Metodologias ativas como processo de aprendizagem significativa no ensino básico
Active methodologies (MA) are inserted in some school practices, where institutions and teachers use them as a learning process for students, in order to transmit and promote meaningful knowledge. In this sense, the present work aims to investigate the active methodologies that are being used to pro...
Autor principal: | Santos, Gislaine Flavia dos |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26851 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-26851 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-268512021-12-24T06:05:47Z Metodologias ativas como processo de aprendizagem significativa no ensino básico Active methodologies as significant learning process in basic education Santos, Gislaine Flavia dos Santos, Nelson dos Santos, Nelson dos Brandão, William Arthur Philip L Naidoo Terroso de Mendonça Berghauser, Neron Alipio Cortes Aprendizagem ativa Eficácia no ensino Educação - Estudo e ensino Active learning Effective teaching Education - Study and teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Active methodologies (MA) are inserted in some school practices, where institutions and teachers use them as a learning process for students, in order to transmit and promote meaningful knowledge. In this sense, the present work aims to investigate the active methodologies that are being used to promote meaningful learning for students in basic education. For that, it was necessary to conceptualize the active methodologies and their relevance. It was also verified which are the active methodologies used in educational institutions, their characteristics as well as the role of the teacher in this process. The theoretical foundation of this work was done through bibliographic research. As metodologias ativas (MA) estão inseridas em algumas práticas escolares, onde instituição e docentes as utilizam como processo de aprendizagem dos discentes, com a finalidade de transmitir e promover um conhecimento significativo. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo investigar as metodologias ativas que estão sendo utilizadas para promover a aprendizagem significativa dos alunos da educação básica. Para isso, foi necessário conceituar as metodologias ativas e sua relevância. Também foram verificadas quais as metodologias ativas utilizadas nas instituições de ensino, suas características bem como o papel do professor nesse processo. A fundamentação teórica desse trabalho foi feita por intermédio de pesquisa bibliográfica. 2021-12-23T20:04:48Z 2021-12-23T20:04:48Z 2020-09-19 specializationThesis SANTOS, Gislaine Flavia dos. Metodologias ativas como processo de aprendizagem significativa no ensino básico. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26851 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Educação: Métodos e Técnicas de Ensino UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Aprendizagem ativa Eficácia no ensino Educação - Estudo e ensino Active learning Effective teaching Education - Study and teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Aprendizagem ativa Eficácia no ensino Educação - Estudo e ensino Active learning Effective teaching Education - Study and teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Santos, Gislaine Flavia dos Metodologias ativas como processo de aprendizagem significativa no ensino básico |
description |
Active methodologies (MA) are inserted in some school practices, where institutions and teachers use them as a learning process for students, in order to transmit and promote meaningful knowledge. In this sense, the present work aims to investigate the active methodologies that are being used to promote meaningful learning for students in basic education. For that, it was necessary to conceptualize the active methodologies and their relevance. It was also verified which are the active methodologies used in educational institutions, their characteristics as well as the role of the teacher in this process. The theoretical foundation of this work was done through bibliographic research. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
author |
Santos, Gislaine Flavia dos |
author_sort |
Santos, Gislaine Flavia dos |
title |
Metodologias ativas como processo de aprendizagem significativa no ensino básico |
title_short |
Metodologias ativas como processo de aprendizagem significativa no ensino básico |
title_full |
Metodologias ativas como processo de aprendizagem significativa no ensino básico |
title_fullStr |
Metodologias ativas como processo de aprendizagem significativa no ensino básico |
title_full_unstemmed |
Metodologias ativas como processo de aprendizagem significativa no ensino básico |
title_sort |
metodologias ativas como processo de aprendizagem significativa no ensino básico |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2021 |
citation |
SANTOS, Gislaine Flavia dos. Metodologias ativas como processo de aprendizagem significativa no ensino básico. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26851 |
_version_ |
1805309203482411008 |
score |
10,814766 |