect Oliveira, Francisca Eliane Santos de Santos, Cidmar Ortiz dos Santos, Cidmar Ortiz dos Nicodem, Maria Fatima Menegazzo Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso Tecnologia e crianças Tecnologia educacional Ensino - Meios auxiliares Technology and children Educational technology Teaching - Aids and devices CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO This bibliographic study aims to analyze the use of technology in the classroom, as well as the paths of interaction between the process of insertion of new technologies in the educational environment and their relationships in the teaching and learning process. It seeks to emphasize the importance of the use of new technologies and also the way the teacher works in this new perspective, in addition to the role of the family in this process and the student as the protagonist of this teaching and learning process. Nowadays, the insertion in a technological environment becomes almost automatic due to the frequent interaction with everything we use or attend. In the educational environment, it occurs in the same way, so the importance of being more and more willing to enter this environment is so important for the teaching and learning process. As a result of the research, it is clear that the use of technologies in the educational process as a whole results in an improvement in teaching, making it more effective, dynamic and mainly more attractive to students who were born immersed in this technological world. It is also noted that these new technologies contribute to the insertion of people who were previously unable to participate in this process and now see the opportunity to interact in some way, even at a distance, with educational means. Kenski (2007), Fagundes (2007), Levy (2011) were the main authors who supported the research. Este estudo bibliográfico visa analisar o uso da tecnologia na sala de aula, bem como os caminhos de interação entre do processo de inserção das novas tecnologias no ambiente educacional e suas relações no processo de ensino e aprendizagem. Busca-se enfatizar a importância do uso das novas tecnologias e também o modo de atuar do docente nesta nova perspectiva, além do papel da família neste processo e o educando como protagonista deste processo de ensino e aprendizagem. Em tempos atuais, a inserção em um ambiente tecnológico se torna quase que automático devido frequente interação com tudo que usamos ou frequentamos. No ambiente educacional ocorre da mesma forma, assim percebe-se a importância de estar cada vez mais disposto a ingressar nesse ambiente tão importante para o processo ensino e aprendizagem. Como resultado da pesquisa, percebe-se que o uso das tecnologias no processo educacional como um todo resulta em um aprimoramento do ensino tornando-o mais efetivo, dinâmico e principalmente mais atraente aos educandos que nasceram imersos nesse mundo tecnológico. Constata-se também que essas novas tecnologias contribuem para a inserção de pessoas que antes estavam impossibilitadas de participar deste processo e agora veem a oportunidade de interagir de alguma forma, mesmo à distância, com os meios educacionais. Kenski (2007), Fagundes (2007), Levy (2011) foram os principais autores que fundamentaram a pesquisa. 2021-12-23T19:59:14Z 2021-12-23T19:59:14Z 2020-10-22 specializationThesis OLIVEIRA, Francisca Eliane Santos de. TIC’s na educação: métodos, dificuldades de inserção e sua importância no aspecto didático. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26849 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Educação: Métodos e Técnicas de Ensino UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Tecnologia e crianças
Tecnologia educacional
Ensino - Meios auxiliares
Technology and children
Educational technology
Teaching - Aids and devices
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Tecnologia e crianças
Tecnologia educacional
Ensino - Meios auxiliares
Technology and children
Educational technology
Teaching - Aids and devices
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Oliveira, Francisca Eliane Santos de
TIC’s na educação: métodos, dificuldades de inserção e sua importância no aspecto didático
description This bibliographic study aims to analyze the use of technology in the classroom, as well as the paths of interaction between the process of insertion of new technologies in the educational environment and their relationships in the teaching and learning process. It seeks to emphasize the importance of the use of new technologies and also the way the teacher works in this new perspective, in addition to the role of the family in this process and the student as the protagonist of this teaching and learning process. Nowadays, the insertion in a technological environment becomes almost automatic due to the frequent interaction with everything we use or attend. In the educational environment, it occurs in the same way, so the importance of being more and more willing to enter this environment is so important for the teaching and learning process. As a result of the research, it is clear that the use of technologies in the educational process as a whole results in an improvement in teaching, making it more effective, dynamic and mainly more attractive to students who were born immersed in this technological world. It is also noted that these new technologies contribute to the insertion of people who were previously unable to participate in this process and now see the opportunity to interact in some way, even at a distance, with educational means. Kenski (2007), Fagundes (2007), Levy (2011) were the main authors who supported the research.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Oliveira, Francisca Eliane Santos de
author_sort Oliveira, Francisca Eliane Santos de
title TIC’s na educação: métodos, dificuldades de inserção e sua importância no aspecto didático
title_short TIC’s na educação: métodos, dificuldades de inserção e sua importância no aspecto didático
title_full TIC’s na educação: métodos, dificuldades de inserção e sua importância no aspecto didático
title_fullStr TIC’s na educação: métodos, dificuldades de inserção e sua importância no aspecto didático
title_full_unstemmed TIC’s na educação: métodos, dificuldades de inserção e sua importância no aspecto didático
title_sort tic’s na educação: métodos, dificuldades de inserção e sua importância no aspecto didático
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2021
citation OLIVEIRA, Francisca Eliane Santos de. TIC’s na educação: métodos, dificuldades de inserção e sua importância no aspecto didático. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26849
_version_ 1805318773902671872
score 10,814766