Metodologias ativas como processo de aprendizagem significativa no ensino básico

Active methodologies (MA) are inserted in some school practices, where institutions and teachers use them as a learning process for students, in order to transmit and promote meaningful knowledge. In this sense, the present work aims to investigate the active methodologies that are being used to pro...

ver descrição completa

Autor principal: Santos, Gislaine Flavia dos
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26851
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-26851
recordtype dspace
spelling riut-1-268512021-12-24T06:05:47Z Metodologias ativas como processo de aprendizagem significativa no ensino básico Active methodologies as significant learning process in basic education Santos, Gislaine Flavia dos Santos, Nelson dos Santos, Nelson dos Brandão, William Arthur Philip L Naidoo Terroso de Mendonça Berghauser, Neron Alipio Cortes Aprendizagem ativa Eficácia no ensino Educação - Estudo e ensino Active learning Effective teaching Education - Study and teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Active methodologies (MA) are inserted in some school practices, where institutions and teachers use them as a learning process for students, in order to transmit and promote meaningful knowledge. In this sense, the present work aims to investigate the active methodologies that are being used to promote meaningful learning for students in basic education. For that, it was necessary to conceptualize the active methodologies and their relevance. It was also verified which are the active methodologies used in educational institutions, their characteristics as well as the role of the teacher in this process. The theoretical foundation of this work was done through bibliographic research. As metodologias ativas (MA) estão inseridas em algumas práticas escolares, onde instituição e docentes as utilizam como processo de aprendizagem dos discentes, com a finalidade de transmitir e promover um conhecimento significativo. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo investigar as metodologias ativas que estão sendo utilizadas para promover a aprendizagem significativa dos alunos da educação básica. Para isso, foi necessário conceituar as metodologias ativas e sua relevância. Também foram verificadas quais as metodologias ativas utilizadas nas instituições de ensino, suas características bem como o papel do professor nesse processo. A fundamentação teórica desse trabalho foi feita por intermédio de pesquisa bibliográfica. 2021-12-23T20:04:48Z 2021-12-23T20:04:48Z 2020-09-19 specializationThesis SANTOS, Gislaine Flavia dos. Metodologias ativas como processo de aprendizagem significativa no ensino básico. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26851 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Educação: Métodos e Técnicas de Ensino UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Aprendizagem ativa
Eficácia no ensino
Educação - Estudo e ensino
Active learning
Effective teaching
Education - Study and teaching
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Aprendizagem ativa
Eficácia no ensino
Educação - Estudo e ensino
Active learning
Effective teaching
Education - Study and teaching
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Santos, Gislaine Flavia dos
Metodologias ativas como processo de aprendizagem significativa no ensino básico
description Active methodologies (MA) are inserted in some school practices, where institutions and teachers use them as a learning process for students, in order to transmit and promote meaningful knowledge. In this sense, the present work aims to investigate the active methodologies that are being used to promote meaningful learning for students in basic education. For that, it was necessary to conceptualize the active methodologies and their relevance. It was also verified which are the active methodologies used in educational institutions, their characteristics as well as the role of the teacher in this process. The theoretical foundation of this work was done through bibliographic research.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Santos, Gislaine Flavia dos
author_sort Santos, Gislaine Flavia dos
title Metodologias ativas como processo de aprendizagem significativa no ensino básico
title_short Metodologias ativas como processo de aprendizagem significativa no ensino básico
title_full Metodologias ativas como processo de aprendizagem significativa no ensino básico
title_fullStr Metodologias ativas como processo de aprendizagem significativa no ensino básico
title_full_unstemmed Metodologias ativas como processo de aprendizagem significativa no ensino básico
title_sort metodologias ativas como processo de aprendizagem significativa no ensino básico
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2021
citation SANTOS, Gislaine Flavia dos. Metodologias ativas como processo de aprendizagem significativa no ensino básico. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26851
_version_ 1805309203482411008
score 10,814766